Publicidade
Publicidade
O editor 'pé no chão'
PublishNews, Redação, 15/05/2019
O convidado dessa semana da PublishNewsTV é Pedro Almeida, publisher da Faro Editorial e curador do Prêmio Jabuti

Quem está nas lentes da PublishNewsTV desta semana é Pedro Almeida, Publisher da Faro Editorial e curador do Prêmio Jabuti.

Pedro começou a conversa com André Argolo falando sobre como criou sua editora, a Faro. “Cheguei a ter os primeiros livros prontos uns dois, três anos antes de lançar a editora, então eu já poderia ter lançado, mas não queria fazer de uma forma amadora, pouco profissional”, explicou, afirmando que sempre é muito pé no chão, em todas as decisões que toma.

Depois de lançada, Pedro contou como um livro sobre marketing o ajudou a decidiu que iria publicar autores nacionais, coisa que ele não imaginou que faria. “Eu pensava assim, 'pegue nichos que sejam importantes, mas desimportantes para grandes editoras, mas que possam ser no futuro'. E foi ai que eu entrei nessa área de ficção nacional”.

O homem que já sonhou em ser Engenheiro Agrônomo falou também sobre o Prêmio Jabuti, a responsabilidade de ser o curador e como funciona esse trabalho. “A responsabilidade é fazer um trabalho que tenha a maior lisura possível”, definiu Pedro, que diz acreditar que o prêmio ainda pode tomar uma importância maior, inclusive no cenário internacional.

Ex-sargento e ex-controlador do tráfego aéreo do aeroporto de Congonhas, Pedro lembrou de sua família e contou como acabou chegando aos livros. “Quando entrei na força aérea e depois vim trabalhar em São Paulo foi o dia que meu horizonte abriu bastante. Eu era um morador do subúrbio do Rio e fui me tornando um leitor praticamente sozinho”, lembrou ele, dizendo ainda que sentiu um profundo atraso quando pôs os pés em São Paulo, já que sempre via pessoas que já haviam tido muito mais incentivo na leitura e lido vários clássicos que ele sequer conhecia. A partir daí começou a trabalhar com livros e nunca mais saiu dessa área.

Pedro falou também sobre sua passagem pela Madras, a importância dos seus pais na sua formação, sua relação com eles e seu livro sobre preconceito no ambiente de trabalho. “Para mim a militância importante não é a festiva, simplesmente, é a militância que você realmente busca direitos. Eu quero ser respeitado”, contou. Por fim, o editor falou também sobre como os valores que recebeu durante toda sua vida o fizeram ser uma pessoa “pé no chão”.

Além da entrevista com Pedro Almeida, no programa mais curto (para quem tem menos tempo) você pode conferir nosso Arquivo com algumas notícias do início do PublishNews e partes das entrevistas da PublishNewsTV feitas com Miriam Leitão e Ziraldo, em 2012; e com Milton Hatoum, em janeiro de 2013. No outro vídeo, você confere a íntegra da entrevista.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
A PublishNewsTV dessa semana entrevistou Eduardo Lacerda, publisher da Patuá
O editor é o entrevistado da PublishNewsTV dessa semana. Na entrevista que teve com André Argolo, ele falou da infância, do seu projeto Esqueça um Livro e fez reflexões sobre a sua profissão.
PublishNewsTV dessa semana recebe Flávia Lago para falar sobre as suas funções além da de editora. Ela é ativista pela escola pública e uma das fundadoras do coletivo Ocupa Beauvoir.
Edição especial da PublishNewsTV trouxe alguns destaques da programação da Feira do Livro de Frankfurt
A PublishNewsTV dessa semana conversou com Hendenson Fürst, ​editor jurídico, advogado, presidente da Comissão Especial de Bioética/OAB, professor e pesquisador universitário
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
A ganhadora do Prêmio Especial do Jovens Talentos deu uma merecida esticada na sua viagem, voltou e foi correndo pro nosso estúdio!
Recentemente, a escritora Luisa Geisler foi desconvidada de uma feira no interior gaúcho sob a alegação de que o seu novo livro contém 'linguagem inadequada'. Em sua coluna, Pedro Almeida faz reflexões sobre o caso.
A PublishNewsTV dessa semana entrevistou Eduardo Lacerda, publisher da Patuá
O Podcast do PublishNews recebeu Bruno Tenan, responsável pelo marketing da Edusp para falar sobre a Festa do Livro da USP
Em sua coluna de novembro, Luciana Pinsky fala sobre 'o que se vai e o que resiste'
Sofri a influência de muitos poetas que nunca li.
Adriane Garcia
Poeta brasileira
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar