Publicidade
Publicidade
As muitas vidas de Edney Silvestre
PublishNews, Redação, 21/08/2019
O escritor, tradutor e jornalista é o convidado dessa semana da PublishNewsTV. No papo, ele falou sobre a infância, as profissões e ainda contou ‘causos’ das várias personalidades que já entrevistou.

Da GloboNews para a PublishNews TV: Edney Silvestre fala sobre a sua vida para as nossas lentes | André Argolo
Da GloboNews para a PublishNews TV: Edney Silvestre fala sobre a sua vida para as nossas lentes | André Argolo
Quando criança, o hoje jornalista e escritor Edney Silvestre teve problemas de fala causada, possivelmente pela desnutrição. E já que tinha problemas para falar, maquinava na cabeça histórias, muitas histórias. Nascia aí, talvez, o Edney escritor. Mais tarde, foi contratado pela Manchete Press para verter do português para o inglês notícias que eram distribuídas pela agência de notícias da família Bloch. Da tradução, começou carreira de repórter. Essas são algumas das vidas do convidado da PublishNewsTV dessa semana.

Na conversa que teve com André Argolo, Edney contou episódios da infância muito pobre, em Valência, na porção Sul do estado do Rio de Janeiro e de quando, muito jovem, chegou na capital fluminense. Conta que passou fome, tomava um café da manhã magro e um copo de leite antes de dormir. “Passar fome é horrível”, disse a André Argolo. “Quando eu vejo autoridade dizer que não se passa fome no Brasil, eu penso, o senhor não passa fome, a sua família não passa fome. As pessoas passam fome, sim, e é indigno, sim!”, completou.

Na conversa, claro, não deixou de falar do seu trabalho como correspondente da TV Globo em Nova York (estava lá no fatídico 11 de setembro de 2001) e relembrou entrevistas históricas para o programa GloboNews Literatura, como a que fez com José Saramago e com Adélia Prado, a que ele julga uma das mais emocionantes da sua carreira.

Falou também sobre a sua vida de escritor. Dos textos que escreveu e nunca publicou; dos cinco romances que já estão ao alcance do público – com destaque para o último deles - O último dia da inocência (Record). Da nossa redação, Luciana Souza foi conhecer a nova Livraria da Travessa de São Paulo; Talita faz o resgate dos arquivos do PN e Maju comenta como foi a primeira semana do seu desafio. Ela se propôs a passar 30 dias usando todos os seus tempos livres para ler.


Em parceria com o vídeo repórter Andre Argolo, o PublishNews mantém o projeto PublishNewsTV, que grava reportagens e entrevistas relacionadas ao mundo do livro.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Kim Doria é o segundo Jovem Talento a participar do PublishNews Entrevista, programa que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira
Iniciando a série de conversas com os cinco Jovens Talentos deste ano, o PublishNews Entrevista desta semana recebeu André Fonseca, editor da Citadel
PublishNews Entrevista desta semana recebeu Marcelo Di Renzo, vice-presidente da Associação Brasileira das Editoras Universitárias e coordenador da Editora Universitária Leopoldianum
Tomaz Adour, atual presidente da Liga Brasileira de Editores, está no PublishNews Entrevista desta semana
Waldir da Silveira, diretor do Banco de Livros do Rio Grande do Sul, está no PublishNews Entrevista dessa semana
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Camila Cabete usa a sua coluna para apontar como a crise elegeu novos arautos do negócio digital no Brasil: ‘me surpreendo com pessoas que renegavam o formato e negócio digital surgirem como os grandes palestrantes do ramo’
'A leitura literária de um livro físico é uma experiência sinestésica e artística fundamental para a infância. Sem essa experiência, a formação de leitores fica bastante comprometida', defende Volnei Canônica em sua coluna
Dianne Melo, coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, é a entrevistada desta semana no Podcast do PublishNews
Em sua coluna, Marcio compartilha o seu sonho com Mike Shatzkin e reflete sobre o reconhecimento aos profissionais do livro
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Livro não precisa de bateria nem de tomada, muito menos de manual técnico
Nelson de Oliveira
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar