"Não é uma verdade quando se diz que quem compra não sabe vender e quem sabe vender não sabe comprar. No livro não, as coisas estão relacionadas, por isso que eu gosto muito do termo ‘mercador de livros’”. Com essa fala de Gerson Ramos, diretor comercial da Planeta, começa o sexto episódio especial do PublishNews Entrevista, programa da PublishNewsTV que tem criado um arquivo da memória do mercado editorial brasileiro. Nele, André Argolo reuniu trechos que refletem o duro trabalho de vender livros, de fazê-los chegar aos leitores e garantir que toda a cadeia de produção seja remunerada da forma mais justa possível.
Os processos que envolvem a cadeia do livro, as dificuldades encontradas no meio do caminho, os bastidores dessa saga e as histórias pessoais de cada "mercador de livro" estão reunidos no episódio que conta com a participação de João Scortecci, Judith de Almeida (Autêntica), Daniel Lameira (Antofágica), Taty Leite (Vá Ler um Livro), Lu Magalhães (Primavera Editorial / PublishNews), Ricardo Costa (Metabooks), Daniela Kfuri (HarperCollins) e André Peres (APL Consultoria).
Todos os nove entrevistados contam ainda suas relações pessoais com o livro, como construíram suas carreiras e como lidam com o trabalho no dia a dia. “Acho que tudo gira em torno do cuidado com o livro e o cuidado com a marca”, explica Daniela Kfuri no trecho selecionado da sua conversa.
O PublishNews Entrevista é um oferecimento do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial.
Além de estar disponível no canal do PublishNews no YouTube, este episódio está disponível em áudio também pelas plataformas digitais: Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.
Em parceria com o vídeo repórter Andre Argolo, o PublishNews mantém o projeto PublishNewsTV, que grava reportagens e entrevistas relacionadas ao mundo do livro.
A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?