Publicidade
Publicidade
As redes e os nós editoriais
PublishNews, Paulo Tedesco, 22/04/2022
Em nova coluna, Paulo Tedesco fala sobre a abundância de livros piratas em PDF vendidos na internet de forma ilegal e com muitos erros de revisão e gramática

Por força do ofício, frequento no Facebook os grupos de leitura e outros do ambiente editorial, como um em que fui adicionado como administrador, e até hoje sigo cuidando, o Mundo das Editoras. Em tais grupos, a quantidade de gente a oferecer livro pirata digital, e até pirata em papel, é impressionante. Livros em PDF não são nada difíceis de conseguir, inclusive há links de drives virtuais com uma gama enorme de títulos.

Sempre que posso reclamo abertamente e denuncio, ou chamo a editora responsável pelo título, mas sou isolado. Não faz muito, chamei a Editora 34, pois, como fã da literatura russa, me senti ofendido com a liberação de livros da 34 num grupo de mais de 30 mil seguidores. E, embora tenha demorado, a editora reagiu e conseguiu mudar o cenário.

Mas nem só de vítimas as editoras e os autores se apresentam nesses grupos. Qual não foi a surpresa quando um leitor avisava que ocorriam erros grotescos de português, e em abundância, num livro de direito autoral liberado e de impressão recente. A sucessão de questionamentos e perguntas, no fio da postagem, também surpreendia. Muita gente trazia outros casos, ou dava pitaco sobre o que o leitor, indignado com toda a razão, deveria fazer.

Jane Austen era a paixão deste leitor, e, me parece, ele havia juntado suadamente o dinheiro para ter a obra dos sonhos, e ao começar a jornada da leitura, deu com erros muito além de digitação ou de algum deslize do revisor. Na reclamação inicial, que por mais de uma semana ainda gerava novos e inúmeros comentários, citava que a editora era ligada a uma grande livraria virtual. Embora não tradicional em livros de ficção, era realmente estranho uma livraria ter se aventurado num selo e em publicação por conta.

Nos comentários da mensagem inicial deste leitor, soube-se que a editora de fato era ligada à livraria, e que havia retornado dizendo verificar o que ocorrera. E aqui fica a reflexão nesse longo texto em tempos de textos curtos: um esforço editorial gigantesco, como todos os que resultam em livros com editoras, não deveria ir para o lixo, não dessa maneira.

Piratear gratuitamente ou por poucos reais, não seria, então, o melhor? Afinal, comprar um livro, esperar às vezes 20 dias para receber, e o livro aparecer com erros gritantes, é de uma tristeza pela qual quem gosta de livros de imediato sente arrepios. E, diante da situação, não é nada difícil imaginar o pensamento dos milhares de leitores e frequentadores desses grupos nas redes sociais...

Paulo Tedesco é escritor, editor e consultor em projetos editoriais. Desenvolveu o primeiro curso em EAD de Processos Editorais na PUCRS. Coordena o www.editoraconsultoreditorial.com (livraria, editora e cursos). É autor, entre outros, do Livros Um Guia para Autores pelo Consultor Editorial, prêmio AGES2015, categoria especial. Pode ser acompanhado pelo Facebook, BlueSky, Instagram e LinkedIn.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Tags: Editora 34
Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
A L&PM foi a pioneira na produção, mas principalmente na manutenção das vendas de livros de bolso no Brasil
Tivemos o prazer de ler um livro carnavalizado e carnavalizando! E há quem diga que a literatura nacional naufragou...
Paulo Tedesco escreve sobre a valorização do trabalho manual versus o trabalho intelectual e criativo
Em novo artigo, Paulo Tedesco lembra que 'nunca é tarde para reagir' e que ainda há muito a ser feito em 2024
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Só se pode ler por prazer.
José Luis Borges
Escritor argentino
(1899-1986)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar