Publicidade
Publicidade
Pela paz entre os homens-livro
PublishNews, Paulo Tedesco, 23/10/2023
Em novo artigo, Paulo Tedesco faz um paralelo entre homens e livros e a sociedade como uma grande biblioteca e sobre como ela merece ser lida com maior profundidade e nas entrelinhas

Gosto de pensar em Marx, que disse “para mudar o mundo é preciso ser radical, e no caso da humanidade, o homem é a própria raiz.” Ele, por óbvio não usou essas palavras, mas são bem conhecidas. E o que nos resta então, passando por Marx, é o entendimento do que é homem, e o que é humanidade. Logo, precisamos discutir o que é o homem.

Homens, para mim, são livros, homens-livro, e a humanidade uma biblioteca tão gigante que encontramos seu ponto de acesso em qualquer parte do globo. Espraiada em cavernas, ilhas, oceanos, florestas e até no espaço sideral. O problema é que alguns livros radicalizaram e decidiram atear fogo em outros. E o pior, esses radicais, acreditaram que eliminando um, estariam assim aliviando a leitura de outros...

E haveria por que incendiar-se? Ainda que sejamos feitos do pouco perene papel? Pela linha radical, sim, o fim do mundo estaria sempre ao virar da esquina. Então, incendiemos uns aos outros? Mas se o incêndio queimará a todos e, ao fim, não restará inimigos tampouco amigos, do que valeria a atitude radical?

A famosa política de terra arrasada: metralhar, bombardear indiscriminadamente, pertence à doentia radicalidade, ao fracasso do homem-livro, da humanidade-biblioteca.

Mas essa biblioteca, global e terráquea, merece mais do que um pensamento raso e criminoso. Merece ser lida não de cabeça para baixo ou só a introdução e sem virar as páginas, ou ainda sob o furor apaixonado de quem não entende subtextos, sequer sutilezas. Se até uma boa e longa equação matemática tem lá suas incríveis sutilezas, porque uma leitura apressada mereceria atenção?

É preciso um pensamento consequente. É preciso livros consequentes. É preciso visão humana e literária sobre o homem e sobre a sociedade. Ora, alimentar radicalismos em detrimento do diálogo, à paciência, a quem interessa?

Se queremos atear fogo, que brinquemos em local apropriado e distantes de quem acha tudo isso uma besteira. Se queremos um ringue, que lutemos onde tenhamos as consequências sobre nós mesmos, e não em nossas crianças e nossos velhos. Não há espaço para mais absurdos nem brincadeiras de quem só sabe ler pela ótica do horror e do extermínio.

Antes, leiamos pela paz. Só ela nos permite a reflexão e a saída razoável para impasses. De minha parte, sigo desejando que tudo se acalme e que os livros parem de ser destroçados, porque outros livros radicais não acreditam no diálogo, ou se acreditam, preferem lançar bombas e asfixiar bibliotecas porque assim provam sua virilidade dominadora e financeira, ou seria outra a explicação?

Se as raízes são os próprios homens-livros, então permitamos os corredores humanitários e retornemos para dentro dos prédios públicos, sem precisar jogar bomba na biblioteca vizinha. Devolvamos territórios a quem diz pertencer, ou cheguemos a acordos civilizados e sem tropelias de ocupação desses territórios, porque mover livros de um lado a outro é sempre trabalhoso e toma tempo, muito tempo. Homens-livros, afinal, rápido criam raízes e para removê-los com carinho, será sempre necessário bons e reforçados esforços.

Que leiamos em paz.

Paulo Tedesco é escritor, editor e consultor em projetos editoriais. Desenvolveu o primeiro curso em EAD de Processos Editorais na PUCRS. Coordena o www.editoraconsultoreditorial.com (livraria, editora e cursos). É autor, entre outros, do Livros Um Guia para Autores pelo Consultor Editorial, prêmio AGES2015, categoria especial. Pode ser acompanhado pelo Facebook, BlueSky, Instagram e LinkedIn.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
A L&PM foi a pioneira na produção, mas principalmente na manutenção das vendas de livros de bolso no Brasil
Tivemos o prazer de ler um livro carnavalizado e carnavalizando! E há quem diga que a literatura nacional naufragou...
Paulo Tedesco escreve sobre a valorização do trabalho manual versus o trabalho intelectual e criativo
Em novo artigo, Paulo Tedesco lembra que 'nunca é tarde para reagir' e que ainda há muito a ser feito em 2024
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Podcast do PN recebeu o autor de 'A palavra que resta', obra vencedora do National Book Awards; no bate-papo, Stênio falou sobre suas inspirações, sua infância, processo de escrita e sobre seu novo livro
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Sei que um livro está pronto quando paro de corrigir.
William Kennedy
Escritor norte-americano
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar