Publicidade
Publicidade
Você tem que visitar a exposição 'Quadrinhos'
PublishNews, Cassius Medauar, 21/11/2018
Nosso colunista Cassius Medauar esteve na exposição 'Quadrinhos', no MIS-SP, e conta o que viu por lá

Aberta ao público desde o dia 14 de novembro, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS/SP - Av. Europa, 158 - Jardim Europa - São Paulo / SP), Quadrinhos é uma das maiores e mais ambiciosas exposições já feitas sobre a Nona Arte no Brasil. Separado em 16 áreas e ocupando todo o espaço do museu, o conteúdo da mostra tem desenhos originais, textos explicativos, muito gibi e conteúdos interativos para contar a história das HQs no Brasil e no mundo. A curadoria é de Ivan Freitas da Costa, que levou 18 meses para conseguir reunir mais de 600 itens, muitos deles de sua coleção pessoal.

Fui convidado a visitar na abertura para convidados e as palavras mais ouvidas pelas pessoas presentes eram “surpreendente” e “sensacional”. Eu esperava que fosse bacana, mas fiquei embasbacado, já imaginando e planejando voltar pelo menos mais duas ou três vezes para conseguir absorver com calma todos os detalhes apresentados na exposição.

Babei com artes originais de Corto Maltese, Tintim e Valentina, além de vários volumes iniciais e primeiras aparições de personagens famosos como a Monica, a Luluzinha e os X-Men. A cortina de mangás na entrada da sala temática dos quadrinhos japoneses ficou demais. Na sala do Ziraldo há um holograma assombroso dele, deu vontade de ficar horas observando-o desenhar.

Mas os três grandes destaques para mim, se é que é possível fazer isso dentro de uma exposição tão incrível, são: a área de quadrinhos eróticos, genialmente feita dentro de um banheiro, a parte dedicada a DC Comics, montada de forma a emular a batcaverna, lugar que todo fã do Batman um dia sonhou visitar. E, por fim, um grande área circular dedicada as HQs nacionais, emulando uma rua com bancas, barracas e um prédio em volta, onde vários artistas aparecem nas janelas.

Quadrinhos é um exposição que tem tudo para agradar os mais diversos públicos, adultos e crianças, pessoas fanáticas ou leigos. E ela fica aberta até o final de março de 2019. Não tem desculpa para não ir conhecer um pouco mais sobre quadrinhos. Tenho certeza absoluta que você vai gostar.

Sugestão de Leitura

Hoje eu indico Mensur, uma HQ grandiosa feita pelo Rafael Coutinho e lançado pela Companhia das Letras, e que concorreu ao prêmio Jabuti este ano. Mensur conta a história de Gringo, um andarilho que percorre cidades brasileiras em busca de bicos e trabalhos manuais. Ele também é um dos últimos praticantes do mensur, uma luta de espadas surgida na Alemanha do Século 15, entre estudantes universitários. Enquanto lida com seus próprios fantasmas e obsessões, um caso amoroso pode colocá-lo em conflito com seu passado e com segredos que jamais deveriam vir à tona.

Cassius Medauar (@cassiusmedauar) é formado em Jornalismo pela Cásper Líbero e está no mercado editorial há quase vinte anos, tendo trabalhado como editor na Conrad, Pixel e Ediouro, além de também ter passado pela editora Abril. Fanático por quadrinhos, cultura pop em geral e esportes, trabalhou como tradutor e jornalista freelancer durante alguns anos, tendo traduzido Beber, Jogar e F@#er, O vendedor de armas, a série Dexter, Um otimista incorrigível (biografia de Michael Fox) e Cicatrizes (HQ), entre outros. Atualmente, é Gerente de Conteúdo da Editora JBC, onde é o responsável pela linha de mangás e HQs da editora. Sua coluna mensal agora aborda principalmente o mercado de quadrinhos, mas assuntos como mercado geek, trabalho freelancer, surfe e futebol podem marcar presença.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Em sua coluna, Cassius fala sobre a importância da presença dos quadrinhos no Prêmio Jabuti e na Comic Con Experience
Cassius Medauar retoma a sua coluna no PublishNews dando dicas de como conhecer o mundo das Histórias em Quadrinhos
Você vai levando a sua vidinha de freelancer, mas de repente aparece aquela proposta. E agora?
Em sua coluna, Cassius Medauar dá sete dicas para quem quer começar a vida de freela
Nesta coluna, Cassius dá sete dicas de o que - e o que não - fazer em um evento do mercado editorial
Publicidade



O MBA em Book Publishing é uma pós-graduação Lato Sensu, reconhecida pelo MEC. Com realização da Casa Educação e apoio oficial do Publishnews, o curso tem a coordenação pedagógica do Instituto Singularidades. O programa foi elaborado para contemplar as profundas transformações que o mercado editorial vem passando nos últimos anos, sempre com o objetivo de preparar profissionais de forma completa e eclética para atuarem na indústria do livro. O curso já se encontra na terceira turma.

Outras colunas
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua nova crônica, Luciana Pinsky conta a história de uma mulher que recebe um livro misterioso que acaba tirando o seu sono
Em sua coluna, Paulo Tedesco dá sua opinião sobre os reais motivos para a crise do mercado editorial: 'Não há crise de leitura, definitivamente'
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua coluna, Henrique Rodrigues analisa outros lados da cadeia produtiva da literatura
Creio que toda ficção é autoajuda.
Mohsin Hamid
Escritor paquistanês
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar