Publicidade
Publicidade
Cultura e democracia, agora é a hora
PublishNews, Paulo Tedesco, 22/03/2022
Em nova coluna, Paulo Tedesco propõe defesa do bem público e da liberdade intelectual em tempos de eleição e pandemia

Quando a democracia funciona, a exemplo de empresas, entidades e órgãos públicos, todo o resto também funciona. Se houver no comando um cargo eletivo, ou seja, onde se é eleito por um determinado período de tempo para gerenciar ou governar, a responsabilidade, me parece, é ainda maior, afinal a governança diz respeito a algo que não é seu, e que pertence àqueles que o elegeram, e que continuarão no mesmo lugar quando da alternância no poder. Quem sai sempre deixa um legado.

Esse compromisso é algo maravilhoso da democracia, e, precisamente por isso, quando há golpes, quando há mudanças bruscas e totalmente à revelia dos eleitores ou daqueles com poder da escolha, a vida de todos é colocada em risco. E fica fácil perceber um mundo à deriva, nesse caso, sempre sujeito à lei do mais forte e ao malandro da ocasião, o que abre as portas ao caos e à violência em todos os níveis de um país ou simplesmente de uma entidade.

O Brasil, portanto, passou e ainda passa por uma infeliz frequência de golpes e contragolpes. A intenção deste artigo, porém, é pedir a união e a boa articulação do mundo editorial e da cultura como um todo, mas, sobretudo, pedir a consciência de que a hora é essa. Agora é a hora de nos articularmos para a defesa da boa cultura e da educação de qualidade, como deve ser e como pauta política nesse 2022 de eleições quase gerais, ainda em meio à pandemia, que promete perdurar pelo menos até 2023.

Estamos inarredavelmente num impasse. É nítido. A onda conservadora retrógrada que tomou o poder nas últimas eleições não apresentou nenhuma solução de monta para a vida dos brasileiros. Pelo contrário, enterrou perspectivas, liquidou estatais e, pior, desarticulou as principais conquistas educacionais e culturais que resistiam ao longo dos anos. Somente a transformação do Ministério da Cultura em uma mera secretaria, por si, é um desastre e tanto.

Não há necessidade de mais pautas e linhas do que a defesa do bem público e da liberdade intelectual, como motes para o setor da cultura e do editorial. A defesa do bem público e dos órgãos essenciais à superação do desastre atual e da liberdade intelectual, pressupõe ser contra a censura, contra o ódio e o preconceito. Mas, principalmente ser a favor da bibliodiversidade e do incentivo à educação pública e gratuita, para que os sonhos e os desejos de todos sejam bem acomodados e respeitados, sem discriminação nem atropelos no comando do grande aparato governamental brasileiro.

Paulo Tedesco é escritor, editor e consultor em projetos editoriais. Desenvolveu o primeiro curso em EAD de Processos Editorais na PUCRS. Coordena o www.editoraconsultoreditorial.com (livraria, editora e cursos). É autor, entre outros, do Livros Um Guia para Autores pelo Consultor Editorial, prêmio AGES2015, categoria especial. Pode ser acompanhado pelo Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
A L&PM foi a pioneira na produção, mas principalmente na manutenção das vendas de livros de bolso no Brasil
Tivemos o prazer de ler um livro carnavalizado e carnavalizando! E há quem diga que a literatura nacional naufragou...
Paulo Tedesco escreve sobre a valorização do trabalho manual versus o trabalho intelectual e criativo
Em novo artigo, Paulo Tedesco lembra que 'nunca é tarde para reagir' e que ainda há muito a ser feito em 2024
As distantes galáxias separadas da Terra pelo vácuo parecem muito com as críticas, por exemplo, sobre o preço do livro
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
O verdadeiro objetivo da minha vida talvez seja apenas este: que meu corpo, minhas sensações e meus pensamentos se tornem escrita, isto é, algo inteligível e geral, minha existência completamente dissolvida na cabeça e na vida dos outros.
Annie Ernaux
Ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura 2022
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar