Cartunista Ziraldo, pai d'O Menino Maluquinho, morre aos 91 anos
PublishNews, Redação, 06/04/2024
Autor de clássicos como 'Flicts' e 'Turma do Pererê' morreu dormindo em casa, segundo informações da família

Ziraldo | © Ana Cola / Melhoramentos
Ziraldo | © Ana Cola / Melhoramentos

Faleceu neste sábado (6), aos 91 anos, o escritor e desenhista Ziraldo, criador de obras clássicas como O menino Maluquinho e Flicts. Segundo a família do desenhista, que confirmou sua morte, ele faleceu dormindo, em casa, em um apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio, por volta das 15h.

Ziraldo nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga (MG), teve seu primeiro desenho publicado quando tinha apenas seis anos de idade e iniciou sua carreira nos anos 1950, na revista “Era uma vez...”. Se formou em Direito em 1957 e, no mesmo ano, entrou para o time das revistas “A Cigarra” e, depois, “O Cruzeiro”. Nos anos 1960, foi um dos foi um dos fundadores do jornal O Pasquim, um dos principais veículos a combater a ditadura militar.

Nos anos seguintes, ficou conhecido por seus textos ácidos e suas ilustrações inconfundíveis. Com seus livros traduzidos para diversos idiomas, entre eles o inglês, o espanhol, o alemão, o francês, o italiano e o hebraico, Ziraldo representa o talento e o humor brasileiros no mundo. Seu livro de maior sucesso, O Menino Maluquinho, foi adaptado para teatro, quadrinhos, ópera infantil, videogame, internet e cinema, e conta com mais de 120 edições, tendo vendido mais de 4,1 milhões de exemplares. Turma do Pererê e Flicts são alguns dos seus outros clássicos.

Pela a Melhoramentos, Ziraldo teve mais de 14 milhões de livros vendidos. A última obra do cartunista até agora editada pela editora foi a coleção Conta Tudo, com os títulos Plano perfeito e O mistério dos 3 R´s.

“A capacidade de Ziraldo de equilibrar humor, sensibilidade e temas relevantes o destacaram como um mestre na arte de contar histórias. Sua influência vai além das páginas de seus livros, estendendo-se para gerações de escritores, ilustradores e educadores que encontraram inspiração em sua obra. Embora Ziraldo tenha partido, seu legado permanecerá vivo seus livros e no coração de todos aqueles que tiveram o privilégio de serem tocados por sua obra, que continuará iluminar o caminho de crianças por todo o mundo, incentivando o amor pela leitura e pelo conhecimento”, comentou Alfredo Weiszflog, referência no mercado editorial brasileiro e que esteve 50 anos à frente da Melhoramentos.

Em 2013, Ziraldo sofreu um enfarte quando estava fora do país, para participar da Feira do Livro de Frankfurt, e em 2018, também sofreu um AVC.

“É com imensa tristeza que a Câmara Brasileira do Livro recebe a notícia do falecimento de Ziraldo Alves Pinto. Criador do Menino Maluquinho e um dos fundadores de "O Pasquim", Ziraldo foi um gênio criativo que usou seu talento para encantar gerações de leitores, deixando uma marca indelével na cultura brasileira”, diz o comunicado enviado pela CBL.

“Ziraldo sempre esteve próximo de seus leitores em diversos eventos e com presença marcante nas Bienais do Livro. Sua obra permanece como um inestimável legado para a cultura brasileira. Neste momento de dolorosa perda, estendemos nossas condolências à família, aos amigos e a todos que foram tocados por seu legado. Ziraldo será eternamente lembrado e celebrado”.

Há 11 anos, em comemoração aos seus 80 anos, concedeu uma entrevista ao PublishNews que você confere abaixo:

Parte 2:

Tags: Ziraldo
[06/04/2024 18:20:00]