
A ação é comandada pelo Instituto Ziraldo (IZ) e a Ziraldo Artes Produções (ZAP), que assinam o Pé de Livro com editoras parceiras do autor. Os visitantes poderão encontrar obras recém-lançadas como O caminho das sete tias (Melhoramentos), Peixe grande (Global Editora), Rondon menino cândido (Documenta Pantanal), Entre cobras e lagartos (Record) além dos eternos e sempre atuais O menino Maluquinho, Flicts, O bichinho da maçã, Menina Nina e outros. Ao todo, são cerca de 200 exemplares com a assinatura de Ziraldo que posteriormente serão doados a bibliotecas, escolas e espaços de leitura do município de Paraty. Cada Pé de Livro tem essa missão, idealizada pela Flip e pela Associação Casa Azul, organizadora da feira.
O Pé de Livro tem como objetivo criar um ambiente convidativo à leitura de forma lúdica e integrada à natureza. Por isso mesmo, ali também poderão ser encontrados títulos da coleção Educação climática com a turma do Pererê desenvolvida pela editora Inteligência Educacional em parceria com o IZ. Trata-se de material didático com os personagens da turma de Ziraldo que abordam temas ligados às mudanças climáticas e à sustentabilidade. A coleção busca conscientizar crianças sobre a importância da natureza e seus limites, incentivando a comunidade escolar a se comprometer com a proteção e projeção do meio ambiente.
Todas as atividades do Pé de Livro acontecem de quinta a domingo, sempre das 8h30 às 16h30. Na quinta dia 31, às 12h, o escritor Guto Lins apresentará Peixe grande, sua mais nova parceria com Ziraldo. Na sexta dia 1º, também ao meio-dia, Adriana Lins fará a leitura de O caminho das sete tias, texto inédito de Ziraldo com projeto gráfico e ilustrações da Adriana, diretora do Instituto Ziraldo e sobrinha do autor. No sábado dia 2, às 12h, Rondon menino cândido será o destaque, com texto da Ciça e ilustrações do Ziraldo. E às 16h, Guto Lins contará como nasceu a história do Entre cobras e lagartos, primeiro “livro ao contrário” assinado por ele e Ziraldo.
Obra de Ziraldo presente em duas casas literárias e mesa redonda na Flip
O Instituto Ziraldo — que cuida da guarda, difusão e curadoria do acervo de Ziraldo — terá programação na Casa Toda Poesia, da Companhia das Letras. Entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, o espaço renderá homenagem ao escritor Paulo Leminski (1944-1989). Paulo e Ziraldo são autores de O bicho alfabeto, reunindo 26 poemas e ilustrações sobre natureza e animais como periquito, lesma, tigre, sapo, cachorro e, ainda, mapas do tesouro. Muitos desses textos são haicais, um tipo de poema japonês que tem apenas três versos e que Leminski adorava escrever. Eles foram selecionados a partir do livro Toda poesia (Companhia das Letras).
Outro espaço que vai abrigar a obra de Ziraldo durante a Flip é a Casa da Leitura e do Conhecimento, a cargo da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. Ali será realizada a mesa “Todo Lado tem seu Lado”, dia 1º de agosto, às 16h30. A mesa reúne as múltiplas possibilidades de ações culturais, pedagógicas e artísticas, em uma conversa com as diretoras do Instituto Ziraldo Adriana Lins e Daniela Thomas (sobrinha e filha de Ziraldo, respectivamente) e com o autor Guto Lins, parceiro de Ziraldo em títulos recentes.