O editor 'pé no chão'
PublishNews, Redação, 15/05/2019
O convidado dessa semana da PublishNewsTV é Pedro Almeida, publisher da Faro Editorial e curador do Prêmio Jabuti

Quem está nas lentes da PublishNewsTV desta semana é Pedro Almeida, Publisher da Faro Editorial e curador do Prêmio Jabuti.

Pedro começou a conversa com André Argolo falando sobre como criou sua editora, a Faro. “Cheguei a ter os primeiros livros prontos uns dois, três anos antes de lançar a editora, então eu já poderia ter lançado, mas não queria fazer de uma forma amadora, pouco profissional”, explicou, afirmando que sempre é muito pé no chão, em todas as decisões que toma.

Depois de lançada, Pedro contou como um livro sobre marketing o ajudou a decidiu que iria publicar autores nacionais, coisa que ele não imaginou que faria. “Eu pensava assim, 'pegue nichos que sejam importantes, mas desimportantes para grandes editoras, mas que possam ser no futuro'. E foi ai que eu entrei nessa área de ficção nacional”.

O homem que já sonhou em ser Engenheiro Agrônomo falou também sobre o Prêmio Jabuti, a responsabilidade de ser o curador e como funciona esse trabalho. “A responsabilidade é fazer um trabalho que tenha a maior lisura possível”, definiu Pedro, que diz acreditar que o prêmio ainda pode tomar uma importância maior, inclusive no cenário internacional.

Ex-sargento e ex-controlador do tráfego aéreo do aeroporto de Congonhas, Pedro lembrou de sua família e contou como acabou chegando aos livros. “Quando entrei na força aérea e depois vim trabalhar em São Paulo foi o dia que meu horizonte abriu bastante. Eu era um morador do subúrbio do Rio e fui me tornando um leitor praticamente sozinho”, lembrou ele, dizendo ainda que sentiu um profundo atraso quando pôs os pés em São Paulo, já que sempre via pessoas que já haviam tido muito mais incentivo na leitura e lido vários clássicos que ele sequer conhecia. A partir daí começou a trabalhar com livros e nunca mais saiu dessa área.

Pedro falou também sobre sua passagem pela Madras, a importância dos seus pais na sua formação, sua relação com eles e seu livro sobre preconceito no ambiente de trabalho. “Para mim a militância importante não é a festiva, simplesmente, é a militância que você realmente busca direitos. Eu quero ser respeitado”, contou. Por fim, o editor falou também sobre como os valores que recebeu durante toda sua vida o fizeram ser uma pessoa “pé no chão”.

Além da entrevista com Pedro Almeida, no programa mais curto (para quem tem menos tempo) você pode conferir nosso Arquivo com algumas notícias do início do PublishNews e partes das entrevistas da PublishNewsTV feitas com Miriam Leitão e Ziraldo, em 2012; e com Milton Hatoum, em janeiro de 2013. No outro vídeo, você confere a íntegra da entrevista.

[15/05/2019 08:00:00]