Feira do Livro de Frankfurt 2025 recebeu 238 mil visitantes
PublishNews, Guilherme Sobota, 21/10/2025
A 77ª edição do evento viu um crescimento de 3% no número de profissionais em relação a 2024; próxima edição será entre os dias 7 e 11 de outubro de 2026

Feira do Livro de Frankfurt 2025: crescimento no número de visitas | © Anett Weirauch / Frankfurter Buchmesse
Feira do Livro de Frankfurt 2025: crescimento no número de visitas | © Anett Weirauch / Frankfurter Buchmesse
A 77ª edição da Feira do Livro de Frankfurt registrou um crescimento de público em relação ao ano passado. Até a última tarde do evento – domingo (19) – 118 mil visitantes profissionais e 120 mil visitantes gerais visitaram a feira, números 3% superiores a 2024. 131 países estiveram representados na Feira deste ano. No sábado (18), um dos três dias em que o evento é aberto ao público, a feira teve todos os ingressos esgotados.

No total, 4.350 expositores (contra 4,3 mil em 2024) estiveram presentes nos pavilhões. Com um total de 357 agências e editoras de 33 países e 44,9 mil acessos, os dois centros de trabalho para o negócio internacional de direitos também tiveram uma frequência mais alta do que no ano anterior. Além disso, 7,8 mil representantes da mídia se credenciaram para cobrir mais de 3,5 mil eventos ao longo da feira (em 2024, o número de eventos chegou em 3,3 mil).

“Podemos olhar para trás e ver cinco dias de sucesso e intensidade”, diz Juergen Boos, diretor da Feira do Livro de Frankfurt, em comunicado. “A Feira do Livro de Frankfurt permanece em curso de crescimento. Mais uma vez, tivemos mais visitantes e mais expositores do que no ano anterior. Nossa força reside no fato de que Frankfurt reúne profissionais do livro e amantes da literatura de todo o mundo. Combinamos um mercado de negócios com um festival de literatura.”

“Nos últimos cinco dias, vimos um tremendo entusiasmo pela leitura, especialmente entre os visitantes mais jovens”, afirma Karin Schmidt-Friderichs, presidente da Associação Alemã de Editoras e Livreiros. “Ao mesmo tempo, foram discutidas questões-chave do nosso tempo, como lidar com a inteligência artificial e a responsabilidade dos políticos a esse respeito. Essa combinação única de negócios e cultura, festival de leitura e discurso, torna a feira do livro um lugar com um impacto de longo alcance na sociedade.”

Frankfurt Calling como Ponto de Ressonância Global

O Frankfurt Calling, o programa cultural-político da Feira do Livro de Frankfurt, reuniu perspectivas internacionais no novo Centre Stage – que substituiu o famoso Pavilhão, que antes era montado na Ágora da Messe, o centro de convenções da cidade onde o evento é realizado. Entre outros, a laureada com o Prêmio Nobel da Paz, Maria Ressa, e o ex-Secretário-Geral da OTAN, Jens Stoltenberg, debateram a desinformação digital na era das mídias sociais e da IA. “Estamos nos últimos dois minutos de um Armagedom de informações”, disse Ressa. Stoltenberg enfatizou: “Temos a responsabilidade de apoiar a imprensa independente.”

Uma sessão emocionante marcou o lançamento do livro Daybreak in Gaza (Saqi Books), organizado pelos jornalistas Matthew Teller e Mahmoud Muna, no mesmo espaço. Eles coletaram histórias de artistas, escritores e outras pessoas em Gaza entre 2023 e 2024 – alguns dos quais morreram durante a guerra dos últimos meses. “Daqui a dez anos, minhas filhas, mulheres fortes e independentes, vão me perguntar o que eu fiz durante a guerra, enquanto escritor. O livro é uma forma de preparar uma resposta frágil para uma pergunta muito boa, que todos nós teremos que responder em algum momento”, disse Muna.

Livros como audiolivros, filmes, séries ou jogos

O Book-to-Screen Day 2025 destacou a importância do desenvolvimento de conteúdo entre editoras, agências, estúdios de jogos e a indústria de filmes e séries. Mais de 500 participantes debateram adaptações durante painéis, pitchings e eventos de matchmaking. O crescimento contínuo do mercado global de audiolivros foi refletido com a expansão da Frankfurt Audio Area. Em termos de eventos do programa profissional, as sessões do Spotify e da Audible foram particularmente bem recebidas.

De fluxos de trabalho à realidade: O comércio de livros e a IA

“Humanos e/ou máquinas?”. Essa foi uma pergunta explorada de todos os ângulos na feira do livro: prático, ético e político. Nos eventos do programa profissional, o discurso em torno da IA na publicação foi orientado para soluções. No Innovation Stage, por exemplo, foram discutidos novos modelos de licenciamento e fluxos de trabalho possibilitados pela IA.

Em contraste, no espaço Word – A Stage for Literature and Translation, os debates envolveram questões de regulamentação e remuneração justa. Foi lá que tradutores – trabalhando com e sem IA – deram aos visitantes uma visão das discussões de bastidores. No Education Forum, a discussão destacou a importância da educação midiática na era da IA como uma habilidade-chave para o futuro. No Centre Stage, uma questão central foi levantada: “Quem controla a realidade?”. Melissa Fleming (Subsecretária-Geral de Comunicações Globais das Nações Unidas) alertou que aqueles que entendem como usar algoritmos a seu favor podem amplificar vozes, distorcer narrativas e, assim, mudar nossa realidade compartilhada.

Convidado de Honra, Filipinas

Da literatura contemporânea e das tradições de contação de histórias indígenas a vozes literárias e jornalísticas corajosas que se manifestam sobre questões sociopolíticas, o programa organizado pelas Filipinas, o Convidado de Honra de 2025, proporcionou uma vitrine em Frankfurt para a criatividade, coragem e resiliência de autores e ilustradores filipinos.

A iniciativa “Jeepney Journey” possibilitou uma atmosfera de festival de rua no centro da cidade. O único Jeepney da Alemanha se tornou uma atração, com mais de 10 mil pessoas, muitas de comunidades filipinas, indo para a praça Rossmarkt de Frankfurt durante a semana da feira. Eventos de hip-hop, vendedores de street food e leituras criaram um festival de rua internacional em torno do icônico veículo de transporte filipino.

No domingo, a participação das Filipinas como Convidado de Honra chegou ao fim com a passagem do Pergaminho de Convidado para a República Tcheca, Convidado de Honra na Feira do Livro de Frankfurt 2026, que apresentará a literatura e a cultura do país sob o lema "Tchéquia: um País na Costa".

A 78ª Feira do Livro de Frankfurt ocorrerá de 7 a 11 de outubro de 2026.

[21/10/2025 10:35:42]