O objetivo do prêmio é reconhecer os profissionais de vendas e marketing por trás dos livros de sucesso que figuram nas listas dos mais vendidos e ganham o público o ano inteiro, sendo também, o primeiro prêmio no país direcionado especificamente para aqueles que cuidam da comercialização dos livros.
Nesta sexta edição, depois de ouvir muitas considerações e sugestões do mercado, o PN decidiu fazer algumas modificações e aprimorar as regras do prêmio, agora mais democrático e desafiador. A ideia principal é que a cadeia do livro participe ativamente da escolha do melhor profissional do ano. Para isso, convidaremos os representantes dos seguintes grupos: 23 livrarias (2 pontos), 27 editoras (2 pontos), 5 distribuidoras (2 pontos), 1 grupo especial (2 pontos) e voto popular/leitores (4 pontos).
Os representantes de cada grupo poderão votar na lista de participantes previamente inscritos no prêmio. Os votos do grupo possuem força de voto coletivo, ou seja, são somados e o indicado mais votado pelo grupo ganhará 2 pontos.
Outro ponto que merece destaque é o voto do público, importante para que se crie uma consciência coletiva sobre quem são os profissionais por trás dos sucessos editoriais, além de possibilitar um engajamento maior em torno da premiação. Por isso, tem peso 4 (pontos), sendo a única categoria que pontuará dessa forma.
Todas as regras do prêmio, assim como a lista com as editoras e livrarias participantes, você encontra clicando aqui.
O ganhador do prêmio será o candidato mais votado pelo número relativo somado dos grupos e em caso de um empate, uma comissão especial formada pelo PublishNews terá o voto de minerva e definitivo sobre o ganhador.
Para se inscrever, ou ser indicado, é necessário enviar e-mail para premiopublishnews@publishnews.com.br com os dados pessoais do candidato, além de um testemunhal apresentando resultados, números e ações empreendidas na área.
O vencedor será conhecido no dia 25 de maio, em uma cerimônia no Goethe-Institut (Rua Lisboa, 974 – São Paulo / SP), a partir das 18h30.
Para acompanhar a cerimônia, é necessário fazer uma inscrição prévia clicando aqui.
Nos últimos anos, o Prêmio Profissional de Marketing e Vendas do Ano já foi concedido para Heloisa Daou (2016), Antonio Bitiati (2017), Daniela Kfuri (2018), Corina Campos (2019) e Eduardo Krause (2020)