
Na obra, Milena embarca em uma jornada de reconexão com sua família e com as próprias raízes. A história gira em torno do surgimento de uma criatura misteriosa e fascinante: o Cuco-Esmeraldino, um pássaro raro e real, que habita mais de 30 países do continente africano, como África do Sul, Moçambique, Angola, Camarões e Nigéria.
O enigma envolvendo a saúde desse ser simbólico mobiliza Milena e os personagens a agirem coletivamente, despertando empatia, cuidado com a vida e senso de responsabilidade.
Para a autora, a narrativa é uma oportunidade de mostrar que cuidar do outro é um gesto de potência e que ancestralidade, memória e pertencimento são caminhos essenciais para entender o presente. “É uma história que fala de reconexão familiar. Hoje, com o excesso de telas, de trabalho, de afazeres, muitos laços acabam se perdendo. A viagem que a Milena faz com a família é uma metáfora para esse reencontro necessário”, explica Eliana.
Milena foi a primeira personagem negra com papel de destaque na Turma da Mônica. Desde sua criação, ela se tornou um símbolo de pertencimento para muitas crianças que, até então, não se viam representadas nas histórias em quadrinhos.
Neste novo livro, essa representatividade se aprofunda ao trazer temas como reconexão familiar, ancestralidade africana e a importância do cuidado com o outro.
SERVIÇO
Lançamento do livro Milena e o enigma do pássaro antigo
Com participação de Eliana Alves Cruz
Data: 05/10/2025, domingo, às 15:00
Local: Livraria Martins Fontes – Av. Paulista, 509 – São Paulo, SP
O evento é gratuito e recomendado para todas as idades