
Dirigido por Fabrizia Pinto, filha do multiartista, e produzido pela Lumen Produções, o filme é um retrato afetivo de Ziraldo por ele mesmo — construído a partir de entrevistas e depoimentos registrados ao longo de mais de quatro décadas. Em cena, o artista reflete sobre o processo criativo, os personagens que marcam a sua obra, a relação com a família, a política e o país.
Desenhista, escritor, chargista, jornalista e designer, Ziraldo marcou gerações com uma obra múltipla e um espírito inquieto. O documentário acompanha as conexões entre vida e arte, revelando as camadas do criador de O menino maluquinho, da revista O Pasquim e de tantos outros marcos da cultura brasileira.
Com curadoria de Marcela Sá e Nina Luz, a produção integra a exposição imersiva Mundo Zira, um moisaco com mais de 400 obras, esboços, livros e objetos originais que atravessam as sete décadas de criação do artista — do traço irreverente das charges políticas aos universos infantis que o tornaram referência incontornável da literatura brasileira.
Serviço
Exibição do documentário Ziraldo — Era uma vez um menino
Dia 26 de outubro, às 11h
CCBB-SP (Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico (próximo à estação São Bento do Metrô) de São Paulo
Entrada gratuita, com retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou na bilheteria física, às 10h