Publicidade
Publicidade
E toca o telefone 15
PublishNews, Marisa Moura, 30/04/2021
No décimo quinto episódio da série criada por Marisa Moura, a já conhecida telefonista da agência literária fictícia atende um leitor crítico traumatizado

Novamente toca o telefone na agência literária fictícia criada por Marisa Moura. Depois de atender diferentes tipos de autores, editores e até uma agente concorrente, dessa vez, a misteriosa funcionária atende à ligação de um leitor crítico / parecerista traumatizado. Contratado pela agente literária para avaliar uma certa obra, o tal leitor resolveu dar seu parecer antes mesmo de terminar o texto.

— Agência Literária. Bom dia!

— Bom dia, faxi! Tudo bem com você?

— Quanto tempo que não conversamos! Aqui tudo em ordem. E você com muitas leituras? Muita traição, muitos vampiros, muito sexo estranho?

— Nem me lembra disso tudo. Você não tem ideia do que a agente mandou eu ler agora...

— Não tenho mesmo...

— Essas pessoas que apresentam sua obra assim: já tenho filhos e netos, já plantei várias árvores e agora escrevo esse livro, é para chorar ou para mudar de profissão.

— Não muda não leitor crítico, seus pareceres dos textos são importantes demais da conta. Tirando aquele que ia te processar porque não gostou dos erros que você mostrou, o resto que fala comigo, te adora.

— Quando eles gostarem, manda eles escreverem para mim agradecendo, assim colo tudo na parede, para ler nesses momentos de terror, como o de hoje.

— Que aconteceu? Nunca ouvi você falar desse jeito.

— Pensa numa história assim, o protagonista morre no final do primeiro capítulo. No segundo, o autor ressuscita o protagonista para algumas ações: meu primeiro beijo, minha primeira relação sexual, meu irmão caçula...

— Ei, são lembranças, leitor, ouço muito disso por telefone aqui.

— Não são não. A ressurreição ocupa mais de 10 páginas do segundo capítulo. O ritual de ressuscitar o protagonista mistura elementos de muitos cultos. Consegui identificar mais de 20 religiões nessas descrições. Um horror.

— Que confusão!

— Mas estou ligando para falar com a agente. Ela está?

— Que chato. Acabou de sair para uma reunião...

— Por favor, avisa ela que depositei o dobro do que recebi para esse parecer na conta da agência. Espero que assim ela nem tente me convencer a terminar esse imbróglio que nunca vai ser livro.

— Pensa bem. Se acalma e depois você fala com ela.

— Vai ser difícil, mudar de ideia. Cuida bem da agência. Até.

— Até e por favor pensa bem, ressuscita a sua paciência para essas horas. Até.

— Bipe, bipe.

A formação de Marisa Moura começou pela graduação em Letras na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, onde assumiu sua paixão pela literatura, da criação à produção. Marisa sentia necessidade de aprofundar-se em Marketing Cultural para Literatura Brasileira, o que fez no mestrado da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Com a ideia fixa de trabalhar com literatura brasileira, abriu a sua agência, a Zigurate, em 1994 e não parou mais. Sua coluna reflete sobre o trabalho do agente literário, um profissional atuante nas negociações de direitos autorais internacionais e nacionais e já presente no mercado editorial

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade
Leia também
A misteriosa funcionária da agência literária fictícia criada por Marisa Moura é promovida e agora ela precisa entender tudo sobre a Lei dos Direitos Autorais e já pintou a primeira dúvida.
Marisa Moura dá continuidade à saga da funcionária misteriosa que dessa vez parece preocupada com as mudanças no mercado do agenciamento literário
Mais uma vez, o telefone tocou na Agência fictícia criada por Marisa Moura. Do outro lado, uma raridade: uma pessoa com nome, sobrenome e correspondência no mundo real: o editor Pascoal Soto.
Dessa vez, a serelepe funcionária da agência fictícia criada por Marisa Moura atende um autor desesperado porque fez algo que não devia ter feito e agora precisa avisar à agente e não sabe como fazê-lo
Dessa vez, a misteriosa telefonista atende uma editora com mais de 30 anos de experiência no mercado editorial
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
No episódio da semana, o escritor e influenciador Tiago Valente explica o que pensa sobre o fenômeno da 'leitura performática', tradução da expressão 'performative reading', uma tendência que vem se consolidando nas redes sociais
Para a dupla de escritoras estrangeiras, um dos choques culturais mais curiosos foi perceber como os brasileiros estavam sempre se abraçando, como se fôssemos parentes distantes em sucessivos reencontros
Ao reunir histórias que se equilibram entre o íntimo e o universal em 'De repente nenhum som', Bruno Inácio reafirma que, às vezes, o que não se diz tem mais peso do que qualquer frase inteira. Leia a coluna!
Fernando Tavares destrincha tendências de inteligência artificial e separa possíveis aprendizados para o mercado editorial brasileiro
Essa semana, a Área Indie apresenta quatro novidades do universo da literatura infantojuvenil da Ases da Literatura
O editor é um minibanco de financiamento das ideias.
Sergio Machado
Presidente do Grupo Record

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar