O que estou lendo: Alice Carvalho
PublishNews, Beatriz Sardinha, 08/04/2025
Atriz destaque de 'Cangaço novo' integra o elenco da nova produção imersiva da Audible de '1984', ao lado de Lázaro Ramos e Mateus Solano

São Paulo sediou na última sexta-feira (4) um evento para a promoção da nova leitura dramatizada de 1984, de George Orwell, pela Audible. O elenco da produção conta com Lázaro Ramos interpretando Winston Smith, Alice Carvalho, como seu par Julia Bello, Mateus Solano, como o misterioso e perigoso O’Brien e a participação especial de Milhem Cortaz, como O Grande Irmão.

Realizada em seis episódios, a versão brasileira de 1984 foi lançada no dia 4 de abril como menção à data em que o protagonista da obra, Winston Smith, começa os registros em seu diário. O som da dramatização foi realizado em Dolby Atmos, e tem como grande objetivo trazer para o ouvinte uma experiência de escuta imersiva do mundo distópico criado por Orwell. A versão em língua inglesa, protagonizada por Andrew Garfield como Winston foi uma das produções finalistas na categoria Audiolivro do Ano, no Audie Awards 2025.

O PublishNews perguntou a Alice Carvalho, do elenco de 1984, o que ela está lendo, e esta foi a resposta:

"Semana passada eu terminei um livro que eu fiquei completamente apaixonada, se chama Cazuá: onde o encanto faz morada (Paz & Terra), é de um autor carioca (Luiz Rufino), filho de cearenses, com essa ancestralidade de vaqueiros e que fala muito sobre sincretismo popular brasileiro, ambienta muito de suas histórias nos subúrbios cariocas e se relaciona com uma coisa que é muito importante pra mim que são as religiões de matriz africana, ou afrobrasileiras".

A atriz, que se destacou ano passado na série brasileira Cangaço novo como a personagem Dinorah, destaca que a prosa poética a fez se conectar com a obra de Rufino: "A temática e a forma de prosa poética. Ele escreve sobre algo que às parece ser muito distante, né? Falar de religião às vezes é algo que afasta o público brasileiro. Acho que tem algo de dogmático que paira isso né? É aquilo, não se fala de política, nem de religião e nem de futebol. E acho que a maneira como ele aborda isso, trazendo pro chão e pro popular, é uma forma para que a gente volte a discutir e a enxergar a poesia na fé, para além das instituições, do dogmatismo e das individualidades".

"A gente tem vivido tão acelerado e num estado de hipervirgília, citando o universo aqui de 1984, das 'teletelas', essa busca pela perfeição. Isso tira a poesia do cotidiano, seja nos atos ou no tempo para se dedicar à poesia. Tenho medo até ficar parecendo piegas fazendo esse comentário mas acho que a poesia tem tido muito menos espaço como deveria. E eu me coloco como uma pessoa que tenta buscar a poesia nas brechas do concreto", finaliza.

Cazuá: onde o encanto faz morada
Autora: Luiz Rufino
Editora: Paz & Terra
Ano: 2024
N˚ de páginas: 176
Dimensões: 13.5 x 10.5 cm
ISBN: 978-6555481297
Preço: R$ 59,90

[08/04/2025 11:00:00]