
Uma das principais categorias é a de Profissional de Marketing e Vendas do Ano, que existe desde a primeira edição do Prêmio PN. O vencedor deste ano foi André Luis Silvestre de Souza (Cafu), gerente executivo de vendas nacional do Grupo Editorial Global.
“Receber esta indicação como Profissional de Marketing e Vendas do Ano é, antes de tudo, um reconhecimento coletivo”, disse Cafu ao receber o Prêmio. “Divido essa conquista com todas as pessoas que caminham comigo: minha equipe, meus pares, meus líderes e, principalmente, os livros, esses grandes protagonistas que nos movem diariamente. Trabalho com livros há mais de 30 anos. Nesse tempo, vi o mercado se transformar, enfrentei crises, celebrei viradas, inovei com responsabilidade e aprendi que vender um livro é muito mais do que alcançar uma meta — é criar encontros transformadores entre histórias e leitores. Acredito na força das relações, no valor do planejamento e na escuta ativa como pilares de uma atuação ética, estratégica e humana. E acima de tudo, acredito no coletivo. Como diz o princípio Ubuntu, "Eu sou porque nós somos".”
A homenageada da noite, agraciada com o Troféu de Contribuição ao Mercado Editorial, foi a agente literária Lucia Riff. Representando atualmente mais de 180 autores — entre nomes como Marina Colasanti, Ariano Suassuna e Lygia Fagundes Telles — Lucia e sua Agência Riff se destacam pelo carinho que lidam com seus clientes.
“É uma alegria estar aqui sendo homenageada pelo PublishNews, que acompanho desde o começo. Quero agradecer e lembrar os amigos e companheiros que aqui estão, e também os que já partiram, que deixam saudades imensas”, disse a homenageada no palco. “Obrigado aos autores e autoras da agência, uma alegria e uma honra trabalhar com vocês e com as suas obras, trocar ideias, projetos, sonhos e percalços com vocês. A Agência não estaria prestes a completar 35 anos se não fosse também pela minha família. Minha querida equipe da Agência Riff, é um privilégio trabalhar com vocês.”
Neste ano, o Prêmio PN entregou 29 troféus, um recorde em suas nove edições, com algumas novidades. Uma delas foi o Prêmio Bookwire, voltado a livros digitais – e-books e audiolivros. Os vencedores, avaliados pela produção técnica de seus projetos, por um júri composto por especialistas de diversas empresas do mercado editorial, foram: O grande universo de Oliver (Rocco Digital), na categoria Melhor e-book produzido e publicado em 2024; e O cozer das pedras, o roer dos ossos (Astral Cultural), de Melhor audiolivro produzido e publicado em 2024.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Prêmio PublishNews contempla uma categoria voltada para os profissionais que trabalham na ponta, lidando diariamente com os leitores, trocando ideias sobre livros de todos os gêneros e movimentando o mercado com eventos, abordagens criativas e discussões importantes: é o Prêmio Catavento, com duas subcategorias. Neste ano, os vencedores foram Livraria Funambule, de Petrópolis (RJ), em Livraria Destaque, e Diogo Alves da Conceição Santana (Livraria Córdula – São João de Meriti / RJ), como Livreiro do Ano.
Também em sua terceira edição, o Prêmio Skeelo – Inovação do Ano reconhece iniciativas arrojadas do mercado editorial: o vencedor do ano foi a Bookinfo, startup o propósito de auxiliar livrarias, editoras e distribuidoras na gestão de seus negócios com informações rápidas e relevantes para tomada de decisões, proporcionando maior transparência entre os players – que concorreu com seu projeto de treinamento para livreiros.
Outro parceiro de longa data do Prêmio, a MVB América Latina também inovou e criou novas subcategorias para o Prêmio Metabooks, celebrando o trabalho de empresas e editoras de diferentes portes no gerenciamento de metadados, aspecto muitas vezes pouco reconhecido mas fundamental para o desempenho comercial no negócio do livro. Foram cinco subcategorias neste ano, e os seguintes vencedores: Nielsen (Empresa destaque no uso de metadados em 2024), Amelì Editora (Editora que melhor gerenciou metadados em 2024 – Prefácio), Carochinha (Editora que melhor gerenciou metadados em 2024 – Capítulo 1), Planeta (Editora que melhor gerenciou metadados em 2024 – Capítulo 2) e InterSaberes (Editora que melhor gerenciou metadados em 2024 – Capítulo 3).
A 9ª edição do Prêmio PublishNews teve patrocínio da Bookwire, Catavento, CBL, MVB, Skeelo e Transpo Express. E apoio da ANL, Goethe-Institut São Paulo e NESPE.
O PublishNews agradece a todos os apoiadores e a todos os profissionais que acompanharam a cerimônia, tanto no Goethe-Institut quanto em casa, pelo Youtube e pelas redes sociais!
Confira a lista completa dos vencedores do 9º Prêmio PublishNews:
- Prêmio de Livro Mais Vendido do Ano: Café com Deus pai - 2024 (Vélos), de Junior Rostirola
- Prêmio de Editora do Ano: Editora Gente
Os vencedores do Prêmio PublishNews 2025 (livros mais vendidos no ano anterior):
- Ficção
- É assim que acaba (Galera), de Colleen Hoover
- É assim que começa (Galera), de Colleen Hoover
- A biblioteca da meia-noite (Bertrand), de Matt Haig
- Não Ficção
- Café com Deus pai - 2024 (Vélos), de Junior Rostirola
- Novena e festa da Padroeira do Brasil - 2024 (Santuário), de Missionários Redentoristas
- Café com Deus Pai - 2025 (Vélos), de Junior Rostirola
- Autoajuda
- Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill
- Hábitos atômicos (Alta Life), de James Clear
- Como fazer amigos e influenciar pessoas (Sextante), de Dale Carnegie
- Infantojuvenil
- Elo Monsters Books: Flow Pack (Pixel), de Enaldinho
- O diário de uma princesa desastrada (Outro Planeta), de Maidy Lacerda
- Diário de um banana - Um romance em quadrinhos (VR), de Jeff Kinney
- Negócios
- O poder da autorresponsabilidade (Gente), de Paulo Vieira
- As 48 leis do poder (Rocco), de Robert Greene
- A psicologia financeira (HarperCollins), de Morgan Housel
Prêmio Profissional de Marketing e Vendas do Ano:
- André Luis Silvestre de Souza (Cafu), gerente executivo de vendas nacional do Grupo Editorial Global
Prêmio Skeelo – Inovação do Ano:
- Treinamento para Livreiros – Bookinfo;
Prêmio Metabooks
Editora que melhor gerenciou metadados em 2024
- Prefácio (editoras micro)
- Amelì Editora
- Capítulo 1 – Pequenas
- Carochinha
- Capítulo 2 – Médias
- Planeta
- Capítulo 3 – Grandes
- InterSaberes
Empresa destaque no uso de metadados em 2024:
- Nielsen
Prêmio Catavento
Livraria Destaque
- Livraria Funambule (Petrópolis / RJ)
Livreiro do Ano
- Diogo Alves da Conceição Santana (Livraria Córdula – São João de Meriti / RJ)
Prêmio Bookwire
Melhor e-book produzido e publicado em 2024:
- O grande universo de Oliver | Rocco Digital
Melhor audiolivro produzido e publicado em 2024:
- O cozer das pedras, o roer dos ossos | Astral Cultural
