Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 03/10/2025
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 03/10/2025

O 9º Painel do Varejo de Livros no Brasil – pesquisa conduzida pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) – voltou a apresentar resultados positivos para um período no ano de 2025. O período 09 de 2025 (11 de agosto a 07 de setembro) viu um crescimento de 8,95% em volume e 10,84% no faturamento nas vendas em relação a 2024. No 09T2025, foram vendidos 3,77 milhões de livros, o que gerou uma receita de R$197,52 milhões. Em 2024, o mesmo período registrou 3,46 milhões de livros vendidos e um faturamento de R$178,21 milhões. “Comemoramos a volta ao crescimento neste período, esperando que, ao ingressar no último trimestre, possamos realmente fechar o ano com números positivos”, comentou Dante Cid, presidente do SNEL. Luiz Gaspar, Diretor Regional da NielsenIQ Book Brasil, comenta: "o mercado segue com otimismo. O fenômeno de livros de colorir contribui bastante para este resultado, assim como os livros de Ficção e Literatura Infantojuvenil que continuam marcando presença, inclusive dentro do ranking dos top 10 mais vendidos”. Clique no Leia mais para ver a pesquisa completa.

PublishNews, Redação, 03/10/2025

O Prêmio Candango de Literatura se pronunciou oficialmente na quinta-feira (2) após ilustradores denunciarem uso de IA em capas finalistas na categoria de Melhor Capa. Na quarta-feira (1˚), o PublishNews recebeu denúncias, por parte de ilustradores, de que quatro livros indicados na categoria, da editora Mondru, descumpriram o regulamento do prêmio, que expressa a proibição do uso de inteligência artificial. A editora nega as acusações, afirmando que nenhum dos livros indicados ao Prêmio Candango de Literatura fez uso dessas ferramentas. No site da premiação é possível conferir a lista completa de finalistas. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Monica Ramalho, 03/10/2025

A companheira do ator Bruce Willis, Emma Heming Willis, publicou um livro de memórias, reflexões e algumas orientações a partir de sua experiência como cuidadora do marido, que sofre de demência frontotemporal. Lá fora, o livro saiu pelo The Open Field, selo da Penguin Random House. Interessou? Boas novas: o livro será lançado este mês no Brasil. O rumo inesperado: Como recuperar a força, a esperança e se reencontrar na jornada do cuidado poderá ser lido em português através do selo BestSeller, da Editora Record, com tradução de Rita Paschoalin e Cláudia Mello Belhassof. A obra está em pré-venda na Amazon e chegará às prateleiras no próximo dia 6.. É de um lugar bem semelhante que a escritora Júlia Jalbut fala. Filha única, ela tinha apenas 22 anos quando a mãe recebeu um diagnóstico de câncer e o pai sofreu um infarto. Foram 12 anos de consultas, internações e aprendizados, que resultaram no livro Uma casa que não pode cair (Editora Planeta). Elogiada por referências no assunto, como Alexandre Coimbra Amaral e Ana Claudia Quintana Arantes, a obra amplia o debate sobre o cuidado, o adoecimento e o luto — temas áridos que, nos últimos anos, vêm ganhando espaço na literatura e nas rodas de conversa mundo afora. Leia a entrevista completa de Júlia Jalbut ao PublishNews:

PublishNews, Redação, 03/10/2025

© FreepikO Estadão publicou uma reportagem que repercute quais foram os livros mais censurados no último ano, nos EUA. A lista é baseada no relatório feito pela organização sem fins lucrativos PEN America, divulgado na quarta (1˚). De acordo com o texto, a organização registrou quase 23 mil casos registrados desde 2021. São livros que estavam disponíveis para estudantes, mas que foram retirados de circulação ou tiveram o acesso restringido a partir de decisões administrativas ou pressões de parlamentares. O jornal também publicou uma reportagem sobre o escritor Stephen King, o mais censurado da lista, com 206 banimentos. A coluna Página Cinco, de Rodrigo Casarin, abordou alguns dos assuntos mais movimentados das últimas semanas: o fim do clube de leitura do Felipe Neto e a condenação de Marcelo Crivella por conta da censura na Bienal do Livro de 2019. O Globo reproduziu uma nota da AFP sobre o novo livro de Brigitte Bardot. Segundo a editora Fayard, responsável pelo lançamento na França nesta quarta-feira, o livro é “uma imersão na personalidade de uma mulher que marcou sua época por sua independência, seu engajamento e sua ousadia”. O jornal também publicou uma resenha sobre o novo livro de Marcelo Labes. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 03/10/2025

Editora Gente abre duas vagas para assistente de atendimento ao cliente. É necessário ter Ensino Médio completo, além de domínio do pacote Office e experiência em atendimento ao cliente ou suporte. As atribuições diárias da vaga incluem atender e acolher leitores, além de esclarecer dúvidas sobre produtos, serviços, prazos e processos. A vaga é para trabalhar em Congonhas, São Paulo e é por meio de contrato temporário.

PublishNews, Redação, 03/10/2025

A Casa da Palavra Mário Quintana, em Santo André (SP), recebe este mês o 2º Encontro Multicultural do ABC, que nesta edição presta homenagem à poeta luso-brasileira Dalila Teles Veras. Fundadora da Alpharrabio Livraria, Editora e Espaço Cultural, em 1992, Dalila promove há mais de três décadas atividades voltadas à divulgação das artes, da literatura e do debate de ideias. Em 2019, recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal do ABC. Recentemente, esteve entre os semifinalista do Prêmio Oceanos e foi homenageada pela Casa Gueto na Flip 2025. Com programação inteiramente gratuita, o encontro articula literatura, memória e diversidade cultural sob o tema “Mulheres que escrevem seus mundos: experiência, corpo e palavra”. A agenda soma mais de 40 artistas e contempla feira do livro, saraus de poesia, exibição de documentários, mesas de debate, performances indígenas, shows musicais e lançamentos literários.

PublishNews, Redação, 03/10/2025

A personagem Milena, um dos símbolos mais potentes de representatividade da Turma da Mônica, acaba de ganhar um novo capítulo em sua trajetória com o lançamento do livro Milena e o enigma do pássaro antigo, escrito por Eliana Alves Cruz, pela Editora Malê em parceria com a MSP Estúdios. O livro será lançado com participação da autora no domingo (5), às 15h, na Livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509 – São Paulo / SP). Na obra, Milena embarca em uma jornada de reconexão com sua família e com as próprias raízes. A história gira em torno do surgimento de uma criatura misteriosa e fascinante: o Cuco-Esmeraldino, um pássaro raro e real, que habita mais de 30 países do continente africano, como África do Sul, Moçambique, Angola, Camarões e Nigéria. O enigma envolvendo a saúde desse ser simbólico mobiliza Milena e os personagens a agirem coletivamente, despertando empatia, cuidado com a vida e senso de responsabilidade. Para a autora, a narrativa é uma oportunidade de mostrar que cuidar do outro é um gesto de potência e que ancestralidade, memória e pertencimento são caminhos essenciais para entender o presente. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, redação, 03/10/2025

O escritor, jornalista e produtor de cinema paulista Ubiratan Muarrek retorna ao Recife para participar da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, em conversa com a educadora Fernanda Pessoa. É a segunda vez que o público local se reúne para ouvir sobre o Meio do Céu (Assírio & Alvim, 2024), romance que estreou na cidade em sessão histórica na Livraria do Jardim, ao atrair mais de 300 leitores. Na Bienal, Muarrek fala sobre o livro e outros dois trabalhos: a série documental Crianças do Cariri, coprodução para a TV Brasil, que entra em produção em 2026, na Chapada do Araripe, e a peça Mãe Coragem em Canudos, adaptação do clássico de Brecht para o sertão baiano. Leia a nota completa para saber dia e horário do bate-papo em Recife e mais dos projetos anunciados.

“Se eu, que li e estudei poesia a vida inteira, não consigo entender, pra quem eles estão escrevendo aquilo?”
Ferreira Gullar
Poeta brasileiro, sobre o hermetismo na poesia
1.
Elo Monsters Books: Flow Pack
2.
Engenharia do lucro
3.
A saúde do coração na era da alta performance
4.
Do dia para a noite (Day to night)
5.
Entre o ego e o sagrado
6.
Mais esperto que o diabo
7.
Dias quentes (Spring Summer)
8.
Isso e aquilo (This & That)
9.
Dias frios (Fall Winter)
10.
Educação da tristeza
 
PublishNews, Redação, 03/10/2025

Em cima da hora, mas ainda dá tempo de participar. O Sesc Paraná realiza neste sábado a segunda edição do Walking Tour: A Cidade de Dalton Trevisan. Os participantes farão um passeio a pé e guiado para conhecer alguns locais da região central onde o Vampiro de Curitiba frequentava, as histórias, a cultura e as inspirações do escritor. Para participar basta comparecer ao Sesc Centro (Rua José Loureiro, 578 — Curitiba / PR) neste sábado (4), às 13h, e fazer a inscrição gratuita no local. Com apenas 30 vagas, a atividade será realizada das 14h às 15h30, conduzida pelos escritores e mediadores de leitura, Cristiano Nagel e Carla Viccini. “Essa é uma experiência imersiva que une literatura, história e a paisagem urbana da capital paranaense. É uma excelente oportunidade para conhecer um pouco da biografia de um dos maiores contistas da literatura brasileira”, explica Cristiano Nagel. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 03/10/2025

Annis é filha de uma mulher escravizada e de seu senhor branco. Arrancada dos braços da mãe, é lançada em uma jornada devastadora, cruzando, acorrentada, o sul dos EUA. Mas sua travessia é também espiritual: guiada por vozes ancestrais e forças invisíveis, ela resiste, sonha e luta por liberdade. O romance A descida (Carambaia, 304 pp, R$ 132,90 – Trad.: nina rizzi), marcado pela força da memória e da ancestralidade africana, representa a estreia da escritora Jesmyn Ward no Brasil. Única autora a ganhar duas vezes o americano National Book Award, vem sendo aclamada como sucessora de Toni Morrison e William Faulkner. Com ecos de Dante e das religiões afro-americanas, a obra retrata e transforma o inferno da escravidão em matéria literária, com lirismo, fúria e beleza.

PublishNews, Redação, 03/10/2025

Parapeito (Cachalote, 112 pp, R$ 69,90), romance de estreia de Rita de Podestá, narra a inquietação de uma mulher diante das certezas impostas pelo mundo – um mundo que se revela múltiplo, fragmentado em universos paralelos que, para ela, se desenham entre o que está dentro e o que observa pela sua janela. Obcecada por uma vizinha alheia a essa angústia, Clara oscila entre realidade e ficção, na tentativa de apreender alguma certeza que não esteja visível a olho nu. Clara não quer ter filhos, mas, depois de treze anos de relacionamento, Bernardo, seu companheiro, decide que quer ser pai. Eles se separam e, diante da solidão, a protagonista acaba criando uma obsessão pela rotina de uma vizinha chinesa que observa pela janela do seu apartamento. Primeiro romance de Rita de Podestá, autora de Zaranza (Editora Reformatório), semifinalista do Prêmio Jabuti na categoria conto e finalista do Prêmio Candango de Literatura, ambos em 2022, Parapeito é uma espiral de fabulações, reflexões e memórias que levam Clara a criar outros mundos a partir da escrita.

PublishNews, Redação, 03/10/2025

Ao receber um telefonema dizendo que sua mãe havia desaparecido após protagonizar uma série de escândalos na vizinhança (como tentar arrastar uma criança para dentro de sua própria casa), Ana precisará retornar ao endereço onde jurou jamais colocar os pés novamente. O que encontra ao entrar na casa da mãe a surpreende: pegadas de lama pelo chão, lixo por toda parte, móveis destruídos. O que teria acontecido com Andrea durante os cinco anos em que as duas cortaram contato uma com a outra? Estreia de Victor Vidal, Não há pássaros aqui (Todavia, 224 pp, R$ 79,90) é uma meditação ― frequentemente dolorosa, mas sempre esclarecedora ― sobre como aquilo que vivemos na infância pode ter as mais inesperadas consequências durante a vida adulta.

PublishNews, Redação, 03/10/2025

O livro Você precisa de um gato (Bertrand Brasil, 304 pp, R$ 69,90 – Trad.: Tomoko Gaudioso), a estreia no Brasil do escritor Kiyoshi Shigematsu, reforça a qualidade dos gatos como boa companhia, ou melhor, ajudando a promover reviravoltas na vida. É o que acontece com os personagens das sete histórias, pessoas comuns em momentos decisivos: o casal de meia-idade sem filhos, a fugitiva da polícia, a criança que faz bullying, a idosa que está perdendo a memória, o vizinho ranzinza, os irmãos em fuga e a família que é obrigada a vender a casa. Em meio ao drama de cada um, um pet shop peculiar em Tóquio oferece aos clientes a oportunidade de levar para casa um de seus gatos de aluguel. As condições: o felino deve ser devolvido em três dias, só pode comer o alimento fornecido pela loja e deve estar sempre acompanhado de sua familiar manta de estimação.

PublishNews, Redação, 03/10/2025

Na São Paulo pré-pandemia, Nísia, conhecida como Oisín Cosmaker, ganha a vida criando cosplays: fantasias para convenções. Em outra vida, Oisín visitou o fim do mundo. Uma velha inimiga ameaça arrastá-la de volta. Nísia vende disfarces, mas também se esconde de erros do passado. O pedido de ajuda de um ex-namorado desencadeia acasos que trazem seus segredos à tona. Duas histórias paralelas que se revelam versões do mesmo conto: a jornada de uma mulher e das personagens a quem deu vida. Uma busca pela fantasia intrínseca à vida mundana e pela realidade implacável dos mitos que reencenamos. Esta é uma história sobre a importância das histórias. Mesmo em um mundo aparentemente desencantado, rendido à cultura de massa. A trama do mundo (Caravana, 324 pp, R$ 70), escrito por Vinicius Marinho, obra fantástica, se passa em São Paulo, sobre partes de São Paulo que concretamente existem – e outras tantas que apenas visitamos em nossos pesadelos.

 
©2001-2025 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.