Publicidade
Publicidade
Quem tem medo de escritores negros nas escolas?
PublishNews, Henrique Rodrigues, 29/03/2022
Em sua coluna, Henrique Rodrigues defende o contato entre autores e alunos como estímulo à leitura crítica

Não tem muito tempo, a visita de escritores nas redes escolares era algo bastante raro. Para muitos estudantes, e me incluo nesse grupo, o autor era aquela foto de um senhor barbudo de outro século, que havia criado um monte de coisa abstrata e sobre a qual seria necessário decifrar aquele temido “o que o escritor quis dizer”. Um óbvio processo de deformação de leitores.

Daí que se estabeleceram práticas paralelas entre o que se entende por leitura como obrigação escolar e aquela “por prazer”, como se fossem processos bastante distintos e inconciliáveis. Mais recentemente, com o aumento das compras de literatura contemporânea por editais públicos, somadas ao fácil acesso a escritores pelas redes sociais e em eventos culturais, esse quadro tem mudado.

Se na Educação Básica as leituras literárias ainda são majoritariamente determinadas pelas grandes “editoras didáticas”, que contam com todo um aparato de divulgação e vendas, as universidades têm adotado obras com mais diversidade, cujos autores participam das aulas, contribuindo para o aprofundamento dos debates. De todo modo, visitar escolas tem sido mais comum, especialmente entre autores e livros premiados.

A visita de Jeferson Tenório, vencedor do Prêmio Jabuti com o ótimo romance O avesso da pele (Companhia das Letras), a uma escola particular baiana seria um desses encontros, nos quais uma obra lida e trabalhada em sala de aula é complementada pela presença do escritor. Após o anúncio da visita, Tenório começou a receber ameaças anônimas, conforme divulgado na imprensa. Por questões de segurança, o bate-papo foi realizado de forma on-line, e mesmo assim as mensagens agressivas continuaram.

Infelizmente, não se trata de um caso isolado. A censura e outras formas de ataques a artistas de todas as áreas têm sido recorrentes. No campo da literatura, alguns casos seriam cômicos se não fossem trágicos, conforme já escrevi aqui.

O ódio gerado pela leitura de O avesso da pele tem teor racista, uma vez que está relacionado à negritude do autor e dos protagonistas do romance. É uma ironia perversa que o fato tenha ocorrido logo numa escola: o romance de Tenório trata justamente de um professor negro assassinado por policiais que o haviam tomado por bandido. O recurso técnico da segunda pessoa faz do próprio leitor um personagem a quem o narrador se dirige, o que torna a história ainda mais incisiva. E sendo na Bahia, estado cuja população tem grande orgulho das origens e heranças africanas, o caso ainda chama mais a atenção.

Esse episódio simboliza bastante o momento em que vivemos. Artistas são censurados e atacados como se fossem terroristas, milicianos ocupam posições de poder e uma parcela da população assina embaixo. Por outro lado, não deixa de atentar para o fato de que a literatura, não raro vista como manifestação artística menor e desimportante, incomoda profundamente. Quando pessoas se dispõem a atacar um artista, significa que elas foram cutucadas em algo sobre o qual, acreditam, não se pode falar.

A visita de escritores negros a escolas precisa ser defendida e estimulada por vários motivos. Primeiramente, porque existe a Lei 10639/03, mais conhecida do que devidamente cumprida, que versa sobre a obrigatoriedade do “ensino da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil”. Em segundo lugar por um fato óbvio: segundo o IBGE, 54% da população brasileira é negra (incluindo pardos), de modo que seria natural os escritores brasileiros também existirem e receberem espaços nessa mesma proporção. Ou não pode? E, por último, porque esse é o perfil étnico também dos alunos, que devem se ver representados na mesma proporção entre os artistas a cuja obra têm acesso.

E vale lembrar: o chamado “letramento literário” é um processo formativo de professores, que busca não só aumentar a bagagem cultural desses profissionais, mas também criar um leque de possibilidades de atividades de mediação. A presença de escritores, rappers, slammers, contadores de histórias e demais profissionais da palavra na vida escolar deve ser parte integrante de uma política pública saudável para a formação da cidadania e da leitura de mundo.

Esse processo ainda não é parte da nossa cultura em termos de escala. Por esses dias, o escritor Joca Reiners Terron me lembrou da grata surpresa que teve no México, onde a vida literária está íntima e sistematicamente ligada à experiência escolar. Quando escritores visitam os espaços de ensino, todos saem aprendendo.

Quando um escritor negro é ameaçado de morte por visitar uma escola, acende-nos um alerta que só pode ser respondido com mais educação, escuta e afeto. Que é, aliás, o grande tema do romance O avesso da pele, livro que merece ser lido e discutido em sala de aula, como tantas obras que podem despertar a consciência cidadã dos alunos.

Afinal, como o narrador do livro diz ao personagem que também somos nós: “Até o fim você acreditou que os livros poderiam fazer algo pelas pessoas”.

Henrique Rodrigues nasceu no subúrbio do Rio de Janeiro, em 1975. É curador de programações literárias e consultor para projetos e programas de formação de leitores. Formou-se em Letras pela Uerj, cursou especialização em Jornalismo Cultural pela Uerj, mestrado e doutorado em Letras pela PUC-Rio. Já foi atendente de lanchonete, balconista de videolocadora, professor, superintendente pedagógico da Secretaria de Estado de Educação do RJ, coordenador pedagógico do programa Oi Kabum! e gestor de projetos literários no Sesc Nacional. É autor de 24 livros, entre poesia, infantis, juvenis. www.henriquerodrigues.net

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Henrique Rodrigues comenta a recorrente perseguição à literatura contemporânea
Em nova coluna, Henrique Rodrigues comenta as temáticas literárias das escolas de samba do Carnaval carioca
Em sua coluna, Henrique Rodrigues reflete sobre o papel das premiações na trajetória de autores
Em sua coluna, Henrique Rodrigues faz duas críticas sobre pontos recorrentes à Bienal do Livro e defende a implementação de atividades de leitura no cotidiano
Em sua coluna, Henrique Rodrigues reflete sobre como os eventos literários podem criar desdobramentos locais
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Aos autores consagrados, só posso dizer: desistam. Uma vez publicado, um livro não mais pertence ao autor
Novo livro de Carla Serafim se dirige diretamente ao coração, instigando-o a trilhar o caminho do amor-próprio
Uma obra corajosa surge, iluminando os bastidores da sociedade e propondo uma análise única sobre a Rede de Proteção Social
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos das editoras Ases da Literatura e da Uiclap
A autora Larissa Saldanha compartilha sua história sincera e inspiradora, revelando como por muito tempo viveu sem compreender sua verdadeira identidade e propósito
Uma das manias é colecionar pequenas ideias que podem se transformar num romance. Não sei qual é a minha obsessão literária.
Lourenço Mutarelli
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar