O PublishNews e o Great Place To Work – consultoria global que trabalha com a missão de construir uma sociedade melhor transformando cada organização em um “Great Place To Work for All” – anunciam nesta segunda-feira (7) uma parceria inédita na criação do ranking As Melhores Empresas Para Trabalhar – Mercado Editorial 2023. Este é o primeiro mapeamento do tipo em empresas da área editorial no país. O ranking vai destacar as melhores empresas, avaliadas pelos próprios colaboradores das organizações. As inscrições para as empresas participarem estão abertas até dia 15 de novembro, no site https://conteudo.gptw.com.br/jornada. Esta primeira edição do ranking será divulgada nas semanas seguintes ao final das inscrições.
A Lista de Mercado Editorial GPTW-PublishNews tem como objetivo fomentar o setor, contribuindo com o crescimento dos negócios, alinhado ao propósito de "Pessoas no Centro" dos negócios, e incentivando que essas empresas tornem seus ambientes de trabalho ótimos lugares para todas as pessoas.
“A lista dará às empresas do nosso setor a oportunidade de se conhecerem profundamente e se compararem com outras, do mesmo ou não, possibilitando processos reflexivos que beneficiarão os colaboradores, os negócios e o mercado do livro como um todo”, avalia Lu Magalhães, sócia do PublishNews
"No mercado editorial, conquistar o selo GPTW pode trazer benefícios significativos", explica a CMO do GPTW Brasil, Suellen Moreira. "O setor depende de talentos criativos, como escritores, editores, designers e profissionais de marketing. Um ambiente de trabalho que promova a escuta ativa dos funcionários torna-se colaborativo e inclusivo, estimulando a criatividade e a inovação. Isso resulta em uma percepção interna mais positiva e pode refletir-se da mesma forma no mercado".
Os critérios para elegibilidade à lista são: ser uma organização certificada pelo Great Place To Work, ter 30 ou mais funcionários, e um dos seguintes CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas):
- 58.11-5/00 (edição de livros);
- 58.21-2/00 (edição integrada à impressão de livros);
- 18.11-3/02 (impressão de livros, revistas e outras publicações periódicas);
- 4761-0/01 (comércio varejista de livros); e
- 4647-8/02 (comércio atacadista de livros, jornais e outras publicações).
Segundo a consultoria, empresas que buscam o selo GPTW têm no seu radar:
- Atração e permanência de talentos: o selo GPTW é um indicador confiável de um ambiente de trabalho positivo, o que pode ser um fator decisivo para os talentos que buscam empregadores que valorizem seus colaboradores.
- Melhorar a reputação da empresa: Ser reconhecido como um "Great Place To Work" pode fortalecer a reputação da empresa tanto entre os funcionários atuais quanto na perspectiva do público externo. A marca atua em mais de 90 países e impacta mais de 12 milhões de funcionários em todo o mundo.
- Aumentar o engajamento dos funcionários: Ao serem ouvidos e considerados, os funcionários das organizações se sentem mais motivados, produtivos e satisfeitos.
- Incentivar a cultura de feedback: O processo de busca pelo selo GPTW envolve coletar feedback dos funcionários, incentivando a cultura de feedback construtivo e a melhoria contínua da empresa.
- A busca pelo selo GPTW pode levar as empresas a adotarem melhores práticas de gestão de pessoas também.
- Pessoas felizes atendem melhor os clientes.
"Vale lembrar que a busca pelo selo GPTW deve ser mais do que apenas uma estratégia de marketing. As empresas devem se comprometer genuinamente em melhorar a cultura organizacional, ou seja, criar um ambiente de trabalho positivo para os funcionários", comenta Suellen. "Apenas assim, o impacto será significativo e sustentável no mercado editorial ou em qualquer outro setor. Ao ser certificada uma empresa fortalece a marca empregadora, demonstra compromisso com indicadores importantes de ESG como diversidade e inclusão".
Segundo o GPTW, a liderança das empresas exerce uma influência crítica na obtenção e manutenção do selo. "Ela é responsável por moldar a cultura organizacional, promover o engajamento dos funcionários, implementar boas práticas de gestão de pessoas e garantir que a empresa cumpra os requisitos necessários para ser reconhecida como um excelente lugar para trabalhar", explica Suellen. "Quando a liderança demonstra compromisso genuíno com o bem-estar dos colaboradores, é mais provável que a empresa alcance o selo GPTW e desfrute dos benefícios associados a ele".
Empresas do mercado já certificadas
Entre as empresas do setor editorial já certificadas pelo Great Place To Work, estão o Grupo Editorial Record, Skeelo, Todolivro e Editora Mol, entre outras.
"Acredito que a participação em certificações como a da GPTW nos provoca a identificar melhores práticas de gestão e desenvolvimento de pessoas, fomentando a troca entre empresas e o olhar crítico em relação às nossas próprias práticas", comenta a CRHO do Skeelo, Larissa Fabião. "Aqui no Skeelo, acabamos de renovar a nossa certificação e figuramos entre as 30 melhores empresas de tecnologia para o nosso porte. Motivo de muito orgulho para uma empresa jovem, com 4 anos de mercado. Quando a cultura é vivida de dentro para fora, a certificação da GPTW é vista como a cereja do bolo para comprovar as boas diretrizes da marca empregadora, evidenciando que realmente vivemos e praticamos o que dizemos. Gera orgulho em quem já faz parte, fortalece o funil de atração de talentos - desde a consciência da marca até o desejo em fazer parte - e reforça nosso posicionamento estratégico junto aos parceiros e leitores, como uma marca que cuida de todo seu ecossistema. Como responsável pelos times de People e CX, tenho cada vez mais convicção de como a experiência do colaborador impacta diretamente na experiência do usuário".
Como funciona a jornada de certificação e participação do ranking GPTW:
- Inscrição: A empresa confirma a inscrição no processo de Certificação GPTW de acordo com o plano mais adequado às suas necessidades.
- Pesquisa: Aplicação da pesquisa online com os colaboradores da organização;
- Certificação: A empresa é certificada ao atingir a amostra mínima de respondentes e alcançar 70% no índice de confiança dos funcionários. A partir desse momento, ela já é um Great Place to Work ou "Ótimo lugar para se trabalhar";
- Ranking: A empresa seleciona os rankings dos quais deseja participar, no caso, Mercado Editorial 2023. Para passar desta etapa, as empresas precisam ser certificadas como “Great Place To Work”, possuírem 30 ou mais funcionários e responderem às questões obrigatórias e eliminatórias do Questionário de Ranking.
O GPTW tem diferentes planos com diferentes soluções orientadas a gestão de pessoas (relatórios, devolutivas etc). Para que a empresa receba um selo de Certificada GPTW é necessário alcançar a amostra mínima de respondentes, ou seja, sete a cada 10 colaboradores devem avaliar a empresa de modo favorável. O selo é concedido somente se determinados critérios de excelência pré-estabelecidos forem atendidos, a partir do conteúdo das respostas apresentadas pelos próprios colaboradores da empresa com relação ao ambiente interno de trabalho e cultura organizacional. Nem toda empresa que aplica para a jornada da certificação recebe o selo.