Publicidade
Publicidade
Sete dicas para o editor adorar você
PublishNews, 26/05/2011
Sete dicas para o editor adorar você

Na era do contato, das redes sociais e do número crescente de profissionais qualificados, vai se tornando cada vez mais importante fazer o possível para agradar o(s) seu(s) empregador(es). Por isso, hoje resolvi dar algumas dicas bacanas de como agradar o seu editor ou editora. São coisas que aprendi estando dos dois lados do negócio. E falando pela minha época de editor, afirmo que a dica sete é bem importante, viu? Mas vamos a elas...

1 – Entregue o trabalho sempre no prazo. Uma vez ou outra pode falhar, então avise que vai atrasar e explique seus motivos (por acaso já falei disso aqui?)

2 – Faça sempre o melhor trabalho possível (pesquisando e dando sugestões e alternativas).

3 – Tente conhecer o editor (a) pessoalmente, falar do seu trabalho e saber como ele (a) gosta que as coisas sejam feitas

4 – Seja honesto (quanto a prazos, sua capacidade e resposta às perguntas que vêm da editora)

5 – Não demore para responder os e-mails que recebe (com a tecnologia atual, espera-se agilidade das pessoas)

6 – Não suma (a pior coisa que pode acontecer é você não responder e-mails, telefonemas e nem sinais de fumaça)

7 – Mande um presentinho no aniversário ou no fim do ano (pode ser flores, uma bebida, qualquer coisa, mas não vai mandar um livro, hein?)

Claro que estas são só as dicas básicas e mais importantes na minha humilde opinião. Tá bom, a dica sete não é tão básica, mas não custa nada agradar um pouco, não é mesmo? E você, tem alguma outra dica quente de como agradar o editor? Divida conosco no twitter do PublishNews (@publishnews ) e no meu (@cassiusmedauar).

Cassius Medauar (@cassiusmedauar) é formado em Jornalismo pela Cásper Líbero e está no mercado editorial há vinte anos, tendo trabalhado como editor (Conrad, Pixel/Ediouro e JBC), tradutor e jornalista freelancer. Fanático por quadrinhos, cultura pop em geral e esportes, traduziu coisas como Beber, Jogar e F@#er, O vendedor de armas, a série Dexter, as biografias de Michael J. Fox, Tim Burton e Lily Allen, Cicatrizes (HQ), entre outros. Nos sete anos como Gerente de Conteúdo da Editora JBC, foi responsável pela mudança de qualidade da linha de mangás e HQs da editora e a implantação de seu modelo digital (publicações em e-book e mídias sociais). Sua coluna aborda especialmente o mercado de quadrinhos e geek, mas digital, trabalho freelancer, surfe e futebol podem marcar presença.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Cassius fala sobre os conteúdos digitais ligados ao mercado do livro e como eles podem ajudar a atrair mais leitores e divulgar novos produtos
Em sua coluna, Cassius Medauar dá início a uma nova série de artigos nos quais vai esmiuçar o universo das HQs digitais
Em sua coluna, Cassius Medauar fala sobre a importância de se estreitar os laços entre o mercado livreiro e de HQs
Em sua coluna, Cassius fala sobre a importância da presença dos quadrinhos no Prêmio Jabuti e na Comic Con Experience
Nosso colunista Cassius Medauar esteve na exposição 'Quadrinhos', no MIS-SP, e conta o que viu por lá
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Aos autores consagrados, só posso dizer: desistam. Uma vez publicado, um livro não mais pertence ao autor
Novo livro de Carla Serafim se dirige diretamente ao coração, instigando-o a trilhar o caminho do amor-próprio
Uma obra corajosa surge, iluminando os bastidores da sociedade e propondo uma análise única sobre a Rede de Proteção Social
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos das editoras Ases da Literatura e da Uiclap
A autora Larissa Saldanha compartilha sua história sincera e inspiradora, revelando como por muito tempo viveu sem compreender sua verdadeira identidade e propósito
A literatura é o trabalho da memória.
Joel Neto
Escritor português
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar