Impulsionado pelo Volta às Aulas, varejo de livros inicia 2025 com resultados positivos
PublishNews, Talita Facchini, 27/02/2025
No primeiro Painel do Varejo de Livros de 2025, o setor livreiro foi 9,49% superior em volume e 6,25% em faturamento em relação a 2024

O setor livreiro começou 2025 aquecido e com resultados positivos. É o que mostra o 1º Painel do Varejo de Livros no Brasil de 2025 – estudo realizado pela Nielsen Book e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) – que analisa o período de 30 de dezembro de 2024 a 26 de janeiro de 2025.

Marcado pelo Volta às Aulas, o 1º período apresentou um início de ano 9,49% superior em volume e 6,25% em faturamento em relação a 2024. O setor registrou ainda a movimentação de 4,97 milhões de livros vendidos, acumulando um faturamento de R$ 290,53 milhões contra 4,54 milhões em 2024 e uma receita de R$ 273,45 milhões, apresentando uma variação positiva e otimista para o setor de 9,49% e 6,25%, respectivamente.

Além disso, nesse primeiro período, o número de ISBNs caiu -9,14% e o preço médio, -2,96%, saindo de R$ 60,18 em 2024 para R$ 58,40 este ano. Já o desconto médio apresentou uma alta de 4,61 p.p., chegando a 16,84%.

“É uma excelente notícia iniciar o ano neste ritmo, especialmente em vista do primeiro período de 2024 ter sido um dos piores do ano”, comentou o presidente do SNEL, Dante Cid. “Vamos esperar que as condições macroeconômicas do país não afetem negativamente o setor e que a empolgação com o fato do Rio ter sido escolhido a Capital Mundial do Livro, para esse ano, façam com que tenhamos um ano memorável também em vendas”.

Em relação a importância dos gêneros, Infantil, Juvenil e Educacional começou o ano com a maior queda: -3,44 p.p., passando a representar 35,88% do faturamento das editoras – ainda assim, continua em primeiro lugar. Não Ficção Trade, que vem logo em seguida, representando 29,07% do faturamento das editoras, apresentou um aumento de 1,14 p.p..

Metodologia

Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país. O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira.

A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.

Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.

Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

Relação das lojas analisadas: A Página, Amazon, Americanas.com (+Submarino e ShopTime), Livraria Cultura, Livrarias Curitiba, Disal, Escariz, Lojas Americanas, Lojas Americanas Express, Leitura, Livraria da Travessa, Livraria da Vila, Dois Pontos, Drummond Livraria, Loyola, Livruz, Magazine Luiza, Martins Fontes, Nobel, Zastras, Carrefour, Pão de Açúcar.

Clique aqui para conferir o painel na íntegra.

[27/02/2025 09:00:00]