Publicidade
Publicidade
O bule de ouro
PublishNews, Leonardo Garzaro, 29/05/2023
Em sua coluna, Leo Garzaro fala da sua primeira experiência na Feira do Livro de Abu Dhabi

Foi em Londres que eu contei para o Carlo Carrenho que também estaria na feira do livro de Abu Dhabi. Estávamos no estande do Brasil, entre uma reunião e outra, eu em busca de editoras interessadas em literatura brasileira, Carlo pronto para mais uma reunião sobre plataformas, audiobooks e catálogos com milhares de títulos sendo transmitidos de um país para o outro. Ele confirmou que também estaria por lá, e se interessou em saber quem havia me convidado. Expliquei meu contato com o pessoal do Arabic Language Center, e contei que viajaria de classe executiva pela primeira vez na vida, surpreso com o convite incluir discretamente essa informação. Carlo então comentou que eu conheceria o famoso bule de ouro.

É claro que eu não sabia do que ele estava falando. Aliás, em geral, quando converso com o Carlo Carrenho, não faço a menor ideia do que ele está falando. Nosso primeiro encontro foi na feira de Frankfurt. Eu perguntei para ele o que estava achando da feira, o que equivale a “oi, sumida” ou “você vem sempre aqui?” entre editores. Depois, disse que a tendência para o próximo ano editorial pareciam ser livros de bruxas, uma espécie de true-crime com Ronald Hutton, pelo que tinha visto nos estandes da Penguin e da Hachette. Carlo então comentou que a tendência editorial é indiferente para ele: o Brasil é um enorme consumidor de podcasts, mas muito tímido em audiobooks. A Suécia, onde vive, havia feito o mesmo caminho, e audiobooks se tornaram um fenômeno por lá. Enquanto isso, e-books estão estagnados. Ele estava na feira dando consultorias, conectando produtores de conteúdo e editoras às plataformas. Me senti besta, falando de bruxas e fadas enquanto Carlo me respondia com informações de transmissão de dados ou checadores de qualidade de produtos digitais. Foi assim nosso primeiro encontro, que deu a tônica de todos os outros.

O bule de ouro, pelo que o Carlo me explicou, é um diferencial da business class da Emirates Airlines. Segundo ele, uma vez no ar, o comissário de bordo abre um cofre e de lá retira o tesouro. Então, serve aos passageiros o café, passado na hora, usando o tal bule dourado. Empolgado com a viagem que se aproximava, contei para toda a família sobre isso. Pediram para que eu tirasse fotos. Contei também que o convite incluía um motorista, o que os parentes adoraram, pois foram poupados do famoso “me leva até o aeroporto?”. O que eu não disse é que pretendia, uma vez que não precisaria de carona, me desobrigar do “traz uma lembrancinha de Dubai!”. Não ter que comprar imãs de geladeira e miniaturas da mesquita pareciam uma boa.

Não foram esses apenas os preparativos da viagem. Antes de uma feira do livro, centenas de editores trocam mensagens para agendar reuniões, interessados em saber quem estará por lá. Há um grande grupo do qual a Rua do Sabão participa, o Publishers Without Borders, no qual as reuniões (e festas!) são combinadas com um mês de antecedência. Foi por lá que eu soube que meus amigos e editores egípcios, Ranya e Sherif Bakr, estariam na feira, o que seria uma oportunidade de fechar alguns negócios. Também agendei uma reunião com a Silvia Vassena, agente de Milão. E me antecipei e avisei todos os editores conhecidos do Oriente Médio que eu estava a caminho: seria uma oportunidade para encontrar pela primeira vez o Hatem Alshehri, da Arábia Saudita, e o Sturt Debar, editor independente britânico, ambos interessados em construir um catálogo de literatura brasileira. Uma feira do livro começa muito antes do dia em que os portões se abrem.

Cheguei na feira do livro com um dia de antecedência, o que foi ótimo para me adaptar ao fuso e ainda conhecer alguns pontos turísticos. Conheci o Louvre de Abu Dhabi e a grande Mesquita (que tem um shopping em baixo — é genial!). Encontrei o Carlo Carrenho e tentamos uma viagem rápida até Omã, apenas para conhecer a capital, mas não daria tempo. Havia um concierge, atencioso e solicito, o Hassem, que ficou encantado ao descobrir que havíamos nascido no mesmo dia. O curioso é que ele era apaixonado por horóscopo, e toda hora queria puxar assunto para falar que éramos taurinos e dos nossos ascendentes. Me senti em casa: equivalia a conversar com minhas tias no Brasil! Aliás, independente da conversa astrológica, ocasionalmente me questionam porque faço tantos negócios em Sharjah e Abu Dhabi: uma importante razão é que, enquanto em Londres e Frankfurt é preciso sempre explicar tudo para a imigração, encontrar hotel, se localizar na feira, tudo por conta própria, no Oriente Médio a recepção é impecável. É um ambiente negocial muito melhor.

A feira, claro, estava linda. Múltiplas entradas, uma enorme área de circulação. Apresentações culturais nos corredores, com danças típicas. Muitos expositores, praticamente nenhum espaço desocupado. Palestras em três áreas, simultaneamente, porém sem que o som de um lugar atrapalhasse o do outro. Uma grande área para a imprensa e outra para os editores, com almoço, para que não fosse preciso sair da feira em busca de uma refeição. Uma centena de pessoas trabalhando na organização. Cumpri com tranquilidade o cronograma de reuniões, encontrei todos os editores com quem havia combinado, abri novas portas para a venda de direitos de autores brasileiros na Alemanha, Irã, China e Emirados Árabes. Consegui oficializar um apoio comercial à edição de literatura árabe no Brasil. Voltei para casa satisfeito.

E o bule de ouro? Quando cheguei, foi a primeira coisa que a família perguntou, logo após receberem os chaveirinhos, imãs de geladeiras e outros cacarecos (não tem jeito...). Pois é, nem sinal. Devem ter desativado a mordomia. No longo voo de volta, com quinze horas de duração, pensava justamente nisso: quem vê de fora os editores envolvidos no projeto do Brazilian Publishers, viajando para lá e para cá, fazendo reuniões em múltiplos idiomas, pode ter a impressão de que estamos em um conto das arábias, em um “negócio da China”, bebendo café em um bule de ouro. Não, isso não existe. Porém, aqui e ali, de feira em feira, vamos construindo relacionamentos e nossos projetos editoriais. Sem mágica.

Leonardo Garzaro é escritor, editor e jornalista. Paulista, nascido em 1983, fundou diferentes editoras independentes e editou dezenas de livros. Seu primeiro romance, o infantojuvenil O sorriso do leão, teve os direitos vendidos para editoras de seis países, com traduções para o inglês, espanhol, turco e árabe. Alguns de seus contos foram publicados na premiada revista norte-americana Literal Latin Voices. É consultor de literatura brasileira das editoras Interzona, da Argentina; Arlequin Ediciones, do México; e Corredor Sur, do Equador. Lançou em 2022 O guardião de nomes, que foi elencado como um dos melhores romances de 2022 pelo Suplemento Literário Pernambuco.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Aos autores consagrados, só posso dizer: desistam. Uma vez publicado, um livro não mais pertence ao autor
A editora havia sido inaugurada poucos antes quando um agente me trouxe a proposta: Que tal publicar o livro do rei do TikTok?
Ao saber que 20 artistas se reúnem para desenhar uma livraria, em um sábado pela manhã, sinto uma enorme esperança
O editor argentino Luciano Paez Souza se diz um afortunado por ter nascido não em um berço de ouro, mas sim em um berço de livros; ao conhecer a sua história, é difícil discordar
Segundo a ANL, o Brasil tem 2.972 livrarias, 1.167 em São Paulo. Esta é a história de uma delas
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Estou satisfeito com meus livros. Desejar ter escrito outros é como desejar ter outra religião, outra língua, outra cabeça.
Orhan Pamuk
Escritor turco
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar