
Em dois dias de programação intensa, o festival promoverá debates, oficinas e uma feira de fotolivros com cerca de 30 editoras, coletivos e artistas. A nova edição da ZUM chegará às bancas com capa da artista Melissa de Oliveira, que fotografa cortes de cabelo em favelas de Salvador e do Rio de Janeiro na série Cada cabeça é um mundo — ensaio que, segundo a antropóloga Bárbara Copque, “propõe uma reconfiguração da memória, em que os afetos e a beleza se insurgem”.
Entre os participantes, nomes como Lilia Schwarcz, Mayara Ferrão, Bauer Sá, Sueli Maxakali, Vera Chaves Barcellos e Yhuri Cruz discutirão temas que atravessam corpo, território, ancestralidade e representação.
Programe-se
No sábado (1), Schwarcz vai conversar com a jornalista Fabiana Moraes na mesa Imagens da branquitude — título de seu livro mais recente, lançado em 2024 pela Companhia das Letras —, enquanto Ferrão e Cruz participam do debate Futuros amantes, mediado por Fernanda Silva e Sousa, sobre arquivos e fabulações de afetos.
No domingo (2/11), Vera Chaves Barcellos e Bauer Sá vão dialogar em Geografias da pele, com mediação do curador André Pitol; e o casal de cineastas indígenas Sueli e Isael Maxakali encerrará o festival na mesa Cinema em família, mediada por Cristine Takuá, abordando a pedagogia e a política presentes em suas produções audiovisuais.
As oficinas também serão um ponto alto do encontro. A soteropolitana Mayara Ferrão conduzirá Álbum de desesquecimentos, que cruza texto, literatura e inteligência artificial, enquanto a argentina Mariela Sancari ministrará Fotolivros: uma experiência material, voltada à narrativa visual e à materialidade dos livros de artista.
Além das mesas e oficinas, o festival apresentará os resultados da Convocatória de Fotolivros ZUM/IMS 2024, com conversa e premiação de publicações independentes. Todas as atividades serão traduzidas em Libras.
A revista ZUM #29 também destacará o fotógrafo baiano Bauer Sá, as cineastas Sueli Maxakali e Patricia Ferreira Pará Yxapy, as fotopinturas de Telma Saraiva e ensaios de Vuyo Mabheka, Gauri Gill & Rajesh Chaitya Vangad, além de trazer um dossiê sobre Waldemar Cordeiro e uma homenagem a Sebastião Salgado (1944–2025).
Para saber da programação esmiuçadinha, visite o site oficial da Revista ZUM.