Publicidade
Publicidade
O Brasil Voltou
PublishNews, Paulo Tedesco, 21/11/2022
Em sua coluna, Paulo Tedesco fala sobre o que esperar depois do resultado das eleições

O Brasil voltou, para felicidade geral da nação e para esperança de todos. E voltou num degrau maior, agora como exemplo de democracia, resistência, e principalmente com maturidade, sem estardalhaço ou pirotecnia. O mundo todo nos olha e as cabeças progressistas se perguntam, afinal, como a democracia exemplar, que era a estadunidense, modelo a ponto de influenciar globalmente outras nações, de repente cede para uma nação tão contraditória como o Brasil?

A resposta é que o povo elegeu diretamente, voto a voto, e numa nação continental, recheada de desigualdades, seja em tecnologia, seja com suas sociais e econômicas, um novo presidente do executivo, renovou suas câmaras federais, trocou para novos governadores e suas câmaras estaduais, e trouxe vida nova pelos próximos quatro anos. Enfim, fizemos o dever de casa após as ditaduras militares e ao militarismo tão comum no século XX.

E não é pouco, não mesmo. Mas também renovamos ELETRONICAMENTE, de forma segura, transparente e até com acessibilidade, ou seja, tinha imagem colorida do candidato e candidata e ainda audiodescrição na tela da urna! Portanto, de forma inovadora e sem sequer uma vírgula a ser contestada, demos um espetáculo de vida política.

Não há, no mundo, uma nação como a nossa e com essa capacidade. Não há. E isso nos enche de orgulho. Muito. Afinal derrotar os inimigos da democracia, da cultura e da arte, gente aliada ao nazismo e ao fascismo, à violência e à estupidez, aliados ao poder econômico estatal e privado, não é bem assim. Não foi uma vitória qualquer.

Mas vamos falar de livros, de editoras, da esperança renovada no coração de cada escritor e editor brasileiro pelos programas de incentivo ao mundo do livro e da leitura. Vamos falar da esperança da retomada da economia que solapou o dinheiro do povo. Ora, falam em recessão de 10%, que mentira. Pois se os principais insumos da economia, os alimentos, o material de construção e tudo o mais subiram 100%, alguns 200% ou 300%, como é que podemos ter inflação de 10%? Alguém está mentindo aqui para não reajustar salários e não dar poder ao povo de comprar livros...

E é disso que precisamos, comprar livros. Precisamos mais tradutores e mais peso para financiar a língua portuguesa brasileira fora do país. Precisamos retomar nossa língua, massacrada pelos jargões empresariais e pela indústria digital. Precisamos ensinar inglês, espanhol, chinês nas escolas, mas precisamos salvar o português desse mundo de grandes companhias do mercado digital. Temos, por lógica, que saber ler e escrever em português, antes do inglês.

Só o estado pode proporcionar a retomada. Não há compreensão outra diante da crise profunda, do desemprego e violência, ao que se somam nuvens escuras na economia externa e uma guerra europeia de alcances atômicos. Viva o Brasil, via a democracia e o livro brasileiro.

Paulo Tedesco é escritor, editor e consultor em projetos editoriais. Desenvolveu o primeiro curso em EAD de Processos Editorais na PUCRS. Coordena o www.editoraconsultoreditorial.com (livraria, editora e cursos). É autor, entre outros, do Livros Um Guia para Autores pelo Consultor Editorial, prêmio AGES2015, categoria especial. Pode ser acompanhado pelo Facebook, BlueSky, Instagram e LinkedIn.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre o poder da palavra do jornalista, do escritor, da editora e críticos literários
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre o perigo do monopólio para o mercado editorial
Um pedido de apoio ao mercado editorial e gráfico gaúcho
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
A L&PM foi a pioneira na produção, mas principalmente na manutenção das vendas de livros de bolso no Brasil
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Dr. Marcos Sudario dos Santos não apenas oferece orientações práticas, mas também aborda questões emocionais e psicológicas que acompanham a chegada de um novo membro na família
Na 32ª Convenção Nacional de Livrarias, José Castilho, Fabiano Piúba, Jeferson Assumção e Fernanda Garcia discutiram a importância das políticas públicas e o papel das livrarias no assunto
Esta semana, 'Os passarinhos' dão espaço para a nova Sofia Marujo
Seção publieditorial do PublishNews apresenta a obra 'O chá das cinco', de Michelle Franzini Zanin e que será lançado na Bienal do Livro no dia 7 de setembro, às 10h30
Literatura é, acima de tudo, prazer, sem isso, é bobagem.
Ignácio de Loyola Brandão
Escritor brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar