Estamos em uma sala de aula e um professor explica algum conceito para os alunos. O professor pede que os alunos peguem os celulares (sim, louco, né? Afinal naturalmente eles pegam os celulares como uma punição). Os alunos se entreolham, achando isso estranho e pensando, "perdemos"!
Logo que os alunos estão com os olhos nos celulares, ele começa a dar definições para a turma procurar nas mídias sociais. Separa em grupos: um deverá buscar pelo Facebook, outro pelo Twitter, outro Instagram, Pinterest etc... Quando os grupos se reúnem, ele fala sobre buscas, algoritmos, hashtags e um pouco de ética na internet também. Ele está dando uma aula de Matemática.
Ao final da aula, com os achados dos alunos, eles se organizam para compactar o conhecimento adquirido. Abrem o Wattpad e cada grupo publica seu trabalho. O professor vai comentar o trabalho online. Os pais terão acesso. O e-book entrará no Hall (collection) da turma, que ao final do ano será um compêndio do que aprenderam.
O que acabei de descrever é conhecido como Digital Literacy, uma tradução ao pé da letra seria "Alfabetização Digital" mas eu me arriscaria a chamar, em Português, de Curadoria Digital. O professor nada mais fez que uma curadoria com os alunos. Ajudou a extrair, de um ambiente digital, o que eles precisavam. Mostrou que a Web, YouTube etc pode ter um papel importante no dia a dia e no processo de aprendizado. Falei de uma aula de Matemática, mas poderia se encaixar em qualquer disciplina. Concordam?
Pois é, por isso que me sinto uma estranha no ninho quando me convidam para falar sobre material didático. Onde encaixaríamos o material didático na realidade que os alunos vivem hoje? O material didático deveria ser fluido, mutável, como a web. Fazer uma aula exigindo que o aluno esqueça tudo o que ele tem de acesso e possibilidades, e se atente para um livro, que foi publicado há alguns anos / meses, é no mínimo uma tortura. Uma morte lenta para a criatividade.
Estava com saudades de escrever minha coluninha querida. Vim só pra jogar isso no universo e sair correndo. Não sei realmente onde isso vai dar, mas que estamos fazendo errado, não tenho dúvidas.
Fontes
https://www.edweek.org/ew/articles/2016/11/09/what-is-digital-literacy.html
https://www.kobo.com/br/en/ebook/ma-feminista
Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.
camila.cabete@gmail.com (Cringe!)
** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.
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