Publicidade
Publicidade
Em alto e bom som
PublishNews, Leonardo Neto, 02/04/2020
Mariana Rolier é a convidada do PublishNews Entrevista, programa que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira

Numa época em que as ruas de São Paulo ainda eram barulhentas, André Argolo convidou Mariana Rolier para uma conversa sentados em cadeiras de praia numa travessa relativamente tranquila do bairro de Pinheiros, em São Paulo. Este foi o último episódio do PublishNews Entrevista antes das orientações de isolamento social. Mariana é editora desde os 23 anos. Antes disso, trabalhou como divulgadora escolar na Moderna e depois como assistente do editor Alberto Schprejer, na Relume-Dumará. Quando a editora é vendida à Ediouro, a assistente é promovida a editora e depois disso fez-se “editora dos pés à cabeça”, mesmo que esse título ainda lhe cause sensações. “Eu ainda me vejo como uma adolescente de 15 anos. Toda vez que alguém me chama de editora ou de professora, eu levo um tempo e dou aquela risadinha de timidez [pra só então assumir]: é... acho que sou", disse rindo.

Ela nasceu no subúrbio do Rio de Janeiro, numa família da “classe C tão desesperada pela sobrevivência”. Mesmo com as adversidades, o pai sabia que ler era importante. Ele “entendia o valor da leitura. Mesmo com o dinheiro apertado, fazia questão de trazer livros”, lembra.

Começou a trabalhar cedo, aos 14 anos. Antes de entrar para o livro, trabalhou em uma videolocadora e começou o curso de História. Os livros, os filmes e as aulas na universidade criaram um “background de cultura” e as coisas foram se encaixando. “Isso foi muito importante. Depois de um tempo, conforme fui entrando no departamento editorial de fato, vi que aquilo era a minha vida. Talvez eu tivesse me preparado para aquilo a vida inteira. Se não fosse isso, seria só uma cultura de entretenimento, um gosto, não uma carreira”, contou.

Há quase dois anos, Mariana trocou o texto pelo áudio, mas faz questão de bater no peito e dizer (agora sem timidez) que ainda é editora. É a gerente de publicações da Storytel no Brasil. “A Storytel é uma grande editora, um grande ambiente editorial”, diz. Ali, ela conta que encontrou “muita paixão e liberdade para se criar” e que o ambiente multicultural – a empresa está presente em 21 países – traz muitas chances: “Há muitas oportunidades nessas diferenças”.

A conversa foi gravada no dia 16 de março, justamente no dia em que a Storytel faria uma festa no Museu da Imagem e do Som para celebrar o lançamento do seu primeiro título original da Storytel, a biografia de Elke Maravilha escrita pelo jornalista Chico Felitti. Como muitos outros eventos, a festa teve que ser cancelada, mas, na entrevista, a editora conta como chegou a essa ideia e como foi o seu desenvolvimento.

O PublishNews Entrevista é um oferecimento do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial.

Além de estar disponível no canal do PublishNews no YouTube, a entrevista com Mariana está disponível em áudio também pelas plataformas digitais: Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.


Em parceria com o vídeo repórter Andre Argolo, o PublishNews mantém o projeto PublishNewsTV, que grava reportagens e entrevistas relacionadas ao mundo do livro.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Tomaz Adour, atual presidente da Liga Brasileira de Editores, está no PublishNews Entrevista desta semana
Waldir da Silveira, diretor do Banco de Livros do Rio Grande do Sul, está no PublishNews Entrevista dessa semana
Advogado que evita o ‘juridiquês’, mas sabe tudo sobre os direitos autorais é o perfilado desta semana no PublishNews Entrevista, programa que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira
Gustavo Faraon, um dos sócios da Dublinense, está no PublishNews Entrevista desta semana
A jornalista, autora e editora Simone Paulino, fundadora da Nós, está no PublishNews Entrevista desta semana
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Tomaz Adour, atual presidente da Liga Brasileira de Editores, está no PublishNews Entrevista desta semana
Em sua coluna, Julio Silveira fala sobre sua experiência na Feira do Livro de Lisboa que aconteceu mesmo com a pandemia do novo coronavírus
Podcast do PublishNews conversou com Juliana Borges, da Banca HG, e João Varella, da Livraria Gráfica, novos espaços para os livros na capital paulista
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Waldir da Silveira, diretor do Banco de Livros do Rio Grande do Sul, está no PublishNews Entrevista dessa semana
Cada livro é como um jogo, cujas regras você precisa decidir antes, para saber mais ou menos por onde ir.
Carol Bensimon
Escritora brasileira
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar