Publicidade
Publicidade
Vera Esaú nas lentes da PNTV
PublishNews, Redação, 17/04/2019
A dama das comunicações do setor editorial conta deliciosas histórias da sua vida que vai desde o encontro com Florestan Fernandes até as reuniões com a CIA para tratar de um evento com Bill Clinton

Filha de um alemão e de uma romena que vieram para o Brasil fugindo da perseguição aos judeus entre as décadas de 1930 e 1940, Vera Esaú fez a sua vida no livro. Hoje ocupando o cargo de gerente de Relações Institucionais da Câmara Brasileira do Livro (CBL), ela começou a sua carreira, logo depois de se formar em Relações-Públicas, na Editora Ática, onde ficou por 18 anos. De lá nunca mais saiu do mercado editorial. Ela está nas lentes da PublishNewsTV dessa semana.

Na conversa que teve com André Argolo, Vera lembrou de uma emocionante história que viveu na sua segunda ida à Feira do Livro de Frankfurt, quando teve a chance de conhecer Astrid, professora do Goethe Gymnasium, escola onde seu pai estudou antes de vir para o Brasil em 1933. As duas mantém uma amizade que dura até hoje, apesar da distância.

Ela falou ainda da sua missão na CBL. “Como eu tenho experiência na indústria e de 15 anos no varejo [na Saraiva especificamente], eu tenho a visão dessas áreas. E tenho feito um trabalho bacana de estar mais próximo do associado, de entender as necessidades, de ver de que maneira a CBL deve representar melhor seus associados", resumiu.

Vera entrou na Saraiva em 1996, meses antes da inauguração da primeira megastore, no Shopping Eldorado, em São Paulo. “Já naquela época, eu já dizia: as livrarias pequenas, especializadas, nunca vão deixar de existir. São negócios completamente diferentes. É no que eu continuo acreditando. O mundo mudou. É como os grandes supermercados. Hoje você tem os supermercados de bairro. E a grande tendência é que as livrarias de bairro voltem. Não tem Amazon que ganhe de um atendimento caloroso, de quem entende, em uma livraria bacana”, refletiu.

Na conversa, ela contou casos divertidos como da vez que teve que resolver problemas de celebridades que participaram de lançamentos nas lojas da Saraiva e de como teve que se virar para preparar o lançamento de um livro de Bill Clinton em apenas três dias.

No programa, Maju Alves, responsável pelos nossos projetos especiais, revelou a primeira atração confirmada na cerimônia de entrega do Prêmio PublishNews; Talita Facchini, nossa repórter, resgatou algumas matérias dos arquivos do PublishNews e Luciana Melo visitou a Livraria Sol, na Liberdade fundada em 1949 e lá aprendeu a fazer um origami.

O programa está disponível em dois formatos, um mais curto para quem tem menos tempo e outro com a íntegra da entrevista.

A PublishNewsTV reúne entrevistas e reportagens especiais do PublishNews

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Economista e sociólogo, o autor de 17 obras publicadas desde 1981 faz relatos de seu cotidiano em livrarias e, a partir deles, discute o momento do mercado editorial
Agente literária foi a primeira sabatinada de 2022 e falou sobre o papel do agente, do câmbio, da internacionalização da literatura brasileira e dos programas de apoio à tradução
Fundador e CEO da Companhia das Letras falou da cena de editoras independentes, lei do preço comum, consignação e da sua relação com as livrarias
Marcos Guedes foi o quinto convidado do Sabatina PublishNews. O executivo foi entrevistado por Marcos da Veiga Pereira, Judith de Almeida, Leonardo Neto e Talita Facchini.
No Sabatina PublishNews, Marcos da Veiga Pereira fez um balanço dos sete anos em que esteve à frente do SNEL e resumiu: ‘o convencimento foi a marca da gestão’
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Obras publicadas pela Editora Asinha e pela Giostri Editora compõem a seção de autores independentes
'Trilogia cínica – rural' (Giostri Editora), de Ney Dieguez, traz histórias de ambições, traições, astúcias e dissimulações
Uma história reflexiva de uma menina sonhadora que nos convida a sentir e pensar de forma diferente, publicada pela Editora Asinha
Mindlin era um emblema do livro, tinha com ele uma relação orgânica. Vamos sentir muito a sua falta.
Marcos Vilaça
Presidente da ABL
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar