Publicidade
Publicidade
E o telefone toca 18
PublishNews, Marisa Moura, 22/06/2021
Mais uma vez, o telefone tocou na Agência fictícia criada por Marisa Moura. Do outro lado, uma raridade: uma pessoa com nome, sobrenome e correspondência no mundo real: o editor Pascoal Soto.

Mais uma vez, o telefone tocou na Agência fictícia criada por Marisa Moura. Do outro lado, uma raridade: uma pessoa com nome, sobrenome e correspondência no mundo real: o editor Pascoal Soto. A interlocutora, que já encenou momentos hilários na coluna de Marisa desde 2015, se surpreende com a ligação do editor e tem uma de suas reações típicas. Será que ele tem um best-seller pra apresentar para a Agente?

— Agência Literária, bom dia!

— Bom dia, posso falar com a agente?

— Claro. Quem deseja?

— Pascoal.

— Pascoal?

— Sim.

— Pascoal Soto?

— Sim. A agente está?

— Minha Santa Clara, o editor do best-seller Código da vida!

— Sim, mas...

— Minha deusa da sabedoria, o editor do best-seller Mania de explicação!

— Sim, como você...

—Minha Santa Joana, o editor do best-seller Memórias inventadas, do poeta Manoel de Barros!

— Também, mas por favor...

— Minha Santa Luzia, o editor dos cinco best-seller da série Crônicas de gelo e fogo!

— Nossa você sabe de...

— Minha Santa Bárbara, o editor do best-seller A Morte é um dia que vale a pena viver, de Ana Claudia Quintana!

— Por favor, passa para a...

— Minha Santa Protetora dos Escritores Agoniados, o editor dos best-seller Elite do atraso, de Jessé Souza, ainda dos Guias politicamente incorreto e do 1808, de Lauretino Gomes!

— Quem é essa Santa os Escritores Agoniados?

— Coisa do Duayer.

— Muito obrigado por suas lembranças mas passa para a...

— Verdade que você vai trazer um best-seller para a agência?

— Quem sabe? Preciso falar urgente com a agente, passa para ela, por favor.

— Claro. Agente, o Pascoal tem best-seller para nós!

— Bom dia. Pascoal!

A formação de Marisa Moura começou pela graduação em Letras na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, onde assumiu sua paixão pela literatura, da criação à produção. Marisa sentia necessidade de aprofundar-se em Marketing Cultural para Literatura Brasileira, o que fez no mestrado da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Com a ideia fixa de trabalhar com literatura brasileira, abriu a sua agência, a Zigurate, em 1994 e não parou mais. Sua coluna reflete sobre o trabalho do agente literário, um profissional atuante nas negociações de direitos autorais internacionais e nacionais e já presente no mercado editorial

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade
Leia também
A misteriosa funcionária da agência literária fictícia criada por Marisa Moura é promovida e agora ela precisa entender tudo sobre a Lei dos Direitos Autorais e já pintou a primeira dúvida.
Marisa Moura dá continuidade à saga da funcionária misteriosa que dessa vez parece preocupada com as mudanças no mercado do agenciamento literário
Dessa vez, a serelepe funcionária da agência fictícia criada por Marisa Moura atende um autor desesperado porque fez algo que não devia ter feito e agora precisa avisar à agente e não sabe como fazê-lo
Dessa vez, a misteriosa telefonista atende uma editora com mais de 30 anos de experiência no mercado editorial
No décimo quinto episódio da série criada por Marisa Moura, a já conhecida telefonista da agência literária fictícia atende um leitor crítico traumatizado
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Nos mercados mais maduros, a sustentabilidade editorial já é vista como parte da estratégia de negócio
Educadora, palestrante, pesquisadora e consultora, com vivência LGBTQIAPN+ e amparada por livros, costura caminhos autorais para apoiar empresas
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta uma novidade, com edições na Uiclap e no Clube de Autores
Laura Capelhuchnik mediou mesa sobre experiências e desafios no mundo dos podcasts que usam a literatura como matéria-prima
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
O livro me ajudava a viajar, a me entender e a entender minha timidez. O que eu mais queria era que meus amigos gostassem de ler tanto quanto eu gostava.
Sérgio Vaz
Poeta brasileiro, na Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL)

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar