Publicidade
Publicidade
Os conteúdos digitais e a Flip
PublishNews, Cassius Medauar, 25/07/2019
Em sua coluna, Cassius fala sobre os conteúdos digitais ligados ao mercado do livro e como eles podem ajudar a atrair mais leitores e divulgar novos produtos

A Flip deste ano foi muito boa, uma das melhores que já fui. Palestras sempre cheias, as programações paralelas crescendo e dando vida nova ao evento, e um dos grandes destaques foi o volume de mesas discutindo os conteúdos digitais e como eles podem ajudar o mercado editorial nesse momento tão difícil.

Foi possível identificar que ainda temos três grupos distintos no mercado, dois deles “extremos” quando se fala de digital no Brasil: as pessoas que não querem nem ouvir falar, acham difícil e não veem porque fazer, e as que acham que cada nova onda (o e-book e agora o audiobook, para ficar em duas), serão a salvação do mercado. Mas o interessante foi ver que o grupo que fica no meio dos dois está crescendo, estudando os meios digitais e entendendo que tudo isso são armas que temos para criar novos leitores, exatamente ao dar diferentes opções para esse leitor.

Aliás, opção é a palavra quando falamos em digital. No mundo de hoje, é importantíssimo dar opções para o consumo do conteúdo da maneira que o leitor quiser, que mais gosta, ou que lhe é mais prática, como ouvir um livro, poder ler no celular, começar o 1º capítulo digital enquanto espera o livro físico chegar e tantas outras possíveis atualmente.

Mas quando falamos em conteúdo digital, às vezes nos esquecemos de que o universo hoje é muito mais amplo do que o que citei acima. Mediei uma mesa na Flip com o autor Felipe Sali, que ficou conhecido por se auto publicar no Wattpad; a Andréia Martinz, da Bibliomundi; e a Isadora Cal, da Bookwire, e cada um deles descreveu ideias e experiências que me abriram muito a cabeça.

Por exemplo, como temos muito mais escritores do que editoras, as plataformas de autopublicação podem ser grandes aliadas tanto dos editores, para que se identifiquem novos sucessos, como para os autores conseguirem seu sonho de serem publicados, como foi o caso do Felipe. Ou o caso contado pela Andréia sobre um podcast, nos EUA, feito por uma loja on-line para vender colchões, depois de ter falhado em redes sociais.

O que os dois exemplos acima mostram é que devemos identificar e usar os conteúdos digitais como nossos aliados para a divulgação dos nossos produtos. Seja o YouTube, redes sociais, podcasts ou outros, o importante é identificar o que funcionará melhor para a sua editora ou produto e então investir naquilo. Mexer com conteúdo digital requer estudo, tempo e pessoas que entendam disso, não basta apenas pagar anúncios em uma ou outra rede para fazer funcionar.

No fim, acho que uma das melhores mensagens passada nesta Flip foi que a hora de reclamar passou. É hora de estudar o mercado, entender a cadeia na qual estamos inseridos, discutir soluções conjuntas e utilizar todos os meios disponíveis hoje, especialmente os digitais, para publicação e divulgação de conteúdo. É a solução de todos os nossos problemas? Claro que não. Mas é um bom caminho.

Cassius Medauar (@cassiusmedauar) é formado em Jornalismo pela Cásper Líbero e está no mercado editorial há vinte anos, tendo trabalhado como editor (Conrad, Pixel/Ediouro e JBC), tradutor e jornalista freelancer. Fanático por quadrinhos, cultura pop em geral e esportes, traduziu coisas como Beber, Jogar e F@#er, O vendedor de armas, a série Dexter, as biografias de Michael J. Fox, Tim Burton e Lily Allen, Cicatrizes (HQ), entre outros. Nos sete anos como Gerente de Conteúdo da Editora JBC, foi responsável pela mudança de qualidade da linha de mangás e HQs da editora e a implantação de seu modelo digital (publicações em e-book e mídias sociais). Sua coluna aborda especialmente o mercado de quadrinhos e geek, mas digital, trabalho freelancer, surfe e futebol podem marcar presença.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Em sua coluna, Cassius Medauar dá início a uma nova série de artigos nos quais vai esmiuçar o universo das HQs digitais
Em sua coluna, Cassius Medauar fala sobre a importância de se estreitar os laços entre o mercado livreiro e de HQs
Em sua coluna, Cassius fala sobre a importância da presença dos quadrinhos no Prêmio Jabuti e na Comic Con Experience
Nosso colunista Cassius Medauar esteve na exposição 'Quadrinhos', no MIS-SP, e conta o que viu por lá
Cassius Medauar retoma a sua coluna no PublishNews dando dicas de como conhecer o mundo das Histórias em Quadrinhos
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Episódio da Audioteca Paraty dessa quinta-feira traz o áudio da mesa que reuniu os autores independentes Felipe Sali, Juliana Dantas e Leonardo Baruki
O escritor, tradutor e jornalista é o convidado dessa semana da PublishNewsTV. No papo, ele falou sobre a infância, as profissões e ainda contou ‘causos’ das várias personalidades que já entrevistou.
Primeiro episódio da Audioteca Paraty dessa semana traz a íntegra da mesa que mostrou as ações do Sesc na formação do leitor e na promoção de leitura
Julio Cesar da Cruz e Roberto Novaes, ambos à frente da Distribuidora Catavento, são os convidados do Podcast dessa semana
O livro é o risco que você corre. E é o risco que faz a sua vida interessante.
Paulo Coelho
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar