Publicidade
Publicidade
Digital Literacy - você ouviu falar deste termo?
PublishNews, Camila Cabete, 26/03/2018
'Onde encaixaríamos o material didático na realidade que os alunos vivem hoje? O material didático deveria ser fluido, mutável.... como a web', defende Camila Cabete na sua coluna de hoje

Estamos em uma sala de aula e um professor explica algum conceito para os alunos. O professor pede que os alunos peguem os celulares (sim, louco, né? Afinal naturalmente eles pegam os celulares como uma punição). Os alunos se entreolham, achando isso estranho e pensando, "perdemos"!

Logo que os alunos estão com os olhos nos celulares, ele começa a dar definições para a turma procurar nas mídias sociais. Separa em grupos: um deverá buscar pelo Facebook, outro pelo Twitter, outro Instagram, Pinterest etc... Quando os grupos se reúnem, ele fala sobre buscas, algoritmos, hashtags e um pouco de ética na internet também. Ele está dando uma aula de Matemática.

Ao final da aula, com os achados dos alunos, eles se organizam para compactar o conhecimento adquirido. Abrem o Wattpad e cada grupo publica seu trabalho. O professor vai comentar o trabalho online. Os pais terão acesso. O e-book entrará no Hall (collection) da turma, que ao final do ano será um compêndio do que aprenderam.

O que acabei de descrever é conhecido como Digital Literacy, uma tradução ao pé da letra seria "Alfabetização Digital" mas eu me arriscaria a chamar, em Português, de Curadoria Digital. O professor nada mais fez que uma curadoria com os alunos. Ajudou a extrair, de um ambiente digital, o que eles precisavam. Mostrou que a Web, YouTube etc pode ter um papel importante no dia a dia e no processo de aprendizado. Falei de uma aula de Matemática, mas poderia se encaixar em qualquer disciplina. Concordam?

Pois é, por isso que me sinto uma estranha no ninho quando me convidam para falar sobre material didático. Onde encaixaríamos o material didático na realidade que os alunos vivem hoje? O material didático deveria ser fluido, mutável, como a web. Fazer uma aula exigindo que o aluno esqueça tudo o que ele tem de acesso e possibilidades, e se atente para um livro, que foi publicado há alguns anos / meses, é no mínimo uma tortura. Uma morte lenta para a criatividade.

Estava com saudades de escrever minha coluninha querida. Vim só pra jogar isso no universo e sair correndo. Não sei realmente onde isso vai dar, mas que estamos fazendo errado, não tenho dúvidas.

Fontes
https://www.edweek.org/ew/articles/2016/11/09/what-is-digital-literacy.html
https://www.kobo.com/br/en/ebook/ma-feminista

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e instagram) tem formação clássica em História e foi responsável pelo setor editorial de uma editora técnica por alguns anos. Entrou de cabeça no mundo digital (em 2009) ao se tornar responsável pelos setores editorial e comercial da primeira livraria digital do Brasil, além de ter feito pós-venda e suporte às editoras e livrarias da primeira distribuidora de conteúdo digital do Brasil. Hoje é a senior country manager da Kobo Brasil e é a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o linkedin


** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Na sua primeira coluna de 2021, Camila Cabete fala da importância dos algoritmos na divulgação de livros e apresenta uma entrevista que fez com uma especialista no assunto
Camila Cabete usa a sua coluna para apontar como a crise elegeu novos arautos do negócio digital no Brasil: ‘me surpreendo com pessoas que renegavam o formato e negócio digital surgirem como os grandes palestrantes do ramo’
A partir de um caso de K-popers no TikTok, Camila Cabete fala sobre letramento digital e discussão da ética nos meios digitais em salas de aula
Camila Cabete celebra dez anos como colunista do PublishNews: 'Revendo minhas colunas antigas eu tive um sentimento de muita gratidão. Posso dizer ao ver que fiz parte desta história'
Em sua coluna, Camila conta como deixou de ser só 'publishers relations da Kobo' para ser também 'especialista em inovação no mercado editorial'
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Na sua primeira coluna de 2021, Camila Cabete fala da importância dos algoritmos na divulgação de livros e apresenta uma entrevista que fez com uma especialista no assunto
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua última coluna dos anos 2010, Henrique Rodrigues apresenta um panorama literário do período
No último episódio do ano, Podcast do PN traz dois livreiros de diferentes realidades para discutirem o varejo de livros no Brasil
O romancista é, de todos os homens, aquele que mais se parece com Deus: ele é o imitador de Deus.
François Mauriac
Escritor francês
(1885 - 1970)
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar