Publicidade
Publicidade
Temos que aprender sobre livros
PublishNews, Paulo Tedesco, 23/06/2021
Paulo Tedesco, depois de um tempo ausente, reassume a sua coluna no PN falando sobre novos formatos do livro

Hoje, saber ler ou mesmo ter acesso a bibliotecas não basta. É preciso saber mais: mais sobre o livro, sobre como e o que ler, sobre como e porque também publicar, e como e porque se envolver com o mundo editorial.

É urgente, portanto, que saibamos e compreendamos, não somente os valores da ancestralidade do objeto livro e da leitura, como devemos nos atualizar sobre os dilemas e as possibilidades mais atuais para o leitor. Para quem precisa ou sabe que irá precisar do livro, como este é entendido na atualidade, o aprendizado é essencial.

Temos, afinal, diferentes e múltiplos formatos de acesso ao conteúdo, que até pouco era restrito basicamente ao papel. E serve para todo o tipo de veículo conhecido. Jornais, revistas, folhetins, livros de qualquer formato e tipo e, por incrível que pareça, até bulas farmacológicas e receitas para medicamentos de uso controlado, entre outros.

O curioso para os antigos, e me incluo nesses, é que na nova era do digital há uma espécie de desdobramento dos formatos de acesso ao conteúdo. Não basta mais publicar um artigo de opinião num blog ou website e depois juntar tudo num livro. É preciso também desdobrá-lo em redes sociais, em ambientes e grupos digitais dentro de WhatsApp e Telegram. E, para isso, se faz necessário o aprendizado na manipulação dos tais ambientes, e de como fazer a tal “arte” para publicar da melhor e mais eficaz maneira.

Mas é bom ir um pouco mais adiante e falar também de outros formatos de acesso ao conteúdo como o audiolivro, que se tornou febre em alguns mercados. E ir além: por que não os assistente virtuais como Alexa, Siri e o Google? Todas elas ampliam as possibilidades do livro e são grandes facilitadores não só para se ouvir livros narrados, como ainda interagir com eles, encurtando de vez o caminho entre o ouvinte-leitor e o conteúdo dos livros e seus desdobramentos.

Ainda, e não menos óbvio, temos que estender o assunto para livros com os sistemas Braile e o SW (sign writing), este muito indicado para quem domina a língua brasileira de sinais (Libras) e precisa do sistema para e comunicar. Associar o livro com a linguagem SW com vídeos digitais e no Braile com audiodescrição pode ser explosivamente bom para o leitor e a editora. E reforço aqui o caso do SW, que considero revolucionário e ainda pouco explorado, afinal a versão gráfica da linguagem de sinais realizada com as mãos, é uma poderosa ferramenta para a definitiva inclusão do leitor surdo-mudo. Não à toa, dia após dia, o sistema vem ganhando espaço entre os profissionais preocupados com a inserção do mundo surdo ao cotidiano.

Portanto, a distância entre escrever um livro à mão e recolher os frutos da leitura, não está mais limitado a folhas de papel, caneta, carbono, editor e a tipografia e seus acabamentos, tampouco à divulgação do livro por e-mails e opiniões críticas em veículos de comunicação tradicionais, e ainda menos à espera pela leitura iluminada de alguém famoso que projete uma obra.

Tem muita novidade no caminho até o leitor e é urgente aprender ao menos um pouco sobre tudo e o quanto antes, pois deixar o legado dessa geração da virada do milênio é mais do que construir cidades e monumentos, é registrar de maneira duradoura e com o maior alcance possível a impressionante transformação que vivemos.

Paulo Tedesco é escritor, editor e consultor em projetos editoriais. Desenvolveu o primeiro curso em EAD de Processos Editorais na PUCRS. Coordena o www.editoraconsultoreditorial.com (livraria, editora e cursos). É autor, entre outros, do Livros Um Guia para Autores pelo Consultor Editorial, prêmio AGES2015, categoria especial. Pode ser acompanhado pelo Facebook, BlueSky, Instagram e LinkedIn.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
A L&PM foi a pioneira na produção, mas principalmente na manutenção das vendas de livros de bolso no Brasil
Tivemos o prazer de ler um livro carnavalizado e carnavalizando! E há quem diga que a literatura nacional naufragou...
Paulo Tedesco escreve sobre a valorização do trabalho manual versus o trabalho intelectual e criativo
Em novo artigo, Paulo Tedesco lembra que 'nunca é tarde para reagir' e que ainda há muito a ser feito em 2024
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
Sempre foi um problema muito grande, para quem gosta de ler, ser considerado meio chato.
Beatriz Bracher
Escritora brasileira
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar