Editora Aboio passa a disponibilizar livros digitais de maneira gratuita na web
PublishNews, Redação, 14/3/2023
Plano é liberar gratuitamente os arquivos digitais de todos os livros a partir de três meses da data de lançamento e objetivo é conscientizar consumidor dos custos envolvidos na produção literária

A Editora Aboio vai passar a disponibilizar livros do seu catálogo para download gratuito em seu site. O objetivo é democratizar o acesso à literatura e também conscientizar o consumidor dos custos envolvidos na produção literária, segundo a editora. Mostrar o material de maneira gratuita seria então uma forma de atrair leitores.

Os primeiros títulos do catálogo da editora estão disponíveis para download para uso privado na página https://aboio.com.br/aboio-acessivel/. O plano é liberar gratuitamente os arquivos digitais de todos os livros a partir de três meses da data de lançamento.

A editora surgiu em setembro de 2022, e já hospeda desde autores renomados, como o brasileiro Paulo Scott e o modernista chinês Lu Xun, até estreantes, como Anna Kuzminska, autora fluminense que publicou pela Aboio o livro híbrido Ossada perpétua.

“A Editora Aboio defende que disponibilizar as versões digitais das obras contribui para a cadeia produtiva dos livro”, afirma o editor-chefe e fundador da Aboio, Leopoldo Cavalcante, em nota. “Entendemos que o consumo de literatura no Brasil não deva se pautar apenas pela compra de exemplares, e sim pela popularização e o consequente debate sobre os processos internos de comercialização do livro”.

Nas primeiras páginas dos arquivos digitais, há uma carta da editora destinada ao leitor. Nela, a Aboio fortalece o compartilhamento gratuito dos próprios livros, pedindo, em contrapartida, que a pessoa compre um exemplar físico do livro quando possível, e que fale sobre os projetos da editora para quem irá receber o arquivo. “O que paga a nossa conta é o livro físico”, afirma a carta.

“Para a Aboio, o futuro do mercado editorial está não só no livro impresso como também numa relação mais próxima com o leitor”, diz Cavalcante. “Precisamos desmistificar os custos da literatura, inserindo os consumidores na conversa e conscientizando sobre os processos internos do livro. E a forma que encontramos para isso é liberando na íntegra o conteúdo que produzimos”, afirma o editor.

A Editora Aboio começou como uma expansão do projeto literário homônimo que, desde 2020, circula e publica literatura independente e contemporânea de forma digital. O foco da editora é a publicação de narrativas vistas como "arriscadas" pelo mercado editorial – em especial, histórias que tragam algo de inusitado tanto na forma quanto no conteúdo. A casa também está com chamada para originais aberta até o dia 31 de março.

Tags: Aboio, Digital
[14/03/2023 09:34:31]