Publicidade
Publicidade
Pulsões
PublishNews, Luciana Pinsky, 16/12/2019
Fim de ano convida a balanços. Crônica do mês de Luciana Pinsky traz um balanço peculiar e a dois.

- Ah, mas naquele tempo eu era cabeludo, magro, forte. Agora...

- Agora você é lindo.

- Você não vê?

- O quê?

- Tornei-me careca, fraco, gordo...

- Ih...

- Você finge não perceber porque gosta de mim.

- Nada disso.

- Olha aqui, vê, todo esse deserto já foi cabelo. E preto.

- Não discordo.

- E esta barriga? Eu luto, mas ela não me abandona.

- Sei como é.

- E meus braços? Eu remava, nadava. Agora pedalo e olhe lá.

- Que bom que não é sedentário.

- Pode falar a verdade: não sou mais o cara que você conheceu.

- E quem é?

- Mas, minha querida, é sério que você não me enxerga velho? Mais próximo da morte?

- Você quer saber realmente o que vejo? Empreste-me suas mãos. Isso.

Olho como se fosse a primeira vez. Em algum lugar, escondido entre ossos, músculos e um batalhão de nervos deve estar a resposta que espera de mim. Examino dedo a dedo, as cores, os pelos, as linhas, a carne, a pele.

Se você fosse pianista, seria Yuja Wang. Pintor? Salvador Dalí. Se jardineiro fosse, ganharíamos um oásis. Se escrevesse à mão, teria a letra de minha avó: austera e nobre.

Não, depois da lenta pesquisa não encontrei nada, nadinha. As suas são mãos como tantas outras, nas praças, nas ruas, no ônibus. Nem tão diferentes das minhas, por sinal. Mas eu jamais seria Wang, Dalí ou minha avó.

Se meu estudo não trouxe solução ao enigma, me esclareça você: de onde emana tanto poder? Por que vejo sempre vida, mesmo se me aponta cabelos minguados, gordura, fraqueza? Se esta mão pertence ao Iluminista mais entusiasta que conheci, por que insiste em apagar a luz?

© Marcos IssaLuciana Pinsky é editora da Contexto, escritora e jornalista. Publicou o romance Sujeito oculto e demais graças do amor (Record) e mantém seu blog de crônicas. Há dois anos publica uma coluna sobre livros infantis no site Boraí.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em novo texto, Luciana Pinsky compartilha uma história do passado
Em nova crônica, Luciana Pinsky fala sobre o prazer de um bom café da manhã
Em sua crônica do mês, Luciana Pinsky fala sobre a percepção que cada pessoa sobre o tempo
Em sua crônica do mês, Luciana Pinsky fala sobre o ato de nadar para relaxar e pensar na vida
Na crônica deste mês, Luciana Pinsky ​relata o primeiro contato de uma criança com a morte
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta nesta semana obras publicadas por Dani Caroline, Maria Medeiros Sampaio, Diogo Rigoni e Anelise Falcato
A protagonista é a encantadora pipa Zazá, cheia de vida e determinada a explorar o mundo
Manuel é um pequeno ouriço que vive de mau humor. Nada parece agradá-lo. Mas tudo muda quando ele encontra uma florzinha especial na floresta
A história gira em torno de Bia, uma coelhinha curiosa e encantadora que vive no galpão de Seu Antônio ao lado de seus irmãos Suzy, Paco e Quindim, e de seu amigo de infância, Barruada
A literatura é uma dama muito exigente.
Adolfo Bioy Casares
Escritor argentino
(1914- 1999)

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar