Publicidade
Publicidade
‘Eu adoro contrato’
PublishNews, Leonardo Neto, 29/10/2020
Anna Luiza Cardoso é a quarta finalista do Prêmio Jovens Talentos a participar do PublishNews Entrevista

Filha de pai advogado, Anna Luiza Cardoso não teve muita dúvida na hora de escolher qual profissão seguiria: iria pelo mesmo caminho do pai. E foi. Já estava no quarto ano de faculdade quando viu que não era bem aquilo o que queria. O pai foi o primeiro a dizer: “se não é o que você quer, troque!”. Ela trocou e entrou pras Letras. Estava pavimentado o caminho que ela seguiria dali em diante. “Acabou que eu uso pra caramba o que eu aprendi na faculdade de Direito no meu trabalho hoje em dia. Consegui juntar dois campos que me interessam bastante que são a literatura e essa parte mais burocrática. Eu adoro contrato. Eu sou tipo a louca do contrato”, disse rindo na conversa que teve com André Argolo, comandante do PublishNews Entrevista, programa da PNTV que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira e que tem recebido os cinco finalistas do Prêmio Jovens Talentos. Antes da Anna, já passaram pela sabatina com Argolo o editor André Fonseca (Citadel), o coordenador de comunicação Kim Dória (Boitempo) e a gestora estratégica Verena Borelli (Belas Letras).

A mudança de curso coincidiu com a fundação da agência Villas-Boas & Moss, de Luciana Villas-Boas, mãe de uma grande amiga de Anna. Luciana resolveu, então, convidar a amiga da filha para estagiar na empresa recém-fundada. “Amei! Nunca mais saí”, disse a Argolo. Não só não saiu como se tornou sócia do negócio.

No papo, Anna fez reflexões importantes sobre o seu métier. Ressaltou as diferenças entre o trabalho com coagentes internacionais e a lida direta com autores nacionais que depositam na sua obra muita expectativa. Falou também da relação da literatura com o audiovisual, frente que ganhou força na VB&M nos últimos tempos. “Acompanhar o processo de transformação de um livro em um produto audiovisual é muito interessante”, disse. E ela tem experiência nisso. Um dos trabalhos mais notáveis na agência foi a identificação do potencial do livro A vida invisível de Eurídice Gusmão (Companhia das Letras), de Martha Batalha, que teve enorme sucesso (tanto o livro quanto o filme, dirigido por Karim Aïnouz).

Ela conta que o original de Eurídice Gusmão chegou em 2014, pelo próprio site da agência, que tem uma área para que autores submetam as 15 primeiras páginas dos seus trabalhos. “Eu e a Luciana vimos separadamente. As duas leram. A gente chegou no dia seguinte na agência, olhou uma pra outra e falou: 'você viu aquele e-mail que chegou ontem pelo site?’”, contou. Elas pediram o original inteiro. “Ela mandou e era maravilhoso”, completou.

Antes mesmo de o livro ser editado no Brasil, a editora alemã Suhrkamp fez uma oferta durante a Feira do Livro de Frankfurt de 2015. “Falamos: ‘Yes! Que bom que acreditamos neste livro’”, disse. A oferta antecipada da Suhrkamp acabou criando um hype em torno do livro que foi vendido para a Itália, Espanha, Portugal e Inglaterra.

O retorno ao Brasil foi marcado pela pressão. Elas precisavam apresentar um original já editado para as editoras internacionais. Nessa altura, o título tinha sido vendido para uma casa independente aqui no Brasil, muito porque a editora de aquisição se apaixonou pelo livro. Anna, sem revelar o nome da profissional, conta que no meio tempo, ela foi demitida e o livro ficou à deriva. “A gente saiu à caça. Batemos na porta de todas as editoras”, contou. Em um leilão, a Companhia das Letras arrematou o título e publicou. Em paralelo a isso, o produtor cinematográfico Rodrigo Teixeira comprou os direitos do filme. “Foi o filme mais rápido que já vi na minha vida. O Rodrigo comprou em 2015 e em 2019 o filme estava ganhando prêmio em Cannes”, observou a agente.

O PublishNews Entrevista é um oferecimento do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial. Além de estar disponível no canal do PublishNews no YouTube, este episódio está disponível em áudio também pelas plataformas digitais: Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.

A PublishNewsTV reúne entrevistas e reportagens especiais do PublishNews

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
No Sabatina PublishNews, Marcos da Veiga Pereira fez um balanço dos sete anos em que esteve à frente do SNEL e resumiu: ‘o convencimento foi a marca da gestão’
Marcus Teles foi sabatinado por Luciana Borges, Gerson Ramos, Walter Porto e Waldiney Azevedo e falou de planos, livros e comércio digitais e da importância das livrarias independentes
Em estreia de novo programa do PublishNews, Luiza Helena Trajano fala da sua relação com a leitura, analisa a proposta de incidência da CBS sobre o livro e fala da relação ideal entre varejistas e fornecedores
Zoara Failla, gerente de projetos do Instituto Pró-Livro, encerra a temporada do PublishNews Entrevista, contando as mil aventuras que viveu, não só no livro, mas em Guiné-Bissau e como vice-presidente da Febem, numa época explosiva.
Idealizadora do Festival Literário de Poços de Caldas é a convidada dessa semana do PublishNews Entrevista
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Gustavo Martins de Almeida participou de uma tarde de autógrafos na Livraria Janela e isso o inspirou a entender como essa moda chegou ao Brasil
Em sua coluna, Paulo Tedesco fala sobre a importância que o livro digital ganhou nos últimos anos e como se adaptar às mudanças do mercado
Podcast do PublishNews conversou com os autores Clara Alves e Pedro Rhuas sobre o crescimento da literatura LGBTQIAP+, sua importância e ainda o sucesso de suas obras
No mês da Consciência Negra, Os Passarinhos, tirinha de Estevão Ribeiro publicada sempre às sextas, cedem espaço para a Rê Tinta
Mestre de cerimônias da 63ª edição do Prêmio Jabuti, o ator participou de uma edição extra e especial do Podcast do PublishNews
Eu só escrevo porque não consigo deixar de escrever. É mais forte do que eu.
Clarice Lispector
Autora ucraniana radicada brasileira em entrevista recentemente encontrada pela biógrafa Teresa Montero
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar