Rio International Publishers Summit terá programação para discutir pautas urgentes do mercado editorial mundial
PublishNews, Guilherme Sobota, 18/08/2023
Cooperação entre eventos literários, políticas públicas, qualidade de gestão, preço do livro, direito autoral e inteligência artificial são alguns dos assuntos do encontro na Bienal do Livro Rio 2023

Summit é destinado a profissionais do mercado do livro
Summit é destinado a profissionais do mercado do livro
O Rio International Publishers Summit, encontro promovido pela primeira vez durante a Bienal do Livro Rio 2023 e que ocorrerá entre os dias 4 e 6 de setembro (segunda a quarta), anunciou sua programação e os temas das mesas e painéis (veja abaixo). O evento é promovido, no âmbito da Bienal, pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), com parceria de PublishNews, Abrelivros e PublisHer, e é destinado a profissionais do mercado do livro.

O PublishNews vai apresentar dois painéis na programação, na quarta-feira (6/9): um sobre o preço do livro e outro sobre a criação do ranking As melhores empresas para trabalhar no mercado editorial brasileiro, realizada em parceria com o GPTW Brasil (veja mais detalhes abaixo).

Nomes como Dante Cid (presidente do SNEL), Karine Pansa (IPA), Bodour Al Qasimi (PublisHer), Ana Lima (Rocco), Roberta Machado (Grupo Editorial Record), André Conti (Todavia), Lizandra Magon (Editora Jandaíra), Flavia Bravin (Saber Educação/SNEL), Marina Sobral (GPTW Brasil), Adriana Cecília Angel (Feira Internacional do Livro de Bogotá) e Adriaan van der Weel (Universidade de Leiden) estão entre os confirmados na programação dos três dias do evento.

O Summit será realizado no Mezanino do Pavilhão Verde 4, no Riocentro. São dois passos para participar:

1 – Fazer o credenciamento prévio para ingressar na Bienal do Livro Rio como profissional do setor neste link;

2 – Após o cadastro, preencher o formulário para as palestras do Rio Internacional Publisher Summit na página do evento (clique aqui). O formulário está abaixo da área de programação do site.

O primeiro painel, às 10h45 de segunda-feira (4/9), vai buscar resumir as "Pautas urgentes do mercado editorial mundial", introduzindo diversos assuntos que serão discutidos nas mesas seguintes, como a importância de cooperação entre os eventos literários nacionais, políticas públicas do livro, direito autoral frente à Inteligência Artificial, a pauta ESG, entre outros. Os participantes são Dante Cid (SNEL), Karine Pansa (IPA), Tomaz Adour (LIBRE), Ângelo Xavier (Abrelivros).

Mais tarde no mesmo dia, a Abrelivros apresenta o painel "E agora? O avanço do digital e o futuro do papel na educação", discussão que ocupou o noticiário nas últimas semanas. Nadja Cesar (FNDE), José Borghino (secretário geral da IPA) e Adriaan van der Weel (professor pesquisador da Universidade de Leiden) falam sobre o tema.

Na terça (5/9), às 10h, a editora-assistente do PublishNews, Talita Facchini, entrevista Bodour Al Qasimi, sheikha do emirado de Sharjah, fundadora da Kalimat Group e ex-presidente da International Publishers Assotiation (IPA), fundadora do PublisHer, com extensa agenda pelo protagonismo feminino na indústria mundial do livro.

PublishNews Apresenta

Na quarta-feira (6/9), às 14h, ocorre o painel "PublishNews apresenta: O livro é mesmo caro no Brasil? Histórico, contexto e futuro do preço no Brasil".

Em julho, uma série de tuítes do comunicador e empresário Felipe Neto reacendeu uma discussão já antiga no Brasil, sobre o preço do livro no país. O influenciador escreveu: “Aqui é uma mistura de ganância com burrice que transforma o livro em item de elite. Isso precisa mudar”. Popular como é, Neto fez o assunto ganhar repercussão novamente. As mensagens ensejaram de comentários acalorados no Twitter a textos na imprensa e movimentações políticas em Brasília. Mas, afinal, o livro é mesmo caro por aqui? Antes de responder, é preciso conhecer os componentes do seu preço (mão de obra envolvida no processo editorial, impressão, distribuição, consignação etc), condições de leitura e letramento no Brasil, e outras particularidades do setor.

Participam do debate André Conti (Todavia), Lizandra Magon (Jandaíra/LIBRE) e Mariana Bueno (Nielsen BookScan).

Em seguida, às 15h, o PN anuncia o grande vencedor ou vencedora do Prêmio Jovens Talentos 2023.

Às 15h30, encerrando o Summit, o "PublishNews apresenta: As melhores empresas para trabalhar no mercado editorial"

São abundantes as pesquisas segundo as quais as pessoas felizes no – e com o – trabalho produzem mais e melhor. Formando um círculo virtuoso, a empresa oferece ao profissional um pacote em que pontos como remuneração, treinamento, estrutura, cobranças e recompensas estejam bem calibrados e recebe um combo proporcional em termos de entrega e satisfação. Tradicional e muitas vezes considerado refratário a mudanças e inovações, o setor livreiro está interessado nas práticas que têm feito organizações mundo afora serem classificas como lugares de alto-desempenho e ótimos ambientes de trabalho? Este painel trará reflexões sobre o tema, além de detalhes sobre a inédita lista “Melhores Empresas para Trabalhar do Mercado Editorial”, uma parceria entre o Great Place To Work e o PublishNews.

Participantes: Dante Cid, presidente do SNEL; Raíssa Pena, diretora de Comunicação & Impacto da Editora MOL; Marina Sobral, diretora-executiva do GPTW Brasil; e Daniela Diniz, autora do livro “25 anos de história da gestão de pessoas e negócios nas melhores empresas para trabalhar”.

Programação – Rio International Publishers Summit 2023
04 de Setembro - Segunda-feira
10h às 10h30 Café de boas-vindas
10h30 às 10h45 Discursos de Abertura
10h45 às 12h Trilha de abertura: Pautas urgentes do mercado editorial mundial
Ementa: Breve discussão sobre os temas a serem abordados durante o evento: importância de cooperação entre os eventos literários nacionais; políticas públicas e programas de governo; programas de fomento à cultura e leitura; censura de livros; proteção de direito autoral frente à Inteligência Artificial; uso consciente da IA no mercado como ferramenta de trabalho; introdução do mercado à pauta ESG.
Participantes: Dante Cid (SNEL), Karine Pansa (IPA), Tomaz Adour (LIBRE), Ângelo Xavier (Abrelivros)
Mediação: Leonardo Neto
12h00 às 13h30 Intervalo para almoço
13h30 às 13h45 Apresentação: A Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBO) homenageia o Brasil em 2024
Expositor: Adriana Cecília Angel (Directora Feria Internacional del Libro de Bogotá)
13h45 às 15h15 Trilha Eventos literários: Políticas públicas e estratégias de cooperação
Ementa: O Brasil, sendo considerado um país com dimensões continentais, possui diferentes feiras literárias em seus milhares de municípios. Esta trilha propõe debater de que forma a organização dessas feiras podem se unir para promover eventos cada vez mais robustos e complementares. Como produzir uma agenda de eventos literários no país? O debate pretende discutir também sobre as políticas públicas relacionadas aos eventos literários.
Participantes: Fabiano Piúba (Secretario do Livro e Leitura - Ministério da Cultura), Yke Leon (Superintendente de Leitura e Conhecimento / Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro), Tatiana Zaccaro (Bienal Rio e Salvador), Cinthia Favilla (CBL/Bienal Internacional de São Paulo), Julio Ludemir (Flup), Bruna Reis (LER), Rogério Robalinho (Bienal de Pernambuco), Maximiliano Ledur (Feira do Livro POA), Cristina Figueiredo (Fliti - Tiradentes), Cristina Warth (Primavera dos Livros - LIBRE)
Mediação: Leonardo Neto
15h15 às 15h30 Intervalo
15h30 às 16h30 Trilha Formação Leitora: Novos cenários para o incentivo à leitura em um país continental
Ementa: Os convidados debaterão sobre os projetos bem-sucedidos do programa de incentivo à leitura, como as bibliotecas públicas de Salvador e Rio de Janeiro, além de trazer ações específicas como bibliotecas itinerantes etc.
Participantes: Nadja Cesar (FNDE), Aline Franca (Coordenadora-Geral de Leitura e Bibliotecas no Ministério da Cultura), Carolina Sanches (LER Conecta)
Mediação: (LED - Luz na Educação)
16h30 às 16h45 Apresentação: LED - Luz na Educação
Expositor:
16h45 às 17h Intervalo
17h às 18h30 Fórum Internacional de Editores (Abrelivros) apresenta: E agora? O avanço do digital e o futuro do papel na educação
Ementa: A tecnologia digital está presente em todas as esferas de nossa sociedade contemporânea. E, como não poderia deixar de ser, também nas salas de aula. Quais oportunidades pedagógicas e publicações digitais se abrem? Quais os limites e cuidados devemos ter nesse movimento para o digital? Essa transição deve implicar no fim da publicação impressa? Para onde estamos caminhando no Brasil, com os Programas do Livro? Questões como essas serão abordadas nesse painel, que contará com pesquisadores internacionais, editores e autoridades públicas, que compartilharão estudos, tendências, boas práticas e perspectivas sobre a digitalização na esfera da educação.
Participantes: Nadja Cesar (FNDE), José Borghino (secretário geral da IPA), Adriaan van der Weel (professor pesquisador da Universidade de Leiden)
Mediação: Eduardo Kruel (Abrelivros)
18h30 Encerramento primeiro dia
05 de Setembro - Terça-feira
09h30 às 10h00 Café de boas-vindas
10h00 às 10h40 PublisHer apresenta: Entrevista com Bodour bint SulTan Al Qasimi
Ementa: Bodour Al Qasimi, sheikha do emirado de Sharjah, fundadora da Kalimat Group e ex-presidente da International Publishers Assotiation (IPA), é a fundadora do PublisHer e tem extensa agenda pelo protagonismo feminino na indústria mundial do livro.
Entrevistada: Bodour Al Qasimi
Entrevistadora: Talita Facchini (PublishNews)
10h40 às 12h00 PublisHer apresenta: um grande bate-papo com a fundadora do PublishHer e a mulher no mercado editorial mundial
Ementa: O PublishHer é uma ação mundial liderada por mulheres do mercado editorial que tem como objetivo exaltar a participação de mais mulheres no mercado, especialmente na liderança, e sugerir ações que contribuam para uma menor desigualdade de gênero na indústria. Esta trilha propõe detalhar a ação e engajar o mercado para que mais mulheres possam aderir à causa e propor ações.
Participantes: Bodour Al Qasimi, Karine Pansa (IPA), Ana Lima (Rocco), Roberta Machado (Grupo Editorial Record), Camila Perlingeiro (MapaLab), Lizandra Magon (Editora Jandaíra), Paula Carvalho (Revista Quatro Cinco Um) , Flavia Bravin (Saber Educação/SNEL)
Mediação: Talita Facchini (PublishNews)
12h00 às 14h00 Intervalo para almoço
14h00 às 15h00 Trilha ESG: O Pacto Global e a jornada sustentável das editoras
Ementa: Diante das mudanças climáticas já sentidas em muitas regiões do mundo, a pauta ESG ganha cada vez mais evidência e relevância. O objetivo desta mesa é explicar de que forma os conceitos ESG podem fazer parte do DNA do mercado, a partir de uma mudança de cultura. Além disso, a mesa abrirá um debate sobre como pequenas ações podem dar o start para o início da caminhada ESG, uma jornada que costuma ser progressiva e muito particular de cada empresa.
Participantes: Dante Cid (SNEL), Juliano Griebeler (Fundação Pitágoras / Cogna Educação), Luciano Monteiro (Santillana)
Mediação:
15h00 às 15h15 Apresentação Consultoria ESG - SNEL
Expositor: Fernanda Cardoso
15h15 às 15h30 Apresentação AEJ - SNEL
Expositor: Lis Castelliano
15h30 às 15h45 Intervalo
15h45 às 16h45 Fórum Internacional de Editores (Abrelivros) apresenta: Diversidade étnico-racial nos Programas do Livro
Ementa: Por meio da educação e da literatura com enfoque nas relações étnico-raciais, a sociedade é incentivada a desconstruir barreiras, promovendo a construção de um futuro mais inclusivo e equitativo. Mas, para além da representatividade nas páginas da obra, vozes que representem essa multiplicidade é fundamental para garantir uma perspectiva autêntica e enriquecedora, que transcenda estereótipos e preconceitos. Esse painel pretende discutir a importância da diversidade na produção editorial brasileira, inclusive nos Programas do Livro, que entregam obras literárias e didáticas para mais de 30 milhões de estudantes. Desde o advento da Lei nº. 10.639/2003 os Programas passaram a exigir uma nova perspectiva sócio-histórica da população negra, valorizando e reconhecendo a participação de negras e negros na história brasileira e africana, e ampliando fontes, referenciais textuais e iconográficas. O que mais podemos fazer?
Participantes: Nilma Gomes (Ex-Ministra), Elizabeth Cardoso (Professora/Clube de Leitura Quindim)
Mediação: Ângelo Xavier (Abrelivros)
16h45 às 17h00 Apresentação pesquisa diversidade SNEL
Expositor: Gilson Lisboa (Wiabiliza)
16h45 às 17h00 Intervalo
17h00 às 17h15 Apresentação Consulado Geral da Argentina - Programa Sur de Traduções
Expositor: Maximiliano Alaniz (Consulado General de la República Argentina en Rio de Janeiro)
06 de Setembro - Quarta-feira
09h30 às 09h50 Café de boas-vindas
09h50 às 10h50 Trilha Inteligência Artificial: Uso consciente e possíveis impactos na indústria editorial
Ementa: A partir do surgimento de novas ferramentas de IA, como o Chat GPT, por exemplo, discussões relacionadas a ética e a segurança das informações tomaram novas proporções. Esta mesa propõe discutir essas ferramentas e de que forma elas podem ser inseridas no contexto do mercado.
Participantes: Dora Kauffman (Pesquisadora) , Bruno Mendes (Ediouro), Flavia Bravin (Saber Educação)
Mediação:
10h50 às 11h05 Intervalo
11h05 às 12h05 Trilha Inteligência Artificial: O futuro do Direito Autoral
Ementa: Frente ao cenário onde a IA cria novos conteúdos, surgem dúvidas quanto aos critérios e regras a serem adotados quando pensamos a quem pertence a autoria desses novos conteúdos e como protegê-los. Novas profissões, como o influenciador digital por exemplo, também acabam surgindo. Como caracterizá-lo como autor e como responsabilizá-lo pelo conteúdo gerado? Com a participação de advogados especialistas na área, esta mesa pretende debater o assunto e vislumbrar possíveis caminhos para a proteção do Direito Autoral.
Participantes: Dr. Gustavo Martins (Advogado Propriedade Intelectual), Dr. Dalton Morato (Advogado Direito Autoral), Dra. Patricia Peck (Advogado Direito Digital)
Mediação: Leonardo Neto
12h05 às 14h00 Almoço
14h00 às 15h00 PublishNews apresenta: O livro é mesmo caro no Brasil? Histórico, contexto e futuro do preço no Brasil
Ementa: Em julho, uma série de tuítes do comunicador e empresário Felipe Neto reacendeu uma discussão já antiga no Brasil, sobre o preço do livro no país. O influenciador escreveu: “Aqui é uma mistura de ganância com burrice que transforma o livro em item de elite. Isso precisa mudar”. Popular como é, Neto fez o assunto ganhar repercussão novamente. As mensagens ensejaram de comentários acalorados no Twitter a textos na imprensa e movimentações políticas em Brasília. Mas, afinal, o livro é mesmo caro por aqui? Antes de responder, é preciso conhecer os componentes do seu preço (mão de obra envolvida no processo editorial, impressão, distribuição, consignação etc), condições de leitura e letramento no Brasil, e outras particularidades do setor.
Participantes: André Conti (Todavia), Lizandra Magon (Jandaira), Mariana Bueno (Nielsen Book)
Mediação: Guilherme Sobota (PublishNews)
15h00 às 15h15 Apresentação PublishNews: Jovens Talentos
Ricardo Arcon (PublishNews)
15h15 às 15h30 Intervalo
15h30 às 16h30 PublishNews apresenta: As melhores empresas para trabalhar no mercado editorial
Ementa: São abundantes as pesquisas segundo as quais as pessoas felizes no – e com o – trabalho produzem mais e melhor. Formando um círculo virtuoso, a empresa oferece ao profissional um pacote em que pontos como remuneração, treinamento, estrutura, cobranças e recompensas estejam bem calibrados e recebe um combo proporcional em termos de entrega e satisfação. Tradicional e muitas vezes considerado refratário a mudanças e inovações, o setor livreiro está interessado nas práticas que têm feito organizações mundo afora serem classificas como lugares de alto-desempenho e ótimos ambientes de trabalho? Este painel trará reflexões sobre o tema, além de detalhes sobre a inédita lista “Melhores Empresas para Trabalhar do Mercado Editorial”, uma parceria entre o Great Place To Work e o PublishNews.
Participantes: Dante Cid, presidente do SNEL; Raíssa Pena, diretora de Comunicação & Impacto da Editora MOL; Marina Sobral, diretora-executiva do GPTW Brasil; e Daniela Diniz, autora do livro “25 anos de história da gestão de pessoas e negócios nas melhores empresas para trabalhar”
Mediação: Ricardo Arcon (PublishNews)


O Rio International Publishers Summit conta com a curadoria da livreira e consultora do SNEL, Martha Ribas, organização do time de comunicação do Sindicato, Camila Del Nero e Carlos Amaral, e com a produção executiva da especialista em ESG Fernanda Cardoso Zimmerhansl. O jornalista especialista no mercado editorial e cultural Leonardo Neto será o mestre de cerimônias do evento.

[18/08/2023 10:17:10]