A primeira mesa do "PublishNews Apresenta" vai abordar histórico, contexto e a percepção atual do preço do livro no Brasil. Mesmo no contexto da Bienal do Livro – em que as editoras estão projetando recordes históricos de vendas –, uma visita às redes sociais demonstra que alguns leitores não estão exatamente satisfeitos com os preços, pelo menos nas manifestações mais curtidas. A discussão sempre volta; o mercado sempre tenta explicar por que o livro é um objeto que tem enorme valor, no mínimo por envolver o trabalho de muitas pessoas diferentes. Os números também não mentem: as pesquisas do setor apontam que o preço teve queda real ao longo dos anos, e se desvalorizou em relação ao salário mínimo, por exemplo. Todas essas questões serão abordadas.
O painel começa às 14h. Um dos convidados é André Conti – editor da Todavia, que escreveu em julho um didático texto apontando como o influenciador Felipe Neto se enganava ao jogar sobre as editoras a acusação de ganância ou de que elas estejam "metendo a faca". "A conta não é tão fácil, claro", escreve o editor. "Ainda assim, não estranhamos quando uma estrela de cinema ganha uma bolada, ou quando um influenciador digital fecha um contrato milionário com alguma marca. É uma conta de investimento e retorno, e ambos sabem o valor que têm e o que podem gerar. No livro, R$ 39 mil de faturamento sobre um investimento de R$ 65 mil, e após meses sem receber nada, é ganância. O livro é uma espécie de Madre Teresa de Calcutá da indústria cultural."
Completam o painel Lizandra Magon – editora da Jandaíra e vice-presidente da Liga Brasileira de Editoras (LIBRE) – e Mariana Bueno, economista da Nielsen BookScan e pesquisadora de interessantes teorias sobre a demanda estrutural do setor do livro no país.
Em seguida, às 15h, o PublishNews vai anunciar o/a grande vencedor/a do Prêmio Jovens Talentos 2023. Os cinco finalistas – clique aqui para relembrar quem são – já têm ingressos garantidos para a Feira de Frankfurt (18 a 22/10). Lá, além de contatos com os principais tomadores de decisões das maiores e mais importantes empresas do setor no mundo, eles poderão assistir a uma programação de palestras, mesas e debates que trazem tendências e apresentam o futuro da indústria. O nome anunciado na quarta-feira, porém, viajará para Frankfurt com as despesas de passagem e hospedagem custeadas pela organização do prêmio.
Às 15h30, encerrando o Summit, ocorre o painel: "PublishNews apresenta: As melhores empresas para trabalhar no mercado editorial"
São abundantes as pesquisas segundo as quais as pessoas felizes no trabalho produzem mais e melhor. Formando um círculo virtuoso, a empresa oferece ao profissional um pacote em que pontos como remuneração, treinamento, estrutura, cobranças e recompensas estejam bem calibrados e recebe um combo proporcional em termos de entrega e satisfação. Tradicional e muitas vezes considerado refratário a mudanças e inovações, o setor livreiro está interessado nas práticas que têm feito organizações mundo afora serem classificas como lugares de alto-desempenho e ótimos ambientes de trabalho? Este painel trará reflexões sobre o tema, além de detalhes sobre a inédita lista “Melhores Empresas para Trabalhar do Mercado Editorial”, uma parceria entre o Great Place To Work e o PublishNews (mais detalhes abaixo).
Participam Dante Cid, presidente do SNEL; Raíssa Pena, diretora de Comunicação & Impacto da Editora MOL; Marina Sobral, diretora-executiva do GPTW Brasil; e Daniela Diniz, autora do livro 25 anos de história da gestão de pessoas e negócios nas melhores empresas para trabalhar. A mediação será do diretor-executivo do PublishNews, Ricardo Arcon.
No início de agosto, o PublishNews e o Great Place To Work – consultoria global que trabalha com a missão de construir uma sociedade melhor transformando cada organização em um “Great Place To Work for All” – anunciam uma parceria inédita na criação do ranking As Melhores Empresas Para Trabalhar – Mercado Editorial 2023.
Este é o primeiro mapeamento do tipo em empresas da área editorial no país. O ranking vai destacar as melhores empresas, avaliadas pelos próprios colaboradores das organizações. As inscrições para as empresas participarem estão abertas até dia 15 de novembro, no site https://conteudo.gptw.com.br/jornada. Esta primeira edição do ranking será divulgada nas semanas seguintes ao final das inscrições.
A Lista de Mercado Editorial GPTW-PublishNews tem como objetivo fomentar o setor, contribuindo com o crescimento dos negócios, alinhado ao propósito de "Pessoas no Centro" dos negócios, e incentivando que essas empresas tornem seus ambientes de trabalho ótimos lugares para todas as pessoas.
Empresas com 10 ou mais funcionários podem participar das certificações do GPTW. Para entrar no ranking, é preciso ser uma organização certificada pelo Great Place To Work e ter 30 ou mais funcionários.
Como chegar ao Rio International Publishers Summit
Quem vai direto para o Summit pode entrar pelo Estacionamento do Portão E do Riocentro, com entrada pela Avenida Olof Palme e acessar a entrada do Pavilhão 04 – Verde. Neste local, há um guichê “CONVIDADOS SNEL”, onde é possível retirar a credencial e entrar no pavilhão. Após a entrada, é necessário seguir para o Mezanino 02 do Pavilhão 04 – Verde (escada entre os estandes do ZAP e do TikTok, nas ruas P e Q), onde é realizado o Summit.
Programação desta terça-feira (5)
Nesta terça-feira (5), a editora-assistente do PublishNews, Talita Facchini, entrevista a editora Bodour bint SulTan Al Qasimi, sheikha do emirado de Sharjah, fundadora da Kalimat Group e ex-presidente da International Publishers Assotiation (IPA), fundadora do PublisHer. Em seguida, um bate-papo com Bodour reúne profissionais brasileiras para falar sobre a presença de mulheres no mercado do livro.
À tarde, o Summit terá conversas sobre sustentabilidade, práticas ESG no mercado editorial e diversidade. Clique aqui para acessar a programação completa.
O Rio International Publishers Summit conta com a curadoria da livreira e consultora do SNEL, Martha Ribas, organização do time de comunicação do Sindicato, Camila Del Nero e Carlos Amaral, e com a produção executiva da especialista em ESG Fernanda Cardoso Zimmerhansl. O jornalista especialista no mercado editorial e cultural, Leonardo Neto, é o mestre de cerimônias do evento.