
Com programação inteiramente gratuita, o encontro articula literatura, memória e diversidade cultural sob o tema “Mulheres que escrevem seus mundos: experiência, corpo e palavra”. A agenda soma mais de 40 artistas e contempla feira do livro, saraus de poesia, exibição de documentários, mesas de debate, performances indígenas, shows musicais e lançamentos literários.
Entre os destaques, está Jr. Bellé, autor de uma obra bilíngue em português e Kaingang, traduzida por André Caetano e semifinalista do Prêmio Jabuti 2025. O andreense Lindener Pareto Jr. lança o livro Crônico e anacrônico, com prefácio de Xico Sá, posfácio de Heloisa Villela, orelha de Juca Kfouri e capa de Jean Wyllys. A programação ainda inclui uma mesa dedicada a Maria Firmina dos Reis, com a pesquisadora Luciana Diogo, e uma palestra sobre As Meninas, de Lygia Fagundes Telles, obra obrigatória na Fuvest 2026.
“Nosso objetivo é refletir sobre a condição da mulher no contexto global e, ao mesmo tempo, fomentar práticas de leitura entre populações em situação de vulnerabilidade ou privação de liberdade”, explica a curadora Ivete Nenflidio. Além da programação oficial, o evento promoverá campanha de arrecadação de livros para o CDP Feminino de Santo André e bibliotecas comunitárias da região.
O evento é realizado com apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) do Ministério da Cultura e Governo Federal. Conta com o apoio institucional da Prefeitura de Santo André e dos estabelecimentos citados na nota. As ações fazem parte da contrapartida social do chamamento público para a realização de projeto cultural no edital Fomento CULTSP PNAB.
Serviço
2º Encontro Multicultural do ABC – Mulheres que escrevem seus mundos: experiência, corpo e palavra
Dias 11 e 12 de outubro, das 9h às 21h
Casa da Palavra Mário Quintana – Praça do Carmo, 171, Centro, Santo André / SP
Entrada gratuita | Local acessível