Publicidade
Publicidade
Podcast do PublishNews #379 – Formação de leitores, com Zoara Failla e Eliz Galvão
PublishNews, Redação, 14/07/2025
Um dos assuntos da conversa é o lançamento do livro 'Retratos da leitura no Brasil – Volume 6', que analisa a queda no número de leitores apontada na Pesquisa

Neste episódio do Podcast do PublishNews, uma conversa sobre um dos grandes desafios do país: a formação de leitores no Brasil. O programa recebe Zoara Failla, socióloga e coordenadora da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, e Eliz Galvão, produtora, empresária, consultora e gestora da Liga Criativa, coletivo pernambucano com projetos voltados para a questão da leitura, entre outros.

Um dos assuntos da conversa é o lançamento do livro Retratos da leitura no Brasil – Volume 6, que analisa a queda no número de leitores apontada na Pesquisa e os desafios enfrentados na formação de leitores. O livro pode ser acessado aqui, de maneira gratuita. As duas profissionais compartilham suas experiências e reflexões sobre a importância da leitura, o papel da família e da escola, e a necessidade de políticas públicas eficazes.

Este episódio é um desdobramento da matéria Com dificuldades históricas e estruturais, Brasil vive impasses na construção de uma nação de leitores, veiculada na primeira edição da Revista PublishNews (impressa), lançada em junho de 2025.

Este podcast é um oferecimento de Câmara Brasileira do Livro (CBL), MVB América Latina e UmLivro. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Um dos principais traços do evento deste ano foi uma mudança de tom nas discussões sobre inteligência artificial
No episódio, convidados discutem a importância do evento para a literatura da região, a programação voltada para jovens, a acessibilidade e os resultados de vendas
Recebemos três profissionais brasileiras que vão ao evento em diferentes modalidades, destacando a importância da Feira para o mercado editorial
Publisher Luís Américo Tousi Botelho destaca a evolução da editora ao longo de três décadas
Escritor compartilha sua jornada literária, temas que valoriza na literatura e o processo de encontrar uma voz no processo de escrita
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Há uma grande possibilidade se abrindo, com um uso de uma IA ética e responsável, que contribua para incluir alunos com necessidades especiais
Um dos principais traços do evento deste ano foi uma mudança de tom nas discussões sobre inteligência artificial
Ao apoiar um desfile, a Estante Virtual sinaliza uma mudança: o livro começa a sair da estante para circular onde as conversas culturais realmente acontecem
Nesta semana, a Área Indie traz obra finalista do Prêmio Jabuti 2025
Não basta traduzir a realidade em imagens mais acessíveis: é preciso criar experiências que humanizem, que provoquem e que permaneçam
Em literatura, o meio mais seguro de ter razão é estar morto.
Victor Hugo
Escritor francês

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar