Muitos editores estão receosos quanto à utilização da Inteligência Artificial no próprio processo editorial. Outros estão já de fato adotando estas tecnologias nas tarefas mais diversificadas possíveis, de responder e-mail a fazer análise de dados ou marketing digital.
A regulamentação da IA no Brasil anda longe de ter um consenso e algumas áreas do direito precisam se atualizar no que diz respeito ao uso da IA no mercado editorial [1].
Somado a isso, temos uma preocupação com questões de plágio ou de criação de textos que são na realidade um mosaico de palavras sem originalidade [2]. Mas será que a melhor maneira de usar a IA generativa é criando textos? Na realidade ela é uma ferramenta muito mais ampla e sofisticada que se tornará uma espécie de extensão da nossa criatividade.
Enfim, muitos medos, muitas ansiedades e também muita vontade de desfrutar desta tecnologia. [3]
Por isso vou deixar aqui algumas dicas práticas, sem nenhuma pretensão, para as editoras que estão implementando/usando a IA ou que querem experimentar o uso dela nos mais variados serviços de produção editorial. Não são leis, nem regras, apenas ideias que podem te ajudar no início.
Com um bom planejamento, uma mentalidade aberta e uma pitada de cautela, você vai ver que ela pode ser uma parceira incrível na sua editora. Mas sobretudo converse, discuta sem medo as questões que estão quentes no momento atual, como direitos autorais, perda de empregos, monopólio das empresas de IA, carência de regulamentação e falta de formação técnica para o uso da IA. Precisamos olhar nos olhos desta realidade e entender o que está acontecendo.
Último conselho: Não seja somente um usuários de IA ou de softwares de IA. Seja alguém que conhece como ela funciona, inclusive a parte técnica para poder ter assim domínio da ferramenta e não dizer coisas sem sentido ou ser dominado por ela.
Notas:
[1] Leia com atenção este artigo sobre Diretos Autorais e IA. https://www.jusbrasil.com.br/artigos/direito-autoral-brasileiro-e-a-inteligencia-artificial-ia/2055309721
[2] Preocupação legítima coma qualidade dos textos produzidos: https://www.publishnews.com.br/materias/2024/03/18/vaidade-plagio-e-mosaico
[3] Preocupação com o uso indevido da IA: https://www.publishnews.com.br/materias/2024/03/21/uso-de-inteligencia-artificial-para-traducoes-no-mercado-editorial-ainda-nao-e-regulamentado
* José Fernando Tavares é especialista em Publicações Digitais e produtos digitais com mais de 14 anos de experiência no mercado editorial, especializado em tecnologia para negócios e Inteligência Artificial para produtividade. Em 2014, fundou a Booknando, empresa especializada em publicações digitais e livros acessíveis. No ano passado, criou a Volyo Audiobooks, focada na produção de audiolivros com uso de Inteligência Artificial. Com formação humanística, busca utilizar a tecnologia para melhorar o mundo. Tem paixão por vinhos e pelo aprendizado diário.
**Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.
A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?