Publicidade
Publicidade
Podcast do PublishNews #407 — Clubes de leitura para as infâncias
PublishNews, Redação, 03/02/2026
Janaína Barros, Kim Doria e Tereza Grimaldi, os convidados do episódio, contam particularidades dos encontros e das conversas de clubes de leitura voltados para pequenos leitores. Ouça!

No episódio do Podcast do PublishNews dessa semana o assunto é mais uma vez os clubes de leitura, mas agora especificamente sobre esses espaços focados para as infâncias. Nesta conversa reunimos a jornalista Janaína Barros, colunista do quadro Páginas da Infância, na CBN, o comunicólogo, produtor e escritor Kim Doria e a livreira Tereza Grimaldi, idealizadora e sócia-proprietária da Livraria Miúda, em São Paulo.

Os participantes compartilham suas histórias de leitura na infância e discutem a criação de clubes de leitura para crianças, enfatizando a importância de um ambiente seguro e acolhedor. Um dos destaques do papo está em pensar estes clubes de leitura como parte fundamental da formação de jovens leitores, a partir da construção de espaços de coletividade que não colocam a leitura como uma obrigação escolar, mas sim como uma atividade de lazer e prazer.

A dinâmica entre adultos e crianças em clubes de leitura é analisada, assim como o papel dos pais e a necessidade de espaços dedicados à leitura. "Como as artes se conversam, adultos e crianças também podem conversar dentro da arte. E mais do que isso, né? É pra gente procurar um pouco aquele lugar do sensível no adulto. Lugar que está enferrujado, endurecido por essa rotina, compromissos e por esse tempo todo fragmentando", coloca Janaína Barros.

Este podcast é um oferecimento de Câmara Brasileira do Livro (CBL), MVB América Latina e UmLivro. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.


Indicações

  • Filme A melhor mãe do mundo
  • Bloquinho da Livraria Miúda - dia 14 de fevereiro, às 10h na Rua Coronel Melo de Oliveira, 766 — São Paulo / SP
  • Livro Pode me chamar de Dodô (Ozé Editora), de Daniella Michelin e Elisa Carareto
  • Filme As primeiras, de Adriana Yañez
  • Newsletter Olá Cultural
  • Livro O vício dos livros (Dublinense), de Afonso Cruz
  • Livro Terreiro enluarado (Quatro cantos), de Rádi Oliveira e Carol Fernandes
  • Livro Serviço de entregas monstruosas (Intrínseca), de Jim Anotsu e Felipe Nero Cunha

*Mais de 15 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades do mercado editorial. E o melhor: É gratuito! Clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews — se puder, também indique para um ou dois amigos e colegas.

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Neste episódio, Fábio Uehara conversou com André Palme, CEO da Estante Virtual e colunista do PN, e Bruno Eliezer, livreiro da Ponta de Lança, editor e responsável pelo Sebo da Ponta
Episódio retoma conversa de Daniel Lameira, Rejane Dias e Talita Facchini no Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos
Episódio da semana conversa sobre a febre cultural do Brasil em torno do hábito de colecionar figurinhas
Evento paulistano começa no dia 30 de maio e vai até 7 de junho, reunindo 107 autores e autoras em mais de 200 atividades gratuitas
Em 2026, a jornalista criou o Clube da Milly, projeto de leitura e formação política que une livros, debates públicos e discussões sobre feminismo, raça e economia
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
"Em vez de substituir formatos, as novas tecnologias parecem ter ampliado as possibilidades de a leitura. Sabe aquela história de que a invenção da televisão não matou o rádio? É por aí...", escreve Lu Magalhães
Compreender o que se lê é a porta de entrada para praticamente todas as demais aprendizagens
Neste episódio, Fábio Uehara conversou com André Palme, CEO da Estante Virtual e colunista do PN, e Bruno Eliezer, livreiro da Ponta de Lança, editor e responsável pelo Sebo da Ponta
A inteligência artificial não é a salvadora nem a destruidora do mercado editorial. O desafio talvez seja entender como inteligência individual, social e artificial podem atuar juntas
Espaço publieditorial do PublishNews destaca pluralidade, com obras infantis, não ficção e romances
Ou escreves algo que valha a pena ler, ou fazes algo acerca do qual valha a pena escrever
Benjamin Franklin
Jornalista, escritor e filantropo americano
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar