Hoje é a grande noite do Prêmio PublishNews
PublishNews, Redação, 25/05/2022
Cerimônia vai matar a ansiedade dos seis finalistas do prêmio mais concorrido da festa, para o Profissional de Marketing e Vendas do Ano. No total, são 11 categorias, para valorizar livros e as pessoas por trás desse lançamentos

Chegou a grande noite! Hoje será feita a entrega do Prêmio PublishNews 2021. Em sua sexta edição, ele foi criado para reconhecer os livros mais vendidos do ano anterior e os profissionais de vendas e marketing por trás desses sucessos de prateleira. Trata-se do primeiro prêmio direcionado especificamente para aqueles que cuidam da comercialização dos livros. A festa é hoje, no Goethe-Institut, em São Paulo. A recepção aos convidados começa às 18h, e a cerimônia está marcada para às 18h30. Após a premiação, haverá o já tradicionalíssimo coquetel do PublishNews.

São 11 prêmios. O maior suspense da noite fica com a categoria Prêmio Profissional de Marketing e Vendas do Ano, que é a celebração e o reconhecimento dos feitos realizados pelos colaboradores de vendas e marketing das editoras. Apenas a abertura do envelope com o nome do vencedor vai matar essa ansiedade. Os seis finalistas – em ordem alfabética – são Jardel Carvalho (Grupo GEN), Juliana Ferreira (Grupo Ediouro), Lilian Cardoso (LC – Agência de Comunicação), Luciana Fracchetta (Antofágica), Simei Junior (Bok2 / Bookwire) e Wendel Isler (Catavento).

Mas vale torcida em outras categorias. Desde 2019, o Prêmio PublishNews conta com uma categoria especial, o Prêmio Metabooks, que dá reconhecimento a editores e livreiros que mais se destacaram no uso de metadados ao longo do último ano. Os metadados vêm cada vez mais mostrando sua importância e relevância. Essa espécie de “ficha corrida” do livro deve trazer todas as informações possíveis sobre a obra e facilita ao consumidor na hora de procurar por um título específico ou mesmo indicar outro título que tenha o perfil daquele leitor. Em resumo, os metadados se tornaram uma ferramenta fundamental na hora de vender um livro.

Assim, mais uma vez, Metabooks Brasil apurou, com base na pontuação gerada automaticamente pelo sistema da plataforma de metadados, os três finalistas nas suas duas subcategorias. Em Editoras, os finalistas são (em ordem alfabética) Biruta, Difusão Editora e Editora Europa. Em Livrarias, os finalistas são Amazon, Livraria Unesp e Livraria da Vila. Os vencedores em cada uma das subcategorias serão revelados na cerimônia de entrega do prêmio.

O Prêmio PublishNews fará uma homenagem especial, justíssima, para Carlo Carrenho, o homem que fundou o PublishNews no Brasil. Economista formado pela USP, com especialização em edição de livros e revistas na Radcliffe Publishing Course, em Cambridge (EUA), ele diz que gosta muito de livros, mas se apaixonou mesmo pelos processos do mercado editorial. Essa predileção o levou ao projeto visionário de um site noticioso e analítico sobre o mundo de editoras e livrarias. Receber o troféu de Contribuição ao Mercado Editorial é um reconhecimento do sucesso desse projeto e também de uma atuação dinâmica que levou Carrenho a trabalhos, palestras e mesas de debate em países como EUA, Alemanha, Suécia, China, África do Sul, Inglaterra e Emirados Árabes, entre outros. Sem poder vir ao Brasil hoje, ele participará por uma entrevista em vídeo, exibida na festa.

O prêmio é realizado pelo PublishNews e pela agência #coisadelivreiro®, com apoio da Câmara Brasileira do Livro, MVB Brasil, Amazon.com e Goethe-Institut.

Além desses quatro prêmios já comentados, estes são os outros que serão entregues nesta noite.

São cinco categorias baseadas nos números de vendas da lista anual de mais vendidos de 2021:

Mais vendidos de ficção (1°, 2° e 3° lugar)
Mais vendidos de não ficção (1°, 2° e 3° lugar)
Mais vendidos de infantojuvenis (1°, 2° e 3° lugar)
Mais vendidos de negócios (1°, 2° e 3° lugar)
Mais vendidos de autoajuda (1°, 2° e 3° lugar)

E mais dois prêmios especiais

Prêmio de Livro Mais Vendido do Ano
Prêmio de Editora do Ano

O Goethe-Institut fica no bairro de Pinheiros, na Rua Lisboa, 974. A entrada é restrita a convidados já cadastrados.

[25/05/2022 12:00:00]