Publicidade
Publicidade
Os conteúdos digitais e a Flip
PublishNews, Cassius Medauar, 25/07/2019
Em sua coluna, Cassius fala sobre os conteúdos digitais ligados ao mercado do livro e como eles podem ajudar a atrair mais leitores e divulgar novos produtos

A Flip deste ano foi muito boa, uma das melhores que já fui. Palestras sempre cheias, as programações paralelas crescendo e dando vida nova ao evento, e um dos grandes destaques foi o volume de mesas discutindo os conteúdos digitais e como eles podem ajudar o mercado editorial nesse momento tão difícil.

Foi possível identificar que ainda temos três grupos distintos no mercado, dois deles “extremos” quando se fala de digital no Brasil: as pessoas que não querem nem ouvir falar, acham difícil e não veem porque fazer, e as que acham que cada nova onda (o e-book e agora o audiobook, para ficar em duas), serão a salvação do mercado. Mas o interessante foi ver que o grupo que fica no meio dos dois está crescendo, estudando os meios digitais e entendendo que tudo isso são armas que temos para criar novos leitores, exatamente ao dar diferentes opções para esse leitor.

Aliás, opção é a palavra quando falamos em digital. No mundo de hoje, é importantíssimo dar opções para o consumo do conteúdo da maneira que o leitor quiser, que mais gosta, ou que lhe é mais prática, como ouvir um livro, poder ler no celular, começar o 1º capítulo digital enquanto espera o livro físico chegar e tantas outras possíveis atualmente.

Mas quando falamos em conteúdo digital, às vezes nos esquecemos de que o universo hoje é muito mais amplo do que o que citei acima. Mediei uma mesa na Flip com o autor Felipe Sali, que ficou conhecido por se auto publicar no Wattpad; a Andréia Martinz, da Bibliomundi; e a Isadora Cal, da Bookwire, e cada um deles descreveu ideias e experiências que me abriram muito a cabeça.

Por exemplo, como temos muito mais escritores do que editoras, as plataformas de autopublicação podem ser grandes aliadas tanto dos editores, para que se identifiquem novos sucessos, como para os autores conseguirem seu sonho de serem publicados, como foi o caso do Felipe. Ou o caso contado pela Andréia sobre um podcast, nos EUA, feito por uma loja on-line para vender colchões, depois de ter falhado em redes sociais.

O que os dois exemplos acima mostram é que devemos identificar e usar os conteúdos digitais como nossos aliados para a divulgação dos nossos produtos. Seja o YouTube, redes sociais, podcasts ou outros, o importante é identificar o que funcionará melhor para a sua editora ou produto e então investir naquilo. Mexer com conteúdo digital requer estudo, tempo e pessoas que entendam disso, não basta apenas pagar anúncios em uma ou outra rede para fazer funcionar.

No fim, acho que uma das melhores mensagens passada nesta Flip foi que a hora de reclamar passou. É hora de estudar o mercado, entender a cadeia na qual estamos inseridos, discutir soluções conjuntas e utilizar todos os meios disponíveis hoje, especialmente os digitais, para publicação e divulgação de conteúdo. É a solução de todos os nossos problemas? Claro que não. Mas é um bom caminho.

Cassius Medauar (@cassiusmedauar) é formado em Jornalismo pela Cásper Líbero e está no mercado editorial há vinte anos, tendo trabalhado como editor (Conrad, Pixel/Ediouro e JBC), tradutor e jornalista freelancer. Fanático por quadrinhos, cultura pop em geral e esportes, traduziu coisas como Beber, Jogar e F@#er, O vendedor de armas, a série Dexter, as biografias de Michael J. Fox, Tim Burton e Lily Allen, Cicatrizes (HQ), entre outros. Nos sete anos como Gerente de Conteúdo da Editora JBC, foi responsável pela mudança de qualidade da linha de mangás e HQs da editora e a implantação de seu modelo digital (publicações em e-book e mídias sociais). Sua coluna aborda especialmente o mercado de quadrinhos e geek, mas digital, trabalho freelancer, surfe e futebol podem marcar presença.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Cassius Medauar dá início a uma nova série de artigos nos quais vai esmiuçar o universo das HQs digitais
Em sua coluna, Cassius Medauar fala sobre a importância de se estreitar os laços entre o mercado livreiro e de HQs
Em sua coluna, Cassius fala sobre a importância da presença dos quadrinhos no Prêmio Jabuti e na Comic Con Experience
Nosso colunista Cassius Medauar esteve na exposição 'Quadrinhos', no MIS-SP, e conta o que viu por lá
Cassius Medauar retoma a sua coluna no PublishNews dando dicas de como conhecer o mundo das Histórias em Quadrinhos
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Livro de Jandeilsom Galvão Bezerra se volta para quem deseja entender o caminho que dá origem às palavras poéticas e seu resultado
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta nesta semana obras escritas por Lella Malta e Jandeilsom Galvão Bezerra
Novas edições da série romântica best-seller é para quem ama sentir tudo; evento de lançamento no dia 8/05 marca uma década de carreira da autora brasiliense e contará com sessão de autógrafos e jazz ao vivo
Podcast do PN conversou sobre o retorno do fenômeno dos livros de colorir – suas particularidades, importância e influência – com Daniela Kfuri (HarperCollins) e Nana Vaz de Castro (Sextante)
'Linha da vida: a costura de nós', romance de Monique de Magalhães costura destinos marcados por violências ancestrais com uma habilidade rara: a de revelar sem julgar, de mostrar o horror sem perder a beleza da linguagem
Um livro pode ser objeto de perseguição tanto por seus poderes mágicos como por seu poder de mercado, muitas vezes mesclados.
Jorge Carrión
Escritor espanhol no livro 'Livrarias'

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar