Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 21/10/2025
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota, 21/10/2025

No episódio do Podcast do PublishNews desta semana, conversamos com alguns editores que contam o seu ponto de vista de como foi a Feira de Frankfurt 2025, que terminou neste domingo (19). Além de ser o local onde agentes e editores negociam os grandes títulos que vão ser lançados nos próximos meses e discutem as tendências dos gêneros mais disputados, a Feira também é palco para os temas mais relevantes da indústria do livro ao redor do mundo. Um dos principais traços do evento deste ano foi uma mudança de tom nas discussões sobre inteligência artificial: nem apocalíptico – no sentido de que a IA não é uma solução que vai resolver tudo e acabar com todos os nossos empregos –, nem “entreguista” – é preciso que indústria do livro acompanhe de perto as discussões e se coloque como firme defensora dos direitos dos autores. Para saber mais do que ocorreu na feira, nos seus corredores e bastidores, conversamos com quem esteve lá: Mariana Rolier, editora sênior da Trama e do selo Livros da Alice, do Grupo Ediouro; Cassius Medauar, publisher da JBC (Grupo Companhia das Letras), Luiza Lewkowicz, gerente editorial da DBA Literatura, e também a jornalista Talita Facchini, convidada especial do episódio. Este podcast é um oferecimento de Câmara Brasileira do Livro (CBL), MVB América Latina e UmLivro. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube. *O jornalista viajou a Frankfurt com o apoio do CreativeSP.

PublishNews, Guilherme Sobota, 21/10/2025

A 77ª edição da Feira do Livro de Frankfurt registrou um crescimento de público em relação ao ano passado. Até a última tarde do evento – domingo (19) – 118 mil visitantes profissionais e 120 mil visitantes gerais visitaram a feira, números 3% superiores a 2024. 131 países estiveram representados na Feira deste ano. No sábado (18), um dos três dias em que o evento é aberto ao público, a feira teve todos os ingressos esgotados. No total, 4.350 expositores (contra 4,3 mil em 2024) estiveram presentes nos pavilhões. Com um total de 357 agências e editoras de 33 países e 44,9 mil acessos, os dois centros de trabalho para o negócio internacional de direitos também tiveram uma frequência mais alta do que no ano anterior. Além disso, 7,8 mil representantes da mídia se credenciaram para cobrir mais de 3,5 mil eventos ao longo da feira (em 2024, o número de eventos chegou em 3,3 mil). A 78ª Feira do Livro de Frankfurt ocorrerá de 7 a 11 de outubro de 2026. Clique no Leia mais para ler a matéria completa.

PublishNews, Luciano Monteiro, 21/10/2025

Como venho defendendo em artigos no PublishNews, o livro — impresso ou digital — é base educacional, mas também pacto social. Neste artigo, eu quero dividir com vocês algumas reflexões sobre a integração da sustentabilidade e da inclusão no campo editorial. Desde a concepção até a leitura, o livro é um recurso que aproxima do leitor o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4) — educação de qualidade —, seja pelo ato individual de ler, pelo cotidiano de escolas ou nas bibliotecas e ações de leitura comunitárias. Em síntese, reduzimos desigualdades e melhoramos a aprendizagem pela leitura. O ponto de partida é o conteúdo. Currículos que promovem leituras que conectam ciência, cidadania e clima, com diversidade de autores, territórios e vozes, aumentam pertencimento e engajamento. Bibliodiversidade não é ornamento: é condição para que cada estudante se veja no material e avance. Clique no Leia mais para ler o artigo na íntegra.

PublishNews, Redação, 21/10/2025

A Árvore, plataforma gamificada de leitura referência em redes públicas e privadas de todo o Brasil, anunciou os vencedores da terceira edição do Prêmio Árvore, que reconhece e valoriza clientes e parceiros mais engajados ao longo de 2025. Dentre os vencedores, a Editora Melhoramentos mantém seu posto como a mais lida na plataforma, enquanto a Todavia aparece como a editora de maior destaque, reconhecendo o impacto significativo de ambas na formação de leitores e na promoção de conteúdos de alta qualidade. Entre os autores mais lidos na plataforma estão: no Ensino Fundamental Anos Iniciais, Maurício de Sousa (Editora Callis); no Fundamental Anos Finais, Gabriel Dearo e Manu Digilio (Editora Planeta); e, no Ensino Médio, Conceição Evaristo (Editora Pallas). Entre abril e setembro, a iniciativa destacou educadores, escolas, turmas, editoras e autores que se sobressaíram na utilização da plataforma. Clique no Leia mais para ver a lista de vencedores.

PublishNews, Redação, 21/10/2025

O Instituto Moreira Salles (IMS Paulista) vai realizar a 10ª edição do Festival ZUM, nos dias 1 e 2 de novembro, um final de semana. O encontro dedicado à fotografia contemporânea reúne artistas, pesquisadores e o público em torno da imagem como forma de pensamento e invenção. O evento marca também o lançamento da revista ZUM #29 e estará de portas abertas para receber o público gratuitamente. Em dois dias de programação intensa, o festival promoverá debates, oficinas e uma feira de fotolivros com cerca de 30 editoras, coletivos e artistas. A nova edição da ZUM chegará às bancas com capa da artista Melissa de Oliveira, que fotografa cortes de cabelo em favelas de Salvador e do Rio de Janeiro na série Cada cabeça é um mundo — ensaio que, segundo a antropóloga Bárbara Copque, “propõe uma reconfiguração da memória, em que os afetos e a beleza se insurgem”. Clique no Leia mais a notícia completa e programe-se!

PublishNews, Redação, 21/10/2025

A Festa Literária Internacional de Niterói (Flin) divulgou o balanço da sua edição 2025. Foi a primeira vez que Niterói (RJ) viu um evento literário tão grande, espalhado em quatro dias de programação intensa no complexo Reserva Cultural, em Niterói. Nem a chuva espantou o público que acompanhou as conversas de nomes como Conceição Evaristo, Nei Lopes, Ana Maria Gonçalves e Mia Couto. O homenageado da edição foi o antropólogo, educador e escritor Darcy Ribeiro (1922-1997). A Flin foi organizada pela Prefeitura de Niterói, por meio da Fundação de Arte de Niterói (FAN) e de seu projeto Niterói Livros. “Receber autores e artistas de tamanha relevância é motivo de orgulho, mas o que mais nos emociona é ver a população participando”, declarou o prefeito Rodrigo Neves, entusiasmado, ao anunciar que o festival passará a ser realizado anualmente durante a primavera. Leia a notícia completa.

PublishNews, Redação, 21/10/2025

O Grupo Editorial Record está contratando uma pessoa para a vaga de editor assistente II. Entre as principais atribuições do cargo estão acompanhar as etapas de produção do livro e liberar copidesque e revisões. É necessário ter afinidade com as áreas de autoajuda, bem-estar, empreendedorismo e biografias. A vaga é para trabalhar no Rio de Janeiro.

PublishNews, Redação, 21/10/2025

Milton Hatoum é novo imortal da ABL | © DivulgaçãoEleito para a Academia Brasileira de Letras (ABL) em agosto deste ano, o escritor Milton Hatoum é o convidado da série Encontro com os Escritores para debater com o público o recém-lançado livro Danças de enganos (Companhia das Letras), o volume final de sua trilogia O lugar mais sombrio. O evento é gratuito e será realizado nesta quarta-feira, dia 22, na Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94 — São Paulo / SP), na região central de São Paulo. Inscrições prévias podem ser realizadas pelo link. Promovida pela Universidade do Livro (Unil) da Fundação Editora da Unesp, em parceria com a Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI) da Unesp e a Biblioteca Municipal Mário de Andrade, a série Encontro com os Escritores tem como objetivo aproximar leitores e autores em um diálogo direto. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

“O livro foi a maior invenção da história e a base de todas as outras conquistas da civilização.”
Darcy Ribeiro
antropólogo brasileiro (1922 – 1997)
1.
Elo Monsters Books: Flow Pack
2.
Engenharia do lucro
3.
A saúde do coração na era da alta performance
4.
Do dia para a noite (Day to night)
5.
Entre o ego e o sagrado
6.
Mais esperto que o diabo
7.
Dias quentes (Spring Summer)
8.
Isso e aquilo (This & That)
9.
Dias frios (Fall Winter)
10.
Educação da tristeza
 
PublishNews, Redação, 21/10/2025

A trajetória de um dos artistas mais inventivos e carismáticos do país ganha nova tela, a do cinema. No próximo sábado (26), às 11h, haverá sessão gratuita do documentário Ziraldo — Era uma vez um menino, dentro da programação da mostra Mundo Zira em cartaz até o dia seguinte, no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB-SP). Ziraldo (1932-2024) completaria 93 anos essa semana. Dirigido por Fabrizia Pinto, filha do multiartista, e produzido pela Lumen Produções, o filme é um retrato afetivo de Ziraldo por ele mesmo — construído a partir de entrevistas e depoimentos registrados ao longo de mais de quatro décadas. Em cena, o artista reflete sobre o processo criativo, os personagens que marcam a sua obra, a relação com a família, a política e o país. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 21/10/2025

© Bob SouzaO espetáculo A solidão do feio, monólogo criado e interpretado por Sidney Santiago Kuanza, sobre vida e obra do romancista carioca Lima Barreto, será apresentado brevemente no Sesc Santo André, no interior de São Paulo. A dramaturgia coloca em primeiro plano um autor que observou, com aguda percepção, as contradições de seu tempo e cuja produção segue atual frente aos dilemas brasileiros. Os ingressos custam entre R$ 15 e R$ 50. A encenação é um resultado de uma pesquisa da Cia Os Crespos, coletivo teatral de atores e atrizes negros fundado em 2005 na Escola de Arte Dramática da USP (EAD). Leia a notícia completa para saber quando Lima Barreto passará por Santo André.

PublishNews, Redação, 21/10/2025

A máquina que pensa (Intrínseca, 272 pp, R$ 59,90 – Trad.: André Fontenelle), de Stephen Witt, foi pontado pelo Financial Times como um dos melhores livros de negócios do primeiro semestre de 2025. A obra narra a trajetória de uma fabricante de equipamentos para videogames que dominou o mercado de hardware para inteligência artificial e, no processo, reinventou a computação. Em junho de 2024, 31 anos após sua fundação, a Nvidia superou gigantes como a Microsoft e a Apple e se tornou a empresa mais valiosa do planeta. Por trás dessa ascensão extraordinária está o CEO Jensen Huang, que, mais de uma década atrás, apostou tudo na IA apesar dos poucos indícios promissores. De forma inédita e com acesso exclusivo a Huang, seus amigos, investidores e funcionários, Stephen Witt relata o crescimento épico da empresa e de seu líder incansável, hoje uma das figuras mais influentes do Vale do Silício.

PublishNews, Redação, 21/10/2025

Este volume de Energia e neocolonialismo (Funilaria, 96 pp, R$ 45) - com textos de Gabriel Strautman, Elisangela Paim, Lisbet Julca, Fabrina Furtado, Fabiana Barboza e Angelaine Alves -, reúne reflexões que desconstroem a ideia de que estamos diante de um processo neutro e inevitável, revelando as continuidades entre a transição energética em curso e as velhas formas de colonialismo, expropriação e desigualdade. O artigo de Gabriel Strautman e Elisangela Paim examina a atuação da cooperação alemã na promoção do hidrogênio verde no Brasil e demonstra a reprodução de lógicas neocoloniais ao priorizar os interesses europeus sobre os nacionais, em particular dos povos indígenas e das comunidades negras e tradicionais. O segundo artigo, de Lisbet Julca e Fabiana Barboza, ambas coordenadoras pedagógicas na Escola Popular Rosa Luxemburgo, do MST-SP, problematiza o avanço da agroenergia no Brasil, especialmente por meio dos agrocombustíveis. Sob o discurso da sustentabilidade e da mitigação climática, programas como o Proálcool e o RenovaBio têm, na prática, fortalecido o agronegócio, promovido a concentração fundiária e intensificado os conflitos no campo. A entrevista com Angelaine Alves, representando a Articulação Povos de Luta (ARPOLU), escancara os efeitos devastadores da expansão da energia eólica no litoral nordestino e denuncia o racismo ambiental da atual política energética. Angelaine também aponta caminhos concretos para uma transição verdadeiramente justa e popular.

PublishNews, Redação, 21/10/2025

Uma obra monumental que desvenda as grandes correntes do pensamento que moldaram a nossa civilização, História da filosofia ocidental (Nova Fronteira, 1046 pp, R$ 159,90), de Bertrand Russell, publicado originalmente em 1945, é a porta de entrada para compreender as ideias que fundamentam o mundo como o conhecemos hoje. Neste volume único, o aclamado pensador do século XX guia o leitor, com uma linguagem acessível e perspicaz, pela trajetória da filosofia do Ocidente, da Antiguidade à era moderna. Aprofundando-se nos principais pensadores de cada época e seus contextos históricos, esta obra aborda o impacto transformador de suas ideias na cultura, ciência e política. Bertrand Russell, nascido no País de Gales em 18 de maio de 1872, foi um dos filósofos mais influentes do século XX. Estudou matemática na Trinity College, da Universidade de Cambridge, e prosseguiu com os estudos de filosofia. Partiu para a Alemanha, onde estudou economia.

PublishNews, Redação, 21/10/2025

Algumas gritam nos corredores dos hospitais, outras se calam — silenciadas pela cultura, pelos mitos, pelo próprio corpo que já se acostumou a sofrer. Mulheres com endometriose convivem com uma doença crônica que varia de desconfortos persistentes a dores incapacitantes, que roubam a qualidade de vida, o prazer, os planos e, muitas vezes, a esperança. Descomplicando a endometriose (Labrador, 224 pp, R$ 79,90) nasceu da escuta e da vivência com essas pacientes. Com abordagem didática, Jardel Pereira Soares apresenta a endometriose de forma abrangente, com explicações objetivas sobre a doença e as razões pelas quais ainda é pouco compreendida; também traz orientações úteis tanto para pacientes quanto para profissionais da saúde e gestores, defendendo um cuidado que vai além do sintoma — integrando corpo, mente e rede de apoio — e destacando a importância do diagnóstico precoce, do tratamento adequado e do acompanhamento verdadeiramente multidisciplinar.

PublishNews, Redação, 21/10/2025

Para compor o Guia Mapa da Cachaça (Editora Senac São Paulo, 632 pp, R$ 214,50), o autor Felipe P. C. Jannuzzi reuniu especialistas treinados com o objetivo de avaliar as melhores cachaças de todo o país. Com a valorização da clássica bebida de cana-de-açúcar e de suas características sensoriais únicas, vem a pergunta: você sabe reconhecer e escolher uma cachaça excelente? Quase duas centenas de cachaças, de diferentes escolas de produção e territórios, foram degustadas, analisadas e classificadas. O livro detalha todo esse processo, apresentando as trajetórias dos principais produtores e informações técnicas das bebidas avaliadas: visual, família aromática, paladar, corpo, sensação, retrogosto e sugestões de consumo. Rica em imagens, esta publicação vai além de contribuir para o aprimoramento de produtores, bartenders, sommeliers, mestres de adega, mestres alambiqueiros, chefs, vendedores e importadores. Ela também inspira apreciadores experientes e novos consumidores a se encantarem com a qualidade e a complexidade da bebida que é um patrimônio nacional.

 
©2001-2025 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.