Publicidade
Publicidade
Vera Esaú nas lentes da PNTV
PublishNews, Redação, 17/04/2019
A dama das comunicações do setor editorial conta deliciosas histórias da sua vida que vai desde o encontro com Florestan Fernandes até as reuniões com a CIA para tratar de um evento com Bill Clinton

Filha de um alemão e de uma romena que vieram para o Brasil fugindo da perseguição aos judeus entre as décadas de 1930 e 1940, Vera Esaú fez a sua vida no livro. Hoje ocupando o cargo de gerente de Relações Institucionais da Câmara Brasileira do Livro (CBL), ela começou a sua carreira, logo depois de se formar em Relações-Públicas, na Editora Ática, onde ficou por 18 anos. De lá nunca mais saiu do mercado editorial. Ela está nas lentes da PublishNewsTV dessa semana.

Na conversa que teve com André Argolo, Vera lembrou de uma emocionante história que viveu na sua segunda ida à Feira do Livro de Frankfurt, quando teve a chance de conhecer Astrid, professora do Goethe Gymnasium, escola onde seu pai estudou antes de vir para o Brasil em 1933. As duas mantém uma amizade que dura até hoje, apesar da distância.

Ela falou ainda da sua missão na CBL. “Como eu tenho experiência na indústria e de 15 anos no varejo [na Saraiva especificamente], eu tenho a visão dessas áreas. E tenho feito um trabalho bacana de estar mais próximo do associado, de entender as necessidades, de ver de que maneira a CBL deve representar melhor seus associados", resumiu.

Vera entrou na Saraiva em 1996, meses antes da inauguração da primeira megastore, no Shopping Eldorado, em São Paulo. “Já naquela época, eu já dizia: as livrarias pequenas, especializadas, nunca vão deixar de existir. São negócios completamente diferentes. É no que eu continuo acreditando. O mundo mudou. É como os grandes supermercados. Hoje você tem os supermercados de bairro. E a grande tendência é que as livrarias de bairro voltem. Não tem Amazon que ganhe de um atendimento caloroso, de quem entende, em uma livraria bacana”, refletiu.

Na conversa, ela contou casos divertidos como da vez que teve que resolver problemas de celebridades que participaram de lançamentos nas lojas da Saraiva e de como teve que se virar para preparar o lançamento de um livro de Bill Clinton em apenas três dias.

No programa, Maju Alves, responsável pelos nossos projetos especiais, revelou a primeira atração confirmada na cerimônia de entrega do Prêmio PublishNews; Talita Facchini, nossa repórter, resgatou algumas matérias dos arquivos do PublishNews e Luciana Melo visitou a Livraria Sol, na Liberdade fundada em 1949 e lá aprendeu a fazer um origami.

O programa está disponível em dois formatos, um mais curto para quem tem menos tempo e outro com a íntegra da entrevista.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Editor por trás de coleções que marcaram gerações de leitores, como ‘Vaga-Lume’ e ‘Para gostar de ler’, conversa com André Argolo
Jornalista especializada em literatura e na cobertura do mercado editorial bate um papo com André Argolo e faz reflexões sobre o jornalismo, a maternidade e o momento político atual
O livreiro Bernardo Gurbanov está nas lentes da PublishNewsTV dessa semana. Na conversa com André Argolo, ele faz reflexões sobre a sua profissão, de paixões, de totalitarismo e de literatura.
A PublishNewsTV dessa semana entrevistou Eduardo Lacerda, publisher da Patuá
O editor é o entrevistado da PublishNewsTV dessa semana. Na entrevista que teve com André Argolo, ele falou da infância, do seu projeto Esqueça um Livro e fez reflexões sobre a sua profissão.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Toda semana você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Editor por trás de coleções que marcaram gerações de leitores, como ‘Vaga-Lume’ e ‘Para gostar de ler’, conversa com André Argolo
Monica Carvalho se prepara para abrir a Livraria da Tarde, que será instalada no bairro de Pinheiros
Em sua coluna, Henrique Rodrigues analisa a polêmica da Flip e o cenário literário atual no país
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Não sou capaz de dizer que obra ou que autor inoculou em mim o vício da leitura, porque nasci entre livros, milhares deles. Meu pai tinha estantes espalhadas por várias partes da casa, inclusive na garagem.
Alberto Mussa
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar