Publicidade
Publicidade
Nielsen confirma: volta às aulas não aconteceu nas livrarias
PublishNews, Redação, 18/03/2019
Para falar sobre o desempenho do varejo de livros nesse começo de ano, o Podcast do PublishNews recebeu Ismael Borges, gestor do Bookscan, ferramenta que monitora o mercado livreiro no país

Ismael Borges:
Ismael Borges:
Está no ar o segundo programa da temporada 2019 do Podcast do PublishNews. Dessa vez, o convidado foi Ismael Borges, gestor do Bookscan, ferramenta da Nielsen que monitora a venda de livros em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento do Brasil.

Os números confirmaram que entre janeiro e fevereiro, os estabelecimentos monitorados pelo instituto de pesquisa apresentaram queda nominal (sem considerar a inflação) de 18,81% no faturamento na comparação com igual período de 2018. Isso significa dizer que as livrarias deixaram de vender R$ 76,6 milhões em livros. Em número de exemplares vendidos, a queda foi de 17,95%, fechando o primeiro bimestre com 6,4 milhões de exemplares vendidos. Em igual período de 2018, foram vendidos 7,8 milhões.

A categoria que mais sentiu foi, não por acaso, a Infantil, Juvenil e Educacionais, na qual a Nielsen categoriza os livros didáticos. Esse segmento perdeu 6,25 pontos percentuais em importância no faturamento dos pontos de vendas acompanhados pelo instituto. “O que eu destaco muito é o rearranjo do varejo propriamente dito. Aqui a gente não está falando de um problema de demanda. Não dá para imaginar que estamos consumindo menos livros. O que há é uma reorganização silenciosa da forma de distribuição dos livros didáticos que certamente estão deixando de rodar a catraca do varejo e encontraram formas diferentes de atingir esse público consumidor”, avaliou Ismael durante a sua participação no podcast.

Na gravação, ele revelou um segredo dos bastidores da redação do PublishNews. É que temos uma coleção de fotos do Ismael usando blazers nas cores vermelho, azul e amarelo. Sempre que o Painel da Nielsen mostrava um número negativo, usamos a foto do terno vermelho. Quando a curva está apontando para cima, o azul e quando o mercado esteve no seu esplendor total, usamos o amarelo, em referência ao ouro! Talvez só o leitor mais atento teria percebido isso, mas o curioso é que na sua participação no podcast, ele usava uma camisa de fundo vermelho com estampas de abacaxi. Sobre isso, ele disse: “Estamos num vermelho que incomoda bastante e temos um abacaxi para descascar”. Mas mesmo assim, Ismael se mantém otimista e declarou: “Eu pessoalmente acredito que essa tendência de janeiro e fevereiro será desmanchada e vamos caminhar para um rumo positivo”.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, e do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial.

Clique aqui para conferir a íntegra do Painel e abaixo para ouvir ao Podcast.

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Um dos principais traços do evento deste ano foi uma mudança de tom nas discussões sobre inteligência artificial
No episódio, convidados discutem a importância do evento para a literatura da região, a programação voltada para jovens, a acessibilidade e os resultados de vendas
Recebemos três profissionais brasileiras que vão ao evento em diferentes modalidades, destacando a importância da Feira para o mercado editorial
Publisher Luís Américo Tousi Botelho destaca a evolução da editora ao longo de três décadas
Escritor compartilha sua jornada literária, temas que valoriza na literatura e o processo de encontrar uma voz no processo de escrita
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Há uma grande possibilidade se abrindo, com um uso de uma IA ética e responsável, que contribua para incluir alunos com necessidades especiais
Um dos principais traços do evento deste ano foi uma mudança de tom nas discussões sobre inteligência artificial
Ao apoiar um desfile, a Estante Virtual sinaliza uma mudança: o livro começa a sair da estante para circular onde as conversas culturais realmente acontecem
Nesta semana, a Área Indie traz obra finalista do Prêmio Jabuti 2025
Não basta traduzir a realidade em imagens mais acessíveis: é preciso criar experiências que humanizem, que provoquem e que permaneçam
Na ciência, o crédito é do homem que convence o mundo, não do homem que primeiro tem a ideia.
Francis Galton
Cientista inglês (1811-1822)

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar