O 11º relatório de 2022 mostra que no acumulado do ano – de janeiro até 6 de novembro – foram vendidos 47,65 milhões livros, com um faturamento de R$ 2,06 bilhões, valores superiores em relação ao ano anterior em 4,06% e 8,59%, respectivamente. Em 2021, o mercado editorial já celebrava uma performance que era superior ao ano inteiro de 2020.
Novembro 2022 x Novembro 2021
Nesse 11º período (10 de outubro a 6 de novembro), que antecedeu a Black Friday, o setor registrou um bom resultado em faturamento. O aumento foi de 6,44%, chegando a R$ 162,32 milhões contra R$ 152,5 milhões alcançados em 2021. Em volume, a variação foi de apenas 0,21%. Em números reais, significa que foram comercializados 3,75 milhões de livros em 2022 contra 3,74 em 2021.
O preço médio do livro também apresentou uma variação positiva de 6,21%, passando de R$ 40,76 em 2021 para R$ 43,29 em 2022.
Outro fator a ser notado é o número de ISBNs no período. “Chama a atenção a redução da bibliodiversidade do mercado, ou seja, a quantidade de ISBNs movimentados dentro de cada período. Apresentando valores negativos pelo quarto período consecutivo neste ano, este último traz uma diminuição de 7,38% em relação ao mesmo período do ano passado. Tal fato torna o período atual o de menor bibliodiversidade dos últimos 24 meses”, comenta Ismael Borges, Territory Manager da Nielsen Book do Brasil.
Importância dos gêneros
Não Ficção Especialista apresentou mais uma queda de 2,72 p.p., seguindo os resultados vistos nos últimos painéis e passando a representar 24,79% do faturamento do setor. Em contrapartida, Ficção novamente tem o melhor resultado, com variação positiva de 1,42 p.p. Isso significa que o gênero representa 26,39% do faturamento em 2022, ante os 24,97% vistos em 2021.
Infantil, Juvenil e Educacional teve uma variação positiva de 1,19 p.p. e Não Ficção Trade, uma variação também positiva de apenas 0,11 p.p.
Metodologia
O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.
As varejistas monitoradas pela Nielsen são: A Página Livraria, Amazon.br, Americanas, Americanas.com, BIG BIG, Bom Preço, Carrefour, Cultura, Curitiba, Disal, Escariz, Extra, Leitura, Livraria da Vila, Livraria Loyola, Magazine Luiza, Martins Fontes, Nobel, Pão de Açúcar, Saraiva, Shoptime, Submarino.
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