Seguindo a tendência dos meses anteriores e com o reforço da Black Friday, o 12º Painel do Varejo de Livros no Brasil – estudo realizado pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL) – apresentou resultados positivos tanto em volume quanto em faturamento.
Entre o período de 4 de novembro a 1º de dezembro, o varejo de livros alcançou a marca de 5,04 milhões de livros vendidos contra os 4,82 milhões vistos em 2023. Em relação ao faturamento, foram alcançados R$ 235,74 milhões, sendo que no mesmo período do ano anterior o mercado chegou aos R$ 218,03 milhões. Isso representa uma variação positiva de 4,43% em volume e 8,12% em valor.
“As contínuas vendas em alta demonstram que a trajetória negativa, que já acumula uma certa história, parece estar mudando”, opinou Dante Cid, presidente do SNEL, que vê com otimismo o futuro no curto prazo. “O livro parece estar voltando a ser visto como um bom presente nessas festas de fim de ano, um presente capaz de rivalizar pela atenção com as redes sociais e a internet”. O resultado, além de positivo, vai no sentido contrário dos resultados da última pesquisa Retratos da Leitura, que mostrou que entre os leitores, apenas 8% costumam ganhar livros de presente. E no geral 37% declararam ter o hábito de ganhar livros – número que caiu em comparação com as edições anteriores do estudo.
Ainda sobre o 12º período, o número de novos ISBNs caiu 8,29% e o preço médio teve uma alta de 3,53%, saindo de R$ 43,18 para R$ 46,78.
2024 x 2023
Na comparação com o ano anterior, o volume chegou a menor variação negativa do ano, com apenas -1,89%, enquanto o faturamento continua em ascensão e se mantém positivo em 7,23%. Em números reais, 2024 chegou a 49,12 milhões de livros vendidos, acumulando uma receita de R$ 2,47 bilhões. Já no acumulado de 2023, o volume foi ligeiramente maior, registrando 50,06 milhões de livros vendidos, enquanto o faturamento registrou apenas R$ 2,30 bilhões.
Ismael Borges, Country Manager da divisão Nielsen Book Brasil, comenta: “O período teve o terceiro melhor desempenho de vendas em volume ao longo do ano e também viu uma Black Friday com resultados superiores à edição anterior. Os resultados reforçam a expectativa de fechar 2024 acima da inflação”.
Ainda na comparação ano a ano, o preço médio apresenta um crescimento de 9,29%, chegando a R$ 50,33. Já o número de novos ISBNs tem variação negativa de 3,56%.
Importância dos gêneros
Não Ficção Especialista continua com a maior queda na variação de importância dos gêneros, com -2,32 p.p., enquanto Não Ficção Trade apresenta queda mínima de -0,50 p.p..
Infantil, Juvenil e Educacional cresceu 1,61 p.p., representando então 22.,27% do faturamento do setor e Ficção, aumento de 1,20 p.p., com 27,47% do faturamento. Os dois gêneros tiveram grande alta no preço médio, de 14,30% e 12,20%, respectivamente.
Metodologia
Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país. O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira.
A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.
Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.
Relação das lojas analisadas: A Página, Amazon, Americanas.com (+Submarino e ShopTime), Livraria Cultura, Livrarias Curitiba, Disal, Escariz, Lojas Americanas, Lojas Americanas Express, Leitura, Livraria da Travessa, Livraria da Vila, Dois Pontos, Drummond Livraria, Loyola, Livruz, Magazine Luiza, Martins Fontes, Nobel, Zastras, Carrefour, Pão de Açúcar.
O Painel completo você confere clicando aqui.