Publicidade
Publicidade
A pandemia não foi bolinho nem gripezinha
PublishNews, Paulo Tedesco, 17/12/2021
Em sua coluna, Paulo Tedesco fala sobre o ano que passou, as lições aprendidas e os desafios enfrentados

Aliviada a pandemia, embora ainda não terminada, aos poucos foi ficando claro o grande volume de gente querendo publicar e fazer ler suas histórias e pensamentos sob o formato de livro. Lançamentos pipocaram por livrarias e os anúncios e avisos nas redes sociais com maior intensidade nos últimos meses desse 2021, nos fizeram ver que a vida intelectual parecia rebrotar no Brasil.

Não fosse o negacionismo criminoso do governo central brasileiro, possivelmente teríamos um 2021 próximo da normalidade, o que, ainda que pese a variante Ômicrom da gripe – que foi longe de ser uma “gripezinha” –, poderíamos termos visto lançamentos e as estimadas feiras de livros desde os primeiros meses do ano. Uma lástima, sem dúvida, pois obrigados somos a celebrar simplesmente por estarmos vivos, enquanto mais de 600 mil brasileiros pereceram. O que pareceria um exagero, é mais do que a realidade, nua e absolutamente crua.

Se após os lançamentos e as feiras vem a ressaca de fim de ano, podemos contar também com o próximo passo, afinal escritor vive de escrever, pago ou não por isso, e editora vive de fazer e vender livro, e nem sempre ganhando com isso. Então, 2022 está aí, e é hora do autor e do editor seguirem adiante, celebrarem a vida e retomarem os projetos.

E nada melhor do que buscar nas pesquisas e rascunhos onde mais se sente à vontade para retomar a escrita, e talvez um pouco mais do que isso, onde mais se sente desafiado a escrever e produzir, ou melhor, o assunto que mais lhe desafia, afinal não é a facilidade que produz obras-primas e sim as verdadeiras dificuldades.

O verão de 2021/2022 é a hora das férias escolares e dos intervalos das atribulações cotidianas, quando tudo fica mais lento, e no caso aqui do sul, quando até o trânsito fica mais leve nos dias úteis, muito mais leve. Portanto, é hora de plantio, de revolver a terra para a semeadura de novas construções literárias e editoriais.

Não temos, como escritores e editores, quase mais nenhum apoio de leis de incentivo, que, ao que parece, ficaram somente para os grandes projetos, e não àqueles pequenos e tão saudáveis à bibliodiversidade. Mas prossigamos, não pensemos na viabilização de nossos projetos olhando para os problemas, enfrentemos por etapas, estudemos, pois, pesquisemos, e escrevamos e arquitetemos, porque a arte sim tem métodos, e o maior deles é o respeito à lógica da ciência e da boa comunicação: estudos, pesquisas, rascunhos e mais rascunhos, idealização do conjunto e produção.

E encerro este ano particularmente agradecendo a todos e todas pelo inestimável apoio recebido. Voltei animado ao PublishNews, que me recebeu de braços abertos, e voltei, vivo, sobretudo, ao mundo editorial, de onde andei afastado por quase um par de anos. E, claro, aos leitores amigos, porque a experiência de escrever neste espaço é cada vez mais fantástica e impressionante a cada comentário que recebo. Um feliz 2022 a todos os leitores e parceiros da jornada editorial e autoral.

Paulo Tedesco é escritor, editor e consultor em projetos editoriais. Desenvolveu o primeiro curso em EAD de Processos Editorais na PUCRS. Coordena o www.editoraconsultoreditorial.com (livraria, editora e cursos). É autor, entre outros, do Livros Um Guia para Autores pelo Consultor Editorial, prêmio AGES2015, categoria especial. Pode ser acompanhado pelo Facebook, BlueSky, Instagram e LinkedIn.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade
Leia também
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre o poder da palavra do jornalista, do escritor, da editora e críticos literários
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre o perigo do monopólio para o mercado editorial
Um pedido de apoio ao mercado editorial e gráfico gaúcho
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
A L&PM foi a pioneira na produção, mas principalmente na manutenção das vendas de livros de bolso no Brasil
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Amilton Vieira de Santana convida o leitor a mergulhar em um conjunto de poemas que celebram o amor em sua forma mais humana
Episódio da semana conversa sobre a febre cultural do Brasil em torno do hábito de colecionar figurinhas
No filme, Kristen Stewart apresenta a trajetória de Lidia Yuknavitch, uma ex-promessa da natação olímpica que encontra na escrita uma forma de sobreviver aos traumas
Evento paulistano começa no dia 30 de maio e vai até 7 de junho, reunindo 107 autores e autoras em mais de 200 atividades gratuitas
Em um texto que cruza com acontecimentos recentes, Fernando Tavares fala sobre novo Manual de práticas de IA brasileiro e sobre o 'Magnifica Humanitas'
Minha mãe, para sobreviver, precisou esquecer, como mecanismo. Eu, como escritora, preciso lembrar que ela precisou escrever
Noemi Jaffe
Escritora brasileira
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar