Publicidade
Publicidade
Menos é mais e melhor
PublishNews, Paulo Tedesco, 05/02/2024
Paulo Tedesco escreve sobre a valorização do trabalho manual versus o trabalho intelectual e criativo

Minhas origens particulares são curiosas, e um dos lados da família que sempre me soou mais forte – porém não menos desafiador, vistos os seus politicamente nada corretos provérbios e pensamentos – vem me servindo de contraponto a esse novo mundo que surge: o mundo do trabalho intelectual e criativo, a cada dia mais e mais valorizado.

Pois meu “Nono” Silvestre – sim, o nome diz bem de seu comportamento, um eterno silvestre – dizia que trabalhar demais nunca fez mal, ao contrário, rejuvenescia e dava vida longa. Algo que minha mãe, sua intermediária mais sincera, defendeu até seus últimos instantes de vida. E ambos acrescentavam que para espantar o frio e a preguiça, tinha que se permanecer trabalhando: cabeça vazia era casa do diabo.

Anos atrás, não muitos, o trabalho valorizado era o manual de comando. Quem se mostrasse mais hábil e disposto, e que também soubesse defender seus interesses, era o mais valorizado. E, como me diziam, esses eram os espertos e os merecedores da glória divina e eterna.

É de se supor que quem gostava de ler e escrever, ou que se resumisse a criar obras de arte, ou mesmo fazer pesquisas teóricas, para meus familiares, era o protótipo do vagabundo, e nem vou comentar o que falavam de quem optasse pelo teatro e similares... Estudar só era importante para entender dos negócios de compra e venda e dos famigerados acordos de banco, – peço, por favor, leia e veja o que houver do livro José Clemente Pozenato e filme indicado ao Oscar, O Quatrilho – melhor descrição não há.

Justamente pelo temor de ser visto como um poca voia (PV) em dialeto vêneto, ou pouca vontade, em bom português, ainda que gostasse de ler e escrever, sempre tentei fazer algo a mais, era inconsciente e automático.

Pois criei meus castelos e brincadeiras reais, envolvia irmãs e vizinhos, e até os próprios pais se pudesse. E entre as melhores lembranças, têm as das empresas de brinquedo com trocas de documentos, contratações e acordos com salas e escritórios fictícios. Telefones em tacos de madeira e fachadas em giz escolar. Brincadeira ideal para os longos dias de inverno chuvosos e gelados.

Posso dizer que quando surgiu o computador e esse ocupou seu merecido espaço, senti-me incrivelmente aliviado. Se a máquina de escrever manual tivera seu papel na máquina do viver adulto, o computador, a mim, servia de máquina da revolução, a revolucionadora das revoluções. E quando integrada às redes digitais, passou a ser o meu veículo da liberdade total...

Bom, passados alguns anos do domínio absoluto da informática, finalmente chegaram à conclusão de que as horas de descanso e ócio, proporcionam mais criatividade e empenho de quem puder desfrutar de mais intervalos de descanso. Na sequência, o óbvio, trabalhar no máximo 36 horas, ou até 28, na semana, é muito melhor e mais produtivo do que as atuais 44 horas brasileiras.

Neste momento, sonho em rever, se pudesse, as feições do Nono e da mãe diante da notícia. Se bem os conheço, negariam e se enfureceriam encerrando o assunto. Eu, por certo, não os contradiria, me calaria e partiria para o computador para escrever esse artigo. Deus meu livre ir para a casa do diabo sem defesa prévia.

Paulo Tedesco é escritor, editor e consultor em projetos editoriais. Desenvolveu o primeiro curso em EAD de Processos Editorais na PUCRS. Coordena o www.editoraconsultoreditorial.com (livraria, editora e cursos). É autor, entre outros, do Livros Um Guia para Autores pelo Consultor Editorial, prêmio AGES2015, categoria especial. Pode ser acompanhado pelo Facebook, BlueSky, Instagram e LinkedIn.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Tags: Trabalho
Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre o poder da palavra do jornalista, do escritor, da editora e críticos literários
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre o perigo do monopólio para o mercado editorial
Um pedido de apoio ao mercado editorial e gráfico gaúcho
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
A L&PM foi a pioneira na produção, mas principalmente na manutenção das vendas de livros de bolso no Brasil
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Livro de Jandeilsom Galvão Bezerra se volta para quem deseja entender o caminho que dá origem às palavras poéticas e seu resultado
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta nesta semana obras escritas por Lella Malta e Jandeilsom Galvão Bezerra
Novas edições da série romântica best-seller é para quem ama sentir tudo; evento de lançamento no dia 8/05 marca uma década de carreira da autora brasiliense e contará com sessão de autógrafos e jazz ao vivo
Podcast do PN conversou sobre o retorno do fenômeno dos livros de colorir – suas particularidades, importância e influência – com Daniela Kfuri (HarperCollins) e Nana Vaz de Castro (Sextante)
'Linha da vida: a costura de nós', romance de Monique de Magalhães costura destinos marcados por violências ancestrais com uma habilidade rara: a de revelar sem julgar, de mostrar o horror sem perder a beleza da linguagem
Se só pudesse ficar com uma coisa, seria com a literatura.
Patti Smith
Poeta americana

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar