
Ivan Costa, da livraria Belle Époque, é o novo presidente da Associação Estadual de Livrarias do Rio de Janeiro (AELRJ). A chapa Quente! liderada por ele vai aproveitar o clima favorável da Rio Capital Mundial do Livro para celebrar em 2026 o Verão do Livro.
“Tem muita gente nova, com ideias interessantes, que pode se somar à experiência dos mais antigos”, disse ele. “A ideia do Verão do Livro pode gerar muitas ações, desde as básicas, nas redes sociais, com as pessoas lendo na praia e marcando suas livrarias, até as presenciais”.
Vice-presidente da AELRJ na gestão anterior, Ivan assumiu a presidência da entidade em junho após a renúncia de Borgópio D’Oliveira, da Triuno, por motivos de saúde. Nesta quarta-feira (6), foi eleito para o cargo no biênio 2025/2027.
Com Ivan, que foi da Leonardo da Vinci e da Berinjela, está André Nascimento Silva, na vice-presidência, ex-Argumento e Arlequim. Ele tem a Machado e Cia. e participa, com a livraria, de feiras como a do Lavradio, no Centro.
Para André, a realização de uma feira itinerante entre as associadas da entidade, com eventos literários simultâneos, poderá dar mais visibilidade às livrarias na cidade. Uma grande festa literária anual também está nos planos da nova chapa.
Na secretaria da diretoria está Susana Fernandes, da Casa 11, livreira recente, mas com atitude; convidou o escritor Walter Hugo Mãe para um bate papo que lotou sua livraria em maio antes dele se tornar o grande sucesso de público e de vendas da última Flip.
Na tesouraria permanece Sergio Ronaldo da Silva Santos, da Livraria Castro Alves, ex-vice-presidente da entidade. Como segunda tesoureira, está Solange Whehaibe, ex-Veredas, atualmente na Diadorin.
Uma das fundadoras da AEL em 1993, Solange, também presidiu a entidade entre 2000/2003 e foi uma das pioneiras, em 1999, na reivindicação da lei para regular o preço do livro, hoje Lei Cortez.
No conselho fiscal da nova diretoria, experiência e empreendedorismo se mesclam com Irmã Eloine Corazza das Paulinas Livrarias, presença constante nos quadros da AEL e Letícia Bosisio, da Janela, que inaugurou a primeira loja no Rio em 2021 e abrirá a terceira, também no Rio, em outubro.
Completando o conselho está Diogo Santana, ex-Livraria da Travessa e EdUERJ, que inaugurou a Córdula, em 2023 e, conquistou em 2025 o Prêmio Livreiro do Ano dado pelo PublishNews/Catavento.
Uma das primeiras ações da nova diretoria será a de lançar em breve uma nova edição do Guia de Livrarias da Cidade do Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, dentro da campanha Rio Capital Mundial do Livro.
Diretoria da AELRJ (2025-2027):
- Presidente: Ivan Costa (Livraria Belle Époque)
- Vice-presidente: André Nascimento Silva (Livraria Machado & Cia.)
- Secretária: Susana Fernandes (Livraria Casa 11)
- Tesoureiro: Sergio Ronaldo da Silva Santos (Livraria Castro Alves)
- 2ª Tesoureira: Solange Whehaibe (Livraria Diadorin)
Conselho Fiscal:
- Irmã Eloine Corazza (Paulinas Livrarias)
- Letícia Bosisio (Janela Livraria)
- Diogo Santana (Livraria Córdula, ex-Travessa e EdUERJ)
Plataforma 2025/27
Chapa Quente!
- Lançamento da 2ª edição do Guia de Livrarias da Cidade do Rio de Janeiro.
- Realização da Festa Literária Itinerante.
- Realização do II Festival das das Livrarias.
- Realização de grande feira literária anual.
- Integrar a AEL às comissões de Livro e leitura da Câmara de Vereadores e Assembleia Legislativa.
- Reivindicar isenção de IPTU para as livrarias que, no Rio de Janeiro, beneficia as editoras.
- Reivindicar a volta do VALE Livro anual para professores da rede municipal de ensino.
- Promover a integração da AEL à entidades do livro como ANL, CBL, LIBRE e SNEL.
- Divulgação da Lei Cortez entre os livreiros do estado.
- Promoção de atividades recreativas entre os livreiros.