Publicidade
Publicidade
A vida não é só trabalho
PublishNews, Redação, 28/08/2019
O 25º episódio da PublishNewsTV recebeu Gerson Ramos, diretor comercial da Planeta que tirou a viola da bolsa para cantar e contar um pouco da sua história

O que um “mercador de livros” faz quando tira o crachá? Gerson Ramos, aquele que vive de livros e é diretor comercial da Planeta, tira a viola da bolsa e toca. Ele é o convidado do episódio 25 da PublishNewsTV. Na conversa que ele teve com André Argolo, falou da sua profissão de vendedor de livros, da vida e da sua arte. “Quando entrei numa livraria eu descobri meu mundo”, relembra da primeira vez que entrou na Livraria Brasiliense.

Trabalhando há 37 anos no mundo dos livros, Gerson se considera um workaholic e aprendeu nesse meio tempo a "virar a chave" para separar o trabalho da vida pessoal. Foi aí que apareceu a viola que veio para equilibrar. "A vida não é só trabalho", definiu.

Quando perguntado como seria, na sua opinião, a livraria perfeita, o "mercador de livros" respondeu que cada um tem a sua. “Acho que a livraria ideal a gente constrói”, disse, lembrando das pequenas e médias livrarias que conseguiram se reinventar e aproveitar a oportunidade para aparecer e fazer diferente mesmo no meio da crise do mercado. Mas respondendo a pergunta inicial, Gerson escolheu a Brasiliense da Barão de Itapetininga - onde começou sua história com os livros - como sua livraria favorita. “A livraria que eu amei, que eu sempre vou amar e que toda semana eu sonho. Muitas vezes sonho que tenho um problema na empresa para resolver, e sonho que estou resolvendo isso na Livraria Brasiliense da Barão de Itapetininga”, contou.

Para quem não lembra da tal livraria, Gerson regatou na memória como ela era, desde a sua aparência – “feia, parecia uma churrascaria” – até o ambiente interno. “Ela tinha uma aura toda incrível, era uma loja dividida em departamentos e cada departamento tinha um vendedor especialista”, relembrou.

Como tudo na vida é um processo, Gerson lembrou também como se transformou no gerente comercial que é hoje. Ele conta que não gostava de exatas nem de tecnologia, mas para entender o mercado e o processo de vendas ele se forçou a aprender. "Eu me envolvi, se é para fazer a organização de um processo de compras eu tenho que mergulhar, entender e aprender. É ai que fui me envolver com tecnologia e isso ajudou a abrir minha mente e eu sou hoje, um fiel devoto do Excel. O melhor amigo do homem não é o cachorro, é o Excel”, brincou.

Na conversa nostálgica, o violeiro falou sobre sua infância, sua grande família, seus pais que vieram do interior do estado para a grande São Paulo, sua herança caipira e deu até uma aula sobre a viola: afinação, camadas de sonoridade, o significado das fitinhas e a história do instrumento. Além disso, deu sua opinião sobre o momento em que vivemos, que envolve política e o discurso de ódio e como um homem dos livros, também falou sobre o que falta para o mercado editorial. “O consumidor de livros, o leitor, ele tem que ter um serviço melhor. Esse serviço passa por gente, instalações e evidentemente passa por uma organização de serviços, de processos. Acho que o nosso maior defeito na área editorial é a falta de processos”, definiu.

Intercalando fala e música, Gerson ainda falou sobre o que o faz chorar, sobre os perrengues que já enfrentou e o quanto acredita nos livros, para ele “não exista nada mais transformador que o livro”.

O programa resgata ainda uma lista dos mais vendidos lá de 2011, Maju Alves conta como está indo o seu desafio e Luciana Sousa deu uma passada na Livraria do Comendador para mostrar o lugar.

O PublishNews Entrevista é um oferecimento do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial.

Além de estar disponível no canal do PublishNews no YouTube, este episódio está disponível em áudio também pelas plataformas digitais: Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.

Em parceria com o vídeo repórter Andre Argolo, o PublishNews mantém o projeto PublishNewsTV, que grava reportagens e entrevistas relacionadas ao mundo do livro.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Idealizadora do Festival Literário de Poços de Caldas é a convidada dessa semana do PublishNews Entrevista
Livreiro participa do PublishNews Entrevista, programa que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira
Autor e presidente da UBE, Ricardo Ramos Filho, neto de Graciliano Ramos, está nas lentes do PublishNews Entrevista desta semana
Taty é a última finalista do Prêmio Jovens Talentos a participar do PublishNews Entrevista, programa que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira
Anna Luiza Cardoso é a quarta finalista do Prêmio Jovens Talentos a participar do PublishNews Entrevista
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso. Hoje, excepcionalmente, o posto foi ocupado por Rê Tinta
Idealizadora do Festival Literário de Poços de Caldas é a convidada dessa semana do PublishNews Entrevista
Em sua coluna, Gustavo Martins fala sobre as reações e ideias de algumas livrarias ao redor do mundo para se manterem abertas e atrativas para o público
Nova livraria do centro de SP abre as portas nesta segunda (23/11). Irene de Hollanda, codiretora, e Rita Palmeira, responsável pela curadoria, contatam os detalhes da Megafauna no Podcast do PN
Livreiro participa do PublishNews Entrevista, programa que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira
Não há desgraça no mundo, por maior que seja, que um livro não ajude a suportar.
Stendhal
Romancista francês (1783-1842)
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar