Publicidade
Publicidade
Temos que aprender sobre livros
PublishNews, Paulo Tedesco, 23/06/2021
Paulo Tedesco, depois de um tempo ausente, reassume a sua coluna no PN falando sobre novos formatos do livro

Hoje, saber ler ou mesmo ter acesso a bibliotecas não basta. É preciso saber mais: mais sobre o livro, sobre como e o que ler, sobre como e porque também publicar, e como e porque se envolver com o mundo editorial.

É urgente, portanto, que saibamos e compreendamos, não somente os valores da ancestralidade do objeto livro e da leitura, como devemos nos atualizar sobre os dilemas e as possibilidades mais atuais para o leitor. Para quem precisa ou sabe que irá precisar do livro, como este é entendido na atualidade, o aprendizado é essencial.

Temos, afinal, diferentes e múltiplos formatos de acesso ao conteúdo, que até pouco era restrito basicamente ao papel. E serve para todo o tipo de veículo conhecido. Jornais, revistas, folhetins, livros de qualquer formato e tipo e, por incrível que pareça, até bulas farmacológicas e receitas para medicamentos de uso controlado, entre outros.

O curioso para os antigos, e me incluo nesses, é que na nova era do digital há uma espécie de desdobramento dos formatos de acesso ao conteúdo. Não basta mais publicar um artigo de opinião num blog ou website e depois juntar tudo num livro. É preciso também desdobrá-lo em redes sociais, em ambientes e grupos digitais dentro de WhatsApp e Telegram. E, para isso, se faz necessário o aprendizado na manipulação dos tais ambientes, e de como fazer a tal “arte” para publicar da melhor e mais eficaz maneira.

Mas é bom ir um pouco mais adiante e falar também de outros formatos de acesso ao conteúdo como o audiolivro, que se tornou febre em alguns mercados. E ir além: por que não os assistente virtuais como Alexa, Siri e o Google? Todas elas ampliam as possibilidades do livro e são grandes facilitadores não só para se ouvir livros narrados, como ainda interagir com eles, encurtando de vez o caminho entre o ouvinte-leitor e o conteúdo dos livros e seus desdobramentos.

Ainda, e não menos óbvio, temos que estender o assunto para livros com os sistemas Braile e o SW (sign writing), este muito indicado para quem domina a língua brasileira de sinais (Libras) e precisa do sistema para e comunicar. Associar o livro com a linguagem SW com vídeos digitais e no Braile com audiodescrição pode ser explosivamente bom para o leitor e a editora. E reforço aqui o caso do SW, que considero revolucionário e ainda pouco explorado, afinal a versão gráfica da linguagem de sinais realizada com as mãos, é uma poderosa ferramenta para a definitiva inclusão do leitor surdo-mudo. Não à toa, dia após dia, o sistema vem ganhando espaço entre os profissionais preocupados com a inserção do mundo surdo ao cotidiano.

Portanto, a distância entre escrever um livro à mão e recolher os frutos da leitura, não está mais limitado a folhas de papel, caneta, carbono, editor e a tipografia e seus acabamentos, tampouco à divulgação do livro por e-mails e opiniões críticas em veículos de comunicação tradicionais, e ainda menos à espera pela leitura iluminada de alguém famoso que projete uma obra.

Tem muita novidade no caminho até o leitor e é urgente aprender ao menos um pouco sobre tudo e o quanto antes, pois deixar o legado dessa geração da virada do milênio é mais do que construir cidades e monumentos, é registrar de maneira duradoura e com o maior alcance possível a impressionante transformação que vivemos.

Paulo Tedesco é escritor, editor e consultor em projetos editoriais. Desenvolveu o primeiro curso em EAD de Processos Editorais na PUCRS. Coordena o www.editoraconsultoreditorial.com (livraria, editora e cursos). É autor, entre outros, do Livros Um Guia para Autores pelo Consultor Editorial, prêmio AGES2015, categoria especial. Pode ser acompanhado pelo Facebook, BlueSky, Instagram e LinkedIn.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
A L&PM foi a pioneira na produção, mas principalmente na manutenção das vendas de livros de bolso no Brasil
Tivemos o prazer de ler um livro carnavalizado e carnavalizando! E há quem diga que a literatura nacional naufragou...
Paulo Tedesco escreve sobre a valorização do trabalho manual versus o trabalho intelectual e criativo
Em novo artigo, Paulo Tedesco lembra que 'nunca é tarde para reagir' e que ainda há muito a ser feito em 2024
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
A vida é uma história contada por um idiota, cheia de som e de fúria, sem sentido algum.
William Shakespeare
Escritor inglês (1564-1616)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar